quarta-feira

Trilha da Coluna Prestes é tema de reunião com instituições culturais

Autoridades de instituições ligadas à cultura e ao turismo do Estado se reuniram na tarde desta terça-feira (12), no auditório do Projeto Cooperar (Km 14 da estrada de Cabedelo), para discutir um projeto turístico e cultural da Trilha da Coluna Prestes. O objetivo do projeto é reconstituir a Trilha da Coluna Prestes na Paraíba com foco nas potencialidades turísticas dos municípios.
Durante a reunião, que teve a participação de representantes do Projeto Cooperar, Secretaria de Cultura do Estado, Emater, PBTur, SOS Rio Piancó, Sercont, Sebrae, Casa de Cultura José Américo e prefeituras dos municípios do Sertão do Estado contemplados no projeto, o agrônomo Francisco de Assis Melo mostrou o resultado de suas pesquisas de reconstituição do roteiro geográfico da Coluna Prestes em sua passagem pela Paraíba, em 1926. A pesquisa, bastante rica em dados históricos, fotos e depoimentos de testemunhas que estavam presentes quando a marcha liderada por Luís Carlos Prestes passou pelo Estado da Paraíba, também contém as potencialidades turísticas e produtivas de cada município envolvido.
Contextualizando o projeto – A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais e combatendo os governos da chamada República Velha.
Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes passou pelo sertão da Paraíba, nos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D’Água, percorrendo 330km do território paraibano.
O projeto de reconstituição da Trilha da Coluna Prestes na Paraíba é uma ação conjunta do Projeto Cooperar, Secretaria de Cultura do Estado, PBTur, Sebrae e prefeituras municipais e associações culturais, e consiste em transformar o fato histórico num fator de desenvolvimento cultural e turístico desses municípios do Sertão, valorizando sua importância histórico-cultural na história da Paraíba.

Potencialidades turísticas – Nessa ação conjunta, além do lançamento do livro de autoria de Francisco de Assis Melo (“A Paraíba na Trilha da Coluna Prestes”), estão previstas a finalização de um documentário cinematográfico e a realização de palestras, debates, projeções de cinema e distribuição do livro nos 18 municípios sertanejos.

A equipe técnica, formada a partir da reunião, também pretende estudar um plano de ações de apoio às potencialidades turísticas desses municípios, que vão desde casarões históricos, engenhos, casas de farinha, museus e artesanatos até sítios arqueológicos, gastronomia, passeios náuticos, reisados, grupos folclóricos e práticas de esportes radicais, como rapel e escalada.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário