domingo

X-9 homenageia Didi em desfile sobre o universo das crianças

 
Quinta escola a passar pela avenida, a X-9 Paulistana homenageou o humorista cearense Renato Aragão, o trapalhão Didi. Ele veio na última alegoria, onde também estavam sua mulher e uma de suas filhas.


Cheio de crianças, o carro trouxe uma réplica do Cristo Redentor com uma escultura do Didi em um dos braços, lembrando o momento em que o artista escalou um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Emocionado, o humorista se mostrou um pouco preocupado com a altura e o balanço do carro. De acordo com José Manoel Gaspar, presidente da X-9, o carro sacudia muito por conta de um problema técnico: "Trouxemos [o carro] na garra, com pneu furado".
A agremiação da zona norte de São Paulo pegou carona no papel de Aragão como embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil para levar ao Anhembi o universo das crianças.

Rodrigo Capote/Folhapress
Renato Aragão, o Didi, desfila no último carro da X-9; veja outras imagens do Carnaval
Renato Aragão, o Didi, desfila no último carro da X-9; veja outras imagens do Carnaval
Um dos carros mais bonitos do desfile carregava um parque de diversões, com uma roda gigante de 14 metros, um carrossel, locomotivas e soldadinhos de chumbo, representando o universo das fantasias infantis. Histórias do folclore brasileiro também deram um colorido especial a algumas das 26 alas da X-9. Na comissão de frente, meninas vestidas de bonecas apresentaram uma coreografia com baús.
Terceira alegoria a passar pela avenida, "Os Quatro Cavaleiros da Alegria" apresentou estátuas enormes de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, quarteto campeão de bilheterias com seus filmes. Dedé desfilou em um dos carros.
A alegoria seguinte levantou a questão da pedofilia. Uma grande cara de palhaço com duas fisionomias está no centro, e atores interpretam o bem e o mal. Rita Cadillac foi um dos destaques.
As últimas alas simbolizaram o amor, a paz e a esperança.
Um dos bordões clássicos do humorista, "Ô da poltrona", foi incorporado ao enredo da X-9, 'De eterna criança a embaixador da esperança... Renato Aragão, Didi Trapalhão!", entoado pelos 3.600 componentes da escola.
Joana Machado, que teve um relacionamento polêmico com o jogador Adriano, foi a rainha da bateria.
Em 2005, quando foi vice-campeã, a agremiação também contou a história de um ícone da cultura brasileira, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.


Daniel Marenco/Folhapress
Tamborins da bateria da X-9 foram personalizados com caricatura do Didi; clique e veja outras imagens
Tamborins da bateria da X-9 foram personalizados com caricatura do Didi; clique e veja outras imagens

Da Redaçaõ com a Folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário