segunda-feira

Iveraldo Lucena analisa ‘Retábulo’, novo espetáculo de teatro do Grupo Piollin

Educador e critico expõe critica sobre integrantes do grupo

O educador e crítico Iveraldo Lucena, também especialista das artes populares (artesanato), está impressionado com a nova produção da peça “Retábulo”, do Grupo Piollin. “Retábulo me agradou: o cenário é criativo e plasticamente bonito. A iluminação, de efeitos bem construídos é também um guia do ritmo e do desenvolvimento da cena. Gostei da direção, como não gostar? Luiz Carlos é um criador de soluções novas e sabe conduzir o elenco e o público num envolvimento gratificante, mesmo com um texto que cobra muita atenção”, afirmou ele em artigo produzido exclusivamente para o WSCOM.


Eis a integra do artigo:


Retábulo – Teatro Bom Iveraldo Lucena
Vi o espetáculo, Retábulo de Santa Joana Carolina, texto de Osman Lins, e encenação do Piollin Grupo de Teatro, direção de Luiz Carlos Vasconcelos, tema musical a cargo de Luana Lima.
Mais uma vez, depois do inconteste sucesso do Vau da Sarapalha, Luiz Carlos e o Grupo Piolin, brindam aos espectadores com um espetáculo rico e novo, criativo, instigante e inovador


Não sou um crítico teatral e por isso não tenho compromisso com análise alguma do trabalho. Minhas anotações são de um espectador e, a arte não é feita para os críticos, mas para os espectadores. Como tal, Retábulo me agradou: o cenário é criativo e plasticamente bonito. A iluminação, de efeitos bem construídos é também um guia do ritmo e do desenvolvimento da cena. Gostei da direção, como não gostar? Luiz Carlos é um criador de soluções novas e sabe conduzir o elenco e o público num envolvimento gratificante, mesmo com um texto que cobra muita atenção.


O Grupo Piollin, com Everaldo Pontes, Servilio Holanda, os Lira: Nanego e Soia - presença de outros cenários, que se enriquece com Buda Lira, Suzy Lopes e Ingrid Trigueiro: Garante vida a narração.
Um grande destaque está para o trabalho da instrumentista Luana Lima que opera um instrumento montado para o espetáculo a partir de um velho piano. Nada mais novo e magistralmente dominado. Esse trabalho põe a Paraíba em cena.


Parabéns! Vale a pena ver de novo.


Da Redação com WSCom Online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário