quinta-feira

"Belo" e demais presos no Alto do Mateus serão transferidos para o Roger e "Bom Pastor"

Os presos foram autuados pela delegada Maria Solidade incursos em vários crimes


"Belo", o irmãos e demais integrantes do bando vão para presídios (Crédito; Walter Paparazzo)
Todos os presos na operação realizada pela Polícia Militar no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, serão transferidos ainda hoje para os presídios do Roger e feminino da Capital. Foi o que informou a delegada Maria Solidade de Sousa, do Núcleo de Policiamento da Ilha do Bispo e responsável pela lavratura dos flagrantes.
Para o Presídio “Desembargador Flosculo da Nóbrega” (Roger) serão levados Robério Figueiredo da Silva, o “Belo”, 19 anos; Daniel Olímpio de Melo, 18, irmão de Belo; José Ailton Silva de França, “Cristiano”, 20, detido quando tentava levar roupas e drogas para os suspeitos que estavam no mangue; Cristóvão Humberto de Oliveira Farias, 18, o “Betinho” - acusado de atirar contra o tenente Antônio e o sargento Alcântara; Paulo César Fernandes Freire, 22, do bando de “Betinho”; Levi Caetano “Paulista”, 37, acusado de aliciar adolescentes para a pratica de sexo; Diego Brito de Oliveira, 18 e José Ivanildo da Silva Sousa Filho, de 19 anos, apontados como integrantes da quadrilha de “Belo”.
Para o Presídio Feminino “Júlia Maranhão” serão levadas Dayana de Sousa, 22, mulher de “Belo” e Maria José Queiroz da Silva, 32 que é acusada de juntamente com o companheiro, Levi “Paulista” de aliciar mulheres, principalmente adolescentes para a prostituição. O casal foi autuado pelo crime de rufianismo. Durante a operação foram detidas três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.

Observação - Segundo o Código Penal Brasileiro, RUFIANISMO é o tipo penal previsto no artigo 230 que consiste no fato de "tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça".
Pode-se perceber pela leitura do texto legal, que este artigo trata da figura do chamado "rufião", "rufiã", "cafetão", "cafetina".
A pena é de reclusão que vai de um a quatro anos cumulada com pena de multa.

A delegada disse que o grupo “Belo” e seu bando foram autuados na Lei 11.343/06, que trata dos crimes de tráfico de droga; Lei 10.826/03 do Estatuto do Desarmamento e artigo 157 (assalto a mão armada). Os crimes estão previstos no Código Penal Brasileiro com penas que variam de 2 a 10 anos de reclusão.
Maria Solidade revelou que o grupo de “Belo” é apontado com autor de homicídios, latrocínios tráfico de droga, porte ilegal de arma e prostituição infanto juvenil. “Belo”, inclusive, já havia sido preso outras vezes.
Durante toda a manhã de hoje era grande a movimentação na Unidade Integrada das Polícias Civil e Militar no bairro da Ilha do Bispo com a presença de familiares dos presos e advogados. Também estavam mães das adolescentes aliciadas pelo bando. “Eu não sabia que minha filha estava se prostituindo’, disse uma mãe bastante emocionada.
A operação policial que culminou com a prisão de dez adultos e detenção de três adolescentes teve início na manhã de terça-feira, 22, depois da tentativa de assalto a um caixa de alto atendimento instalado no mercadinho ‘Amarelinho’ no Alto do Mateus.
Durante as investigações o tenente Antônio e sargento Alcântara foram baleados e a partir daí a operação foi intensificada com a presença de quase 150 policiais, um helicóptero da Polícia Militar de Pernambuco, botes do Corpo de Bombeiros, SAMU e policiais civis.
Após intensas buscas, inclusive no mangue, “Belo” e o irmão resolveram se entregar, gesto que foi seguido por outros membros da quadrilha. Um dos bandidos, apontado como autor dos disparos contra os policiais chegou a dizer “não atirei contra os policiais. Se fosse eu tinha atirado para matar”.

Da Redação com
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário