Governador anunciou linha de crédito para financiar trabalhos de artesãos
O governador Ricardo Coutinho assinou, na noite desta quinta-feira (9), o decreto que disponibiliza R$ 400 mil a serem destinados para os artesãos paraibanos por meio do programa Empreender. A proposta tem por objetivo criar microcréditos para os que trabalham nesse segmento.
A assinatura aconteceu na abertura do 14º Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece na avenida Severino Cabral (avenida Brasília), no bairro do Catolé, em Campina Grande.
Antes de assinar o decreto o governador justificou a importância de disponibilizar linhas de crédito para os pequenos artesãos.
“Nós estamos trabalhando a qualificação e capacitação dos artesãos até o final do ano, e estamos, também, definindo o escoamento da produção através da participação em eventos temporários e permanentes. Estamos tratando o artesanato de uma forma holística, de uma forma integral. Isso tudo com nossos parceiros, como o Sebrae. Estamos dando um grande passo hoje, com o crédito. E só neste ano iremos disponibilizar R$ 400 mil através do Empreender Paraíba”, explicou.
Para este ano espera-se a visitação de 200 mil pessoas, informou Ladjane Barbosa de Souza, gestora do programa de artesanato da Paraíba. Ela disse que o 14º Salão apresenta a produção artesanal de mais de cinco mil artesões de todo o Estado, representados por 3,4 mil pessoas que estão expondo. Além do artesanato, o visitante poderá ter acesso à gastronomia local, numa praça de alimentação montada para o evento.
O 14º Salão de Artesanato da Paraíba está homenageando os conceituados artistas José Costa Leite, considerado o maior cordelista do Brasil, e Maritônio Souza Portela, que trabalha com esculturas talhadas em madeiras com inspiração do Barroco, técnica que colocou seu trabalho em novelas e filmes, como ‘Cordel Encantado’ e ‘A Pedra do Reino’.
Toda a ambientação do local está centrada no trabalho desses artistas. São painéis fotográficos, santos, anjos e pessoas. Os festejos juninos também foram contemplados na decoração.
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário