segunda-feira

Médico do Rio de Janeiro exerce direito de resposta e pede prisão de grevistas da Paraíba

 O médico Eduardo Paranhos, citado em matéria  por ter sido preso, enviou nota para publicação dos portais de notícias , onde se defende de acusações que recebeu na época em que foi alvo de inquérito e disparou duro contra os profissionais de medicina da Paraíba. "No RJ nós não fazemos greve nas Emergências, porque é proibido pelo Código de Ética Médica. Se estão fazendo greve na emergência do Hospital do Trauma, tais médicos , estes sim deveriam ser presos por omissão de socorro, conforme reza nossa Constituição e o Código Penal", disse.
ESCLARECIMENTOS DO DR EDUARDO PARANHOS
Posso entender que vcs tenham um confronto político, mas o que vcs estão tentando fazer é um massacre moral a uma pessoa de bem que tem dedicado grande parte da sua vida à Medicina Pública. Deveriam pelo menos tomar ciência dos fatos, e não copiar uma imprensa que só se preocupou , na época, em fazer sensacionalismo e vender jornal, sem sequer ter me procurado, assim como vcs.
Vamos aos fatos (que estão registrados na Justiça do RJ), e espero que pelo menos os fatos vcs respeitem:
Em 1998, entrou um delegado no Hospital em que eu trabalhava, fazendo tremendo terrorismo com todos. Eu não era Diretor Superintendente, e sim, chefe do CTI Adultos. Vários funcionários vieram a mim queixar-se da atitude do delegado. Quando fui falar com ele, ele disse que ia me prender sem mesmo saber quem eu era. No final, por não achar os responsáveis pelo Hospital, o mesmo me deu voz de prisão assim como à Diretora Médica e a Chefe da Enfermagem. O "crime" que cometi foi enfrentar o delegado.
Disse que o Hospital havia comprado álcool e éter da Empresa Mapo e que a mesma não tinha registro na Vigilância Sanitária (o que não era verdade)e que isto era crime hediondo. Perguntei porque ele iria me prender, se sabia que eu não era o responsável pelo Hospital, nem pela Farmácia, e ele me disse que ia me prender porque eu era muito marrento. Apresentei minha carteira de identidade de Oficial Médico da Marinha - Capitãp Tenete Médico - por 10 anos, (já estava na reserva, e por isso a carteira não tinha prazo de validade), e ele para não ter que me entregar à escolta naval, disse que minha carteira não tinha validade, por isso era falsa e me enquadrou em falsidade ideológica. Quanto ao tráfico de drogas e desatualização do livro de entorpecentes de um hospital, vai uma distância bem longa, mas quando as pessoas estão com raiva e ódio, viram animais irracionais. Quanto às amostras grátis encontradas, nunca foram apresentadas no inquérito, e por isso ninguem sabe explicar o tal crime contra a economia.
Ao ver o desespero da Diretora Médica e da Chefe de Enfermagem, pedi para ele que me prendesse mas que liberasse as duas doutoras, que ele sabia não ter responsabilidade sobre as acusções assim como eu, que nunca havia entrado na farmácia.
O inquérito que vcs chamam de processo, nunca foi aceito para se transformar em processo, por não haver provas que sustentassem a acusação, e acabei solto por habeas corpus analisado pela própria Promotoria Pública, que deu seu parecer dizendo que em nenhum momento na análise dos fatos foi constatado que havia crime simples, quanto mais crime hediondo, desta forma minha prisão não tinha sustentação, liberando imediatamente o alvará de soltura. Em 2007, o inquérito, e não "processo", como vcs afirmaram que eu ainda estava respondendo, foi arquivado em definitivo, por absoluta falta de provas e inconsistência de acusação. Minha Carteira da Marinha me foi devolvida.
É claro que eu e minha família ficamos muito chocados com tudo, mas jamais perdemos nossa fé em Deus.
Quaquer um de nós pode ser preso a qualquer momento, sendo acusado daquilo que o acusador quiser, desde que ele tenha autoridade para tal. Um delegado tem autoridade para prender qualquer um, mesmo que ele invente ou distorça uma situação quotidiana. Depois só um juiz para soltar.
Vim para a Paraíba, para tentar ajudar ao povo, pois tenho 33 anos de experiência em Emergência de 2 grandes hospitais públcos no RJ, mas parece que alguns preferem que os pacientes morram sem atendimento.
No RJ nós não fazemos greve nas Emergências, porque é proibido pelo Código de Ética Médica. Se estão fazendo greve na emergência do Hospital do Trauma, tais médicos , estes sim deveriam ser presos por omissão de socorro, conforme reza nossa Constituição e o Código Penal. Todos os médicos cariocas que estavam no Hospital de Trauma eram especializados em Cirurgia Geral, eu sou Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e tenho tambem título de especialista em Medicina Intensiva.
Quanto as mentiras que tem sido veiculadas em blogs da PB, meus  advogados estão tomando as medidas necessárias para os devidos processos cíveis. Desta forma encerro afirmando que ficha suja, eu só tenho nas cabeças sujas que são incapazes de tomar conhecimento dos fatos como realmente aconteceram.
Por que não colhem meu extenso Curriculum Vitae e publicam tambem no blog?

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário