domingo

Cordão da Bola Preta arrasta dois milhões de foliões no Centro do Rio de Janeiro

RIO — O Cordão da Bola Preta começou o seu desfile às 9h50m deste sábado com a Avenida Rio Branco já tomada por foliões de todas as idades. A estimativa da organização é de que o bloco tenha atraído dois milhões de pessoas para o centro da cidade. A chuva fina que caiu desde 8h da manhã não intimidou a multidão que acompanhou o tradicional bloco.

Uma multidão inuda a Avenida Rio Branco / Crédito: AFP
— A chuva só ajuda a refrescar. Com ou sem ela, o desfile deste ano será ainda maior do que o do ano passado — disse o presidente da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho.
A operação Choque de Ordem levou para a delegacia 32 mijões que urinavam na rua durante o desfile. Os detidos foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).
A madrinha do bloco, a cantora Maria Rita, desfilou nesta sexta-feira, em São Paulo, pela escola de samba Vai-Vai e acabou perdendo o desfile da Bola Preta. Segundo Pedro Ernesto, a chuva teria provocado atrasos no aeroporto paulista. Já a atriz Leandra Leal, porta-estandarte, era uma das foliãs mais animadas sobre o primeiro carro de som, onde vão as destaques e a banda. Ela chegou cedo à concentração, por volta das 8h30m.
Este ano, o bloco sai com cinco carros de som — um a mais do que no ano anterior — para garantir que a música chegue a toda a multidão que acompanha o desfile. A Riotur disponibilizou 300 banheiros químicos ao longo do percurso do bloco e dez contêineres banheiros, cada um com dez posições.
Além disso, a Riotur colocou 290 homens, entre guardas municipais, operadores da Cet-Rio . No bloco da limpeza, 200 garis devem varrer as ruas após o desfile, previsto para terminar às 14h. A segurança foi reforçada por 240 policiais militares.
Fantasias colorem o desfile na Avenida Rio Branco No trajeto, que vai da Cinelândia à Candelária, havia muita gente fantasiada, principalmente com as indumentárias brancas de bola preta. Seu Pedro Miguel de Farias, de 90 anos, era um deles. Natural de Caruaru, ele estava acompanhado dos filhos, Ricardo, de 57, e Marcelo, de 49.
Venho ao Bola todo ano, já há muito tempo. É uma festa - disse ele, que mora em Madureira.
Fantasia de Michael Jackson com direito a segurança e enfermeira. Foto: Patrícia de Paula A chuva não tirou o brilho das fantasias super produzidas dos foliões. Que o diga Michael Jackson, ou melhor, Paulo Roberto Lopes, que pelo segundo ano consecutivo vai fantasiado de rei do pop e chama a atenção em meio à multidão. Ele vai com direito a um séquito de seguranças de terno, enfermeira e cercado de crianças.
- É uma forma de fazer uma homenagem a ele - diz Paulo Roberto, que virou estrela por algumas horas e fez várias fotos com os fãs do ídolo.
Também não faltaram homens vestidos de mulher. Foram tenistas, diabinhas, borboletas, joaninhas e outros bichos que, cheios de irreverência, se divertiram e divertiram os outros foliões. De Branca de Neve, os amigos Paulo Vilar e Márcio Fernandes, contaram que todo ano inventam uma nova fantasia.
- Ano passado viemos de abelhinha, agora estolhemos a Branca de Neve. Ficou bonitinho? - pergunta Paulo.
As tradicionais roupas com bolinhas preta e branca também não faltaram. Kika Palka fez questão de escolher muito bem a sua produção para participar do bloco onde desfila há quatro anos.
- Adoro o Bola Preta porque tá cheio de gente velhinha igual a mim - brinca ela, cheia de alegria nos seus 58 anos. - Gosto de vir bem bonita. Bati o olho nesse vestido e falei: "é com ele que vou sambar até cair no chão". E o chapéu é para dar um charme mesmo, já que o sol não veio hoje - diz ela, que colocou ainda uma faixa com os dizeres "Miss Ventura". - É uma brincadeira do trabalho.
Entre outras fantasias, bailarinas, piratas e super-heróis também coloriram o bloco.

Da Redação com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário