quinta-feira

Paraíba e Cuba fecham acordo sobre agricultura familiar

Missão do Estado está no país desde segunda, 19

 Foram firmadas parcerias entre o governo do Estado e o Ministério da Agricultura de Cuba para o desenvolvimento da agricultura familiar. A confirmação da parceria foi oficializada durante uma reunião entre o governador Ricardo Coutinho, a diretora de Capital Humano do Ministério, Adriana Baester, diretora de Relações Internacionais, Maria Antônia Martinez, e o diretor de Desenvolvimento, Pedro Paulo Rivero.
No encontro, a cúpula do Ministério da Agricultura informou que técnicos da Articulação do Semiárido (ASA) estarão em Cuba no próximo mês de outubro para dar continuidade ao intercâmbio entre os dois países.
Uma comissão do Ministério da Agricultura cubano visitou, há dois meses, o Estado da Paraíba e conheceu a experiência do uso da palma e de outras tecnologias de baixo custo para a irrigação, como técnicas de gotejamento e cisternas para armazenar água. “O uso econômico da palma nos surpreendeu, e vamos aplicar essas experiências não apenas na alimentação do rebanho”, disse Adriana.

De acordo com ela, Cuba importa 80% dos produtos agrícolas e produz apenas 20%. “A predominância da monocultura da cana em um território pequeno, a falta de financiamento de organismos internacionais e a conscientização dos trabalhadores para trabalhar no campo representam as maiores dificuldades para o desenvolvimento da atividade no país”, explicou Adriana Beaster.

Fontes de energia
Ricardo Coutinho também conheceu o projeto em fase experimental do uso da energia solar e eólica na agricultura de Cuba – essa última, com o investimento de empresa da China. Ricardo disse que a energia hidroelétrica utilizada no Brasil é cara, e que a Paraíba experimenta o uso de placas solares para gerar energia para as bombas distribuírem água, o que tem se mostrado viável na produção de hortaliças e de verduras.
A representante do Ministério da Agricultura de Cuba agradeceu o interesse do governador da Paraíba em estabelecer esse intercâmbio e colaborar com a agricultura cubana. “Os resultados estão vindo muito rapidamente, o que nos dá a certeza de que vamos prosperar”, finalizou.

Da Redação com WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário