quinta-feira

Discovery volta à Terra e se aposenta após 26 anos de missões espaciais

O ônibus espacial mais antigo em operação retornou nesta quarta-feira (9) de sua 39ª viagem
Agência EFE
Terry Renna
ÚLTIMO POUSO
Discovery aterrissa em Cabo Canaveral, na Flórida, na tarde desta quarta-feira (9)
O ônibus espacial Discovery aterrissou nesta quarta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e encerrou a missão STS-133, a última de sua história, após 39 viagens em quase três décadas de serviços à Nasa – a agência espacial americana.

O Discovery, com seus seis tripulantes a bordo, tocou terra às 16h57 GMT (13h57 no horário de Brasília), sem atraso. "Grande trabalho e grande aterrissagem", disse o centro de controle da missão, em Houston, ao comandante da expedição, Steve Lindsey, que agradeceu pelo apoio da equipe em terra e à Nasa por esse "grande veículo que conclui hoje sua última missão".

Junto com o comandante da missão viajaram o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Stephen Bowen, Michael Barratt e Nicole Stott. Os astronautas terão que passar agora por exames médicos.
O Discovery partiu em sua última missão no dia 24 de fevereiro para levar à Estação Espacial Internacional (ISS) peças de reposição, o Módulo Permanente Multiuso "Leonardo" e uma plataforma externa para armazenamento de carga. O ônibus espacial também transportou um tripulante extra: o androide Robonaut 2, o primeiro robô humanoide a viajar ao espaço.
A construção do Discovery foi iniciada no dia 27 de agosto de 1979. Quatro anos mais tarde, foi apresentado oficialmente antes de sua primeira viagem ao espaço, em 30 de agosto de 1984.
LY

Nenhum comentário:

Postar um comentário