terça-feira

Química paraibana é única latino-americana a receber prêmio em evento

Vanderlan recebe prêmio em agosto

                                                 Vanderlan recebe prêmio em agosto

A paraibana Vanderlan Bolzani, professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e especialista em Química será a a única latino-americana a receber o prêmio da Sociedade Americana de Química. A solenidade está prevista para acontecer em agosto e premia a 23 mulheres com atuação destacada na ciência.

Filha de portuguesa e índio tabajara, Vanderlan da Silva Bolzani, de 61 anos, é natural de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Após a conclusão da graduação, na Universidade Federal da Paraíba, fez mestrado e doutorado na USP e ingressou na UNESP em 1980, no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, de onde se transferiu, dois anos depois, para o Instituto de Química.
“Foi lá que desenvolvi toda a minha carreira, com o Projeto Biota Fapesp, a partir de 1997, e a criação, em 1998, do Nubbe, Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais, conhecido e respeitado internacionalmente”, disse
Fez pós em Química na USP, sob orientação de Otto Gottlieb - morto na semana passada, ele foi indicado ao Nobel em 1999 por suas pesquisas em química de produtos naturais. Mas o gosto de Vanderlan pela área vem desde os tempos de faculdade. "O Brasil tem uma biodiversidade incalculável, ainda completamente inexplorada. Precisamos aproveitar essa riqueza." 
Da Redação
Com Estadão e UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário