terça-feira

Vai-Vai é campeã do Carnaval de São Paulo

Pianista e maestro João Carlos Martins, homenageado pela Vai-Vai



Pianista e maestro João Carlos Martins, homenageado pela Vai-Vai; veja outras fotos do desfile da escola campeã
A Vai-Vai conquistou o título de campeã do Carnaval 2011 em São Paulo com uma diferença de 0,25 da segunda colocada, a Acadêmicos do Tucuruvi. A agremiação desfilou o samba-enredo "A música venceu!" e uniu o erudito e o popular no sambódromo. Este é o 14º título da história da escola.
A escola fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5. As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. A Peruche começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido no regulamento.
Orlando Oliveira/AgNews
A apresentadora Ana Hickmann no desfile da Vai-vai; veja outras fotos do desfile
A apresentadora Ana Hickmann no desfile da Vai-Vai
O presidente da Acadêmicos do Tucuruvi, Hussein Abdo Eslelam, conhecido como seu Jamil, afirmou que o segundo lugar da escola foi uma vitória e que está satisfeito com o resultado. "É uma vitória moral porque a Tucuruvi é uma escola de médio porte que luta muito para estar aqui
Já o presidente da Vila Maria, Paulo Sérgio Ferreira, não gostou do resultado. A escola ficou em primeiro lugar até metade da apuração. Quando questionado sobre o que havia faltado para a agremiação, ele afirmou que não tinha faltado nada. "Faltou vergonha na cara dos jurados. A Vai-Vai correu na rua, São Silvestre na avenida, e teve cinco notas 10 em evolução".
DESFILE
O enredo da Vai-Vai fez uma homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins. A escola do Bixiga --que foi a sexta escola a desfilar no sábado (5), primeira noite do Carnaval de São Paulo-- foi uma das que mais empolgou o público, com alegorias gigantes e fantasias luxuosas.
O maior destaque foi a presença de Martins, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, ele desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação.
O presidente da Vai-Vai, Darly Silva, conhecido como Neguitão, afirmou que a vitória da escola foi a vitória da música. "Agradeço ao meu pai Ogum e ao anjo João Carlos Martins. A escolha do enredo ajudou muito na vitória, foi uma história de superação e um desfile de superação".
Em diversos momentos da escola na avenida, elementos musicais apareceram nas roupas de algumas alas, instrumentos musicais e até no destaque que foi dado a Johann Sebastian Bach, que influenciou a carreira do maestro. Um violino fez parte da bateria.
A Vai-Vai desfilou com 3.800 integrantes, 36 alas e cinco alegorias. Camila Silva foi a rainha da bateria e Maria Rita a madrinha.





HISTÓRIA
A agremiação teve início com um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, do bairro Bixiga (região central de São Paulo). Por volta de 1928, um grupo de amigos organizava os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai e eram chamados de "a turma do Vae-Vae". O grupo foi expulso do Cai-Cai e criou o Bloco dos Esfarrapados e o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.
O Vae-Vae adotou as cores preto e branco, as cores do Cai-Cai invertidas, para ironizar o cordão do qual se separaram. O primeiro desfile oficial do Cordão Vai Vai foi em fevereiro de 1930 com o tema sobre São Paulo. Em 1972, a Vai-Vai tornou-se oficialmente uma escola de samba, com o nome Grêmio Recreativo Cultural e Escola de samba Vai-Vai, estreando no Grupo Especial. O primeiro título como escola de samba foi em 1978, seis anos depois da mudança.
A escola foi tetracampeã consecutiva entre os anos 1998 e 2001. No ano passado, a Vai-Vai ficou em terceiro lugar.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Integrantes da Vai-Vai comemoram o 14º título da escola no Bixiga (região central de São Paulo)
Integrantes da Vai-Vai comemoram o 14º título da escola no Bixiga (região central de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário