segunda-feira

Chuvas alagam unidades da Cagepa e 28 bairros de JP ficam sem água

Chuvas alagam unidades da Cagepa e 28 bairros de JP ficam sem água
As fortes chuvas registradas nos últimos dias na Região Metropolitana de João Pessoa provocaram, na manhã deste domingo (17), a suspensão do fornecimento de água tratada em 28 bairros da Capital, todo o município de Bayeux e mais três localidades da cidade de Santa Rita. Segundo a Cagepa, ainda não há previsão para que o fornecimento seja restabelecido.

A suspensão do abastecimento de água vem atingindo as localidades que são atendidas pela barragem de Marés. De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o fornecimento foi interrompido em virtude do alagamento de várias estações elevatórias.

“Vários motores e quadros elétricos das unidades elevatórias ficaram submersos. Depois de retirados, esses equipamentos terão que secar na estufa por 24 horas. Estamos trabalhando desde o início desta madrugada na tentativa de evitar que outros equipamentos sejam atingidos”, destacou o presidente da Cagepa.

Deusdete disse, ainda, que a partir desta segunda-feira (18) técnicos da Cagepa iniciarão a retirada dos equipamentos para secá-los nas estufas. “Porém, só vamos poder colocar os motores das elevatórias para funcionar quando o nível da água efetivamente baixar”, enfatizou.

O presidente da Cagepa explicou, ainda, que o alagamento das estações elevatórias foi motivado pelo sangramento da barragem de marés. Segundo ele, o lamina de sangria chegou a 0,50 cm, maior elevação registradas dos últimos anos.

Barragem de Gramame – Deusdete Queiroga revelou, também, que existe a possibilidade de outros bairros de João Pessoa e todo o município de Cabedelo ficar sem água. “As chuvas também provocaram o alagamento de unidades elevatórias na barragem de Gramame. Durante a madrugada fizemos algumas intervenções que podem evitar o desligamento do sistema. Porém, se o alagamento não cessar, temos que desligar os equipamentos e interromper o fornecimento”, explicou.

O presidente da Cagepa disse que a lamina de sangria da barragem de Gramame atingiu a maior elevação da história, chegando a 1,36 metros. “Nunca havia acontecido isso aqui em Gramame. Estamos trabalhando para evitar desligar o sistema, que é responsável por 70% do abastecimento de João Pessoa e 100% de Cabedelo”, observou.

Economia de água – Deusdete aproveitou para fazer um alerta à população. “É preciso que a população nos ajude a enfrentar esse problema. Economizar água a partir de agora é essencial, pois ainda não temos como precisar quando o sistema de Marés será normalizado e se o de Gramame será de fato desligado”, disse, acrescentando que as chuvas também têm prejudicado o abastecimento das cidades do Conde e Itabaiana.

Confira as áreas atingidas com a suspensão do fornecimento de água.

João Pessoa:
Jaguaribe
Centro
Varadouro
Baixo Roger
Roger
Tambiá
Alto Céu
Salinas Ribamar
Porto de João Tota
Vem-vem
Ilha do Bispo
Cordão Encarnado
Cruz das Armas
Oitizeiro
Funcionários I
Jardim Planalto
Bairro dos Novais
Torre
Jardim Treze de Maio
Bairro dos Ipês
Mandacaru
Expedicionários
Tambauzinho
Bairro dos Estados
Conjunto Pedro Gondim
Alto do Mateus
Conjunto Ivan Bichara
Conjunto dos Motoristas

Bayeux:
Todo o município

Santa Rita:
Distrito de Várzea Nova
Tibiri II
Conjunto Marco Moura
Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário