O
senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que está sempre em busca de
investimentos para o setor aeroportuário brasileiro em especial o
paraibano demonstrou preocupação com os dados apresentados pela Agência
Nacional de Aviação Cível (Anac), que mostram que os aeroportos Castro
Pinto, na Grande João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande
obtiveram maiores despesas que lucros.
Vital
apesar de entender que a infraestrutura aeroportuária é algo muito
caro, pois deve primar pela segurança operacional e por equipamentos de
alta tecnologia, propõem vários projetos para diminuir esse déficit no
balanco de 2010 que no Castro Pinto chega a R$ 7,9 milhões e no João
Suassuna R$ 4,1 milhões. Recentemente o senador peemedebista solicitou
ao Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
(Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, a relação de informações
técnicas que impedem a Gol Linhas Aéreas de Implantar um novo voo, com
operação de um Boeing 737-800, no Aeroporto João Suassuna, em Campina
Grande. Sobre essa proposta Vital informou ao Presidente da empresa que
o Aeroporto de Campina Grande dispõe de infraestrutura necessária para
abrigar mais um vôo, de forma a atender muitos paraibanos que lá
desembarcam e partem para outros municípios do Estado. Como
consequência da grande demanda, os vôos que decolam diariamente de
Campina saem sempre lotados, impedindo que novos passageiros cheguem
aos seus pretensos destinos. “Diante da necessidade de toda população
do meu Estado é que peço que viabilize a operação de uma nova aeronave.
Assim, todos nós paraibanos podemos desfrutar de mais conforto,
contando com essa nova opção de vôo.”
Outras
propostas de Vital do Rêgo para ampliar as receitas positivas desses
aeroportos paraibanos são os incentivos fiscais com alíquota zero de
tributo estaduais e federais para compra de aeronaves para uso exclusivo
nestas rotas; incentivos fiscais para compra de combustível com
alíquota nunca superior a 4% de ICMS, pelos Estados, e máximo de 2% do
ISS pelos municípios, para ISS nos aeroportos regionais aprovados. O
senador disse que é necessária uma legislação que permita a abertura de
até 49% das empresas de aviação regional para o capital estrangeiro e a
revitalização do Fundo de Incentivo à aviação regional. “A aviação
regional necessita de investimentos e precisa ser tratada com
prioridade. Eu vivo esse tema há quatro anos, quando criei uma frente
parlamentar em defesa da aviação com adesão de mais de 230 deputados
federais”, disse o senador, durante recente audiência com o secretário
nacional da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, em Brasília.Crescimento do mercado aéreo doméstico
Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemorou o crescimento da demanda por transporte aéreo no mercado doméstico brasileiro de 20,07% em julho de 2011, em comparação com o mesmo mês do ano passado, apresentado recentemente no relatório de Dados Comparativos Avançados, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Vital
relata que a oferta de assentos aumentou 13,19%. Com isso, a taxa de
ocupação passou de 70,91% para 75,23%. “No mercado internacional também
houve aumento da demanda para as companhias aéreas brasileiras, com alta
de 10,24% em comparação com julho do ano passado. A oferta de assentos
aumentou 1,61% e a taxa de ocupação nas rotas internacionais operadas
pelas empresas brasileiras passou de 78,32% para 84,96%, o que foi muito
positivo para o país, pois são empresas nossas operando no mercado
global”, disse.
Outro
fato positivo para o senador peemedebista que apresentou recentemente
um Projeto de Lei no Senado Federal que prevê alteração na Lei n.º
10.741, de 1.º de Outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) para que os
benefícios previstos nesta Lei para o transporte coletivo sejam
estendidos para a aviação nacional e que de janeiro a julho de 2011, o
crescimento do mercado doméstico chegou a 21,17%. A oferta de assentos
aumentou 14,37%. Já no mercado de voos internacionais operados por
empresas brasileiras, o aumento na demanda no acumulado do ano é de
17,46%, enquanto a oferta de assentos cresceu 11,25%. “Portanto relato
que num país de dimensões continentais que não conta com sistemas
regulares de trens ou embarcações interestaduais de passageiros e sem
tradição de boas estradas, como o Brasil, o transporte aéreo é, com
frequência, a única alternativa exequível de viagem para a grande
maioria dos idosos”, argumenta o Senador paraibano.
Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016
Porém
atento às demandas sociais, como a questão do transporte aeroportuário
brasileiro, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) demostrou preocupação no
tocante que esse crescimento ainda não está sendo acompanhando pela
expansão nos aeroportos brasileiros. Vital do Rêgo que é relator da
Subcomissão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 disse que o
objetivo da subcomissão é acompanhar a realização das obras e a
preparação dos 12 Estados selecionados para sediar este importante
evento. O senador está desempenhando, entre outras funções, o papel de
porta voz do cidadão, na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. No tocante a
esse assunto dos aeroportos brasileiros o senador Vital já apresentou
no Senado Federal um Projeto de Lei que trata sobre a concessão da
exploração de infraestrutura aeroportuária.
Da Redação com Click PB
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