segunda-feira

Sobrevivente diz que naufrágio na Rússia foi rápido e não houve sequer tempo para pânico

Barco Bulgaria afundou neste domingo (10) no rio Volga, na Rússia

tartaria

Naufrágio do barco Bulgaria aconteceu neste domingo (10) no rio Volga, na República da Tartária (Rússia)
O barco Bulgaria, que naufragou neste domingo (10) no rio Volga, na Rússia, “se inclinou e tombou, isso foi tudo”, disse Nikolai Chernov, um dos sobreviventes. Segundo ele, foi tudo tão rápido que “não houve tempo para pânico”. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (11) na edição digital do jornal Komsomolskaya Pravda, Chernov conta que perdeu no nufrágio a mulher, Svetlana e um neto, Kirill, de 5 anos. Segundo ele, pouco antes do naufrágio, as crianças que estavam a bordo tinham se reunido no salão de jogos, na parte superior da embarcação.
O sobrevivente diz que as pessoas que estavam nessa parte quase não tiveram possibilidades de se salvar.
O total de mortos ainda é muito incerto: os números variam de pouco mais de 10 até mais de 100. Segundo os serviços de resgate da República da Tartária (onde ocorreu o naufrágio), citados pela agência russa de notícias Interfax, foram resgatados 41 corpos. Já a agência de notícias Efe, citando o Ministério da Rússia para Situações de Emergência, fala em 110 corpos encontrados pelos mergulhadores. A agência Associated Press estima em 12 pessoas os mortos no acidente.

O número de passageiros na embarcação também não é consenso, mas de acordo com as diversas fontes citadas pelos serviços de imprensa russos e internacionais, está perto de 200 pessoas. A capacidade do barco (construído há mais de 50 anos) era de apenas 120 passageiros. Ao menos 15 pessoas que estavam a bordo não constavam nem da lista de passageiros nem da de tripulantes. Chernov relatou que ele e outros sobreviventes passaram mais de duas horas nas águas do Volga, até que foram resgatados pelo barco Arabella. Por outro lado, afirmou que dois navios passaram junto aos náufragos sem prestar socorro.
As autoridades locais informaram que 50 passageiros, 23 tripulantes e outras seis pessoas que não estavam na lista de passageiros foram resgatados com vida.
O naufrágio aconteceu junto à localidade de Siukeyev, quando o barco realizava uma travessia entre Bolgar e Kazan, na república russa de Tartária. De acordo com o Ministério de Emergência, na área onde o barco afundou a profundidade do Volga é de mais de 20 m.

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário