sexta-feira

NOVAS IDEIAS- Senador Vitalzinho propõe solução para problema que mais aflige população da PB na atualidade


Peemedebista lamenta violência que assola o Estado e propõe ações


Em comunicação inadiável na manhã desta sexta-feira (02), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou o crescimento da violência na Paraíba, tanto em assaltos a bancos como a postos de combustíveis. eLE também lamentou que uma lei estadual aprovada no final do ano passado, que aumentava anualmente a remuneração de policiais militares, civis e demais agentes de segurança pública, não esteja sendo cumprida.

Segundo Vital, nos últimos meses acontecimentos nunca antes vistos nas cidades interioranas da Paraíba passaram a ser matéria constante nos programas jornalísticos e nos jornais impressos do Estado. Ele disse que atentados aos caixas eletrônicos executados por bandidos de alta periculosidade e, também, com alto nível de sofisticação da prática criminosa passaram a ser corriqueiros.

“Só em agosto ocorreram ataques às agências bancarias dos munícipios de São José da Lagoa Tapada, Aparecida e em Santa Cruz. Ontem (01) mesmo foi assaltada pela segunda vez a agencia do Banco do Brasil em Taperoá e pela quinta vez a casa lotérica de Areial. Dados como esses nos envergonham, nos preocupam e nos deixam profundamente indispostos”, disse o Senador paraibano.

Proposta - Visando combater essa prática, o Senador Vital do Rêgo apresentará Projeto de Lei no Senado Federal cobrando do Banco Central (BC) formas que invalidem o dinheiro roubado nesses assaltos. Ele lembra que, só nos últimos oitos meses, houve 27 ataques a bancos na Paraíba utilizando explosivos. “Esta proposta é uma forma de combatermos essa prática criminosa de assaltos a bancos e anular o maior benefício desses delinquentes, que é justamente o dinheiro levado. Nosso projeto visa cortar essa fonte de recursos anulando as cédulas”, destacou Vital.

Segundo ele, o Banco Central vem analisando o projeto da empresa multinacional Oberthur Cash Protection, que trouxe para o Brasil um sistema que invalida o dinheiro roubado através do tingimento das notas. Porém, Vital lembra que essa concepção não tem apresentado resultados satisfatórios. “Vou requisitar do BC que pesquise novas idéias, pois entendo que esse dinheiro serve para financiar outras práticas do crime organizado”, afirmou o parlamentar.

Outro ponto que preocupa o Senador é o considerável aumento de assaltos a postos de combustíveis na Paraíba, em especial em Campina Grande, onde já foram registrados pelo Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Sindirev), só este ano, 69 assaltos, um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2010. “Segundo o presidente do Sindirev, Bruno Agra, o sindicato estuda a possibilidade fechar seus estabelecimentos à noite, o que prejudicaria todos os consumidores. Esse é um dos setores que mais sofrem assaltos e já devia ter, por parte da segurança pública do Estado, uma atenção especial para combater esse crime organizado”, cobrou Vital.

De acordo com o presidente Agra, os 48 postos existentes em Campina Grande empregam atualmente 700 pessoas, e o fim do atendimento à noite pode gerar demissões em massa. “Mas de 20% dos postos já foram assaltados este ano, por bandidos que usam as mesmas técnicas. Eles chegam de moto e se dirigem ao frentista, armados, anunciando o assalto. Já informei diversas vezes às autoridades policiais, solicitando providências, mas como não tivemos conhecimento de nenhum plano de ação estamos na iminência de fechar os postos à noite”, desabafou Bruno.

Vital pediu também que o governo da Paraíba negocie com os policiais a aplicação da lei que aumenta anualmente seus salários, interrompida por uma decisão administrativa tomada pelo atual governador e que está sendo discutida na Justiça. De acordo com o parlamentar, há “uma certa insatisfação dessas categorias com a falta de compromisso do governador do estado com relação à segurança pública”.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário