quinta-feira

Cruz Vermelha se prepara 'para o pior' no confronto líbio

Para organização, país vive guerra civil. Tropas de Kadafi recuperam Zawiya

Bombardeios na cidade de Sidra, perto de Ras Lanuf, um dos principais pontos de confronto entre as tropas de Kadafi e os rebeldes líbios Bombardeios na cidade de Sidra, perto de Ras Lanuf, um dos principais pontos de confronto entre as tropas de Kadafi e os rebeldes líbios (Marco Longari/AFP)
"Sempre temos que nos preparar para o pior. Nesse caso específico, temos que nos preparar para uma intensificação dos combates", avisou a Cruz Vermelha
O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jakob Kellenberger, afirmou nesta quinta-feira que a organização está pronta para os piores cenários possíveis na Líbia, país que mergulhou num brutal conflito entre as forças do ditador Muamar Kadafi e os rebeldes que tentam derrubar seu regime. "Temos que nos preparar para o pior", declarou Kellenberger em Genebra. Na opinião ele, o uso do termo "guerra civil" é adequado para classificar o que acontece no país.

"Sempre temos que nos preparar para o pior. Nesse caso específico, temos que nos preparar para uma intensificação dos combates", avisou. "Neste momento, creio que temos um conflito armado internacional." Também nesta quinta, o regime do coronel Muamar Kadafi lançou novos ataques aéreos contra a região estratégica de Ras Lanuf, cidade petroleira tomada pelos insurgentes. A região é considerada um ponto de importância estratégica na luta pelo controle do território líbio.

'Calma' - De acordo com uma testemunha ouvida pela agência de notícias France-Presse, a cidade de Zawiya, 40 quilômetros a oeste de Trípoli, voltou ao controle das forças leais a Kadafi. Depois de vários dias de combates violentos com os insurgentes, "a cidade está sob controle do Exército", afirmou por telefone um morador. "Os combates terminaram na noite passada. Nesta quinta, a situação é calma. Estou aproveitando para deixar a cidade com a minha família", completou.

Zawiya foi alvo de ataques em série pelas forças de Kadafi nos últimos dias. Os rebeldes haviam tomado o controle da cidade, onde muitos militares têm residência, pouco depois do início da revolta contra o ditador, em 15 de fevereiro. Zawiya era até o momento o reduto mais próximo da capital sob controle dos insurgentes. Na quarta, a rede britânica BBC anunciou que três jornalistas foram detidos e agredidos por forças do governo nos arredores da cidade. Os três já foram soltos.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário