quinta-feira

Maranhão agenda reunião com bancada estadual para lavar roupa suja do PMDB

 
O ex-governador José Maranhão (PMDB) deverá reunir na sexta-feira, dia 18, as bancadas federal e estadual da oposição em local ainda não definido. Em pauta: a lavagem da roupa suja decorrente do último processo eleitoral. O encontro vai representar, também, a quebra do silêncio do peemedebista, iniciado após a campanha eleitoral de 2010, quando ele disputou a reeleição para o governo do estado.
A derrota nas urnas acabou ocasionando dissidências e a legenda se viu fragilizada em âmbito estadual. Lideranças do partido demonstraram insatisfação com algumas situações ocorridas e entre as queixas de muitos peemedebistas sempre se destacou, especialmente, o silêncio do ex-governador José Maranhão que, após encerrar seu mandato, mesmo sendo o grande líder da legenda, se isolou e, com isso, deixou o partido sem comando.
Por conta disso, a promessa é a de que todos os pingos serão colocados nos "is", dentro do PMDB. O compromisso foi assumido pelo ex-governador, com o presidente do partido, Antonio de Souza, momentos antes de sua viagem para Recife (PE), para onde viajou para resolver assuntos pessoais. Segundo Maranhão, tão logo retorne irá manter contato com as principais lideranças peemedebistas no estado e se reunir com elas. Na visão do peemedebista, o encontro deverá ocorrer até, no máximo, o fim desta semana. Na pauta irão constar todos os assuntos que geram discussões entre os filiados.
Maranhão vai promover uma espécie de "lavagem de roupa suja". As adesões ao governador Ricardo Coutinho (PSB) devem ser o principal e mais polêmico assunto da reunião. Resolver a questão dos dissidentes vai ser uma missão delicada, uma vez que alguns peemedebistas, como os deputados André Gadelha e Raniery Paulino, defendem até a expulsão daqueles que mudaram de lado, caso não haja uma explicação convincente dos motivos que levaram a adesão ao adversário socialista.
A proposta geral do encontro é estabelecer uma linha única de pensamento para que cada integrante do partido siga o que for definido dentro da legenda. A ausência de José Maranhão, nos últimos meses, é apontada como a causa principal da debandada de nomes para a bancada governista. O entendimento é de que o partido ficou como um barco à deriva e, agora, é preciso chamar o feito à ordem para se recuperar a força política, com vistas às eleições municipais de 2012, quando o PMDB deve tentar a conquista da Prefeitura de João Pessoa e fazer o sucessor de Veneziano Vital do Rêgo na Prefeitura de Campina Grande.
O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário