sexta-feira

Estado entregará módulo III do caderno PBVest em 19 cidades



O terceiro e penúltimo módulo do caderno PBVest, o curso pré-vestibular realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação e da Universidade Estadual da Paraíba, será distribuído a 5 mil alunos inscritos em 19 cidades.
A apostila do cursinho foi impressa pela Gráfica de A União e entregue à Secretaria. O material didático do cursinho é composto por quatro módulos, totalizando 20 mil unidades a serem distribuídas até outubro, quando serão encerradas as aulas.
Com 208 páginas, os módulos do PBVest 2011 contêm aulas e questões de química, física, geografia, gramática, literatura, biologia, matemática I e II, história, espanhol e inglês. A coordenação do projeto é dos professores Américo Falcone (coordenador geral), pela Secretaria da Educação; Terezinha de Jesus Costa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Caio A. Pereira de Almeida, sub-coordenador.
No texto de apresentação dos módulos o secretário estadual da Educação, Afonso Celso Caldeira Scocuglia, ressalta que o PBVest é um curso pré-vestibular social e de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cursinho tem uma metodologia composta de 360 aulas gravadas em DVD e material impresso (quatro volumes).
Objetivos – O curso objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos do Estado da Paraíba que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação através de exame vestibular ou de outros processos seletivos.
O governador Ricardo Coutinho anunciou a ampliação do programa para 50 municípios no próximo ano. “Estamos em 19 municípios oferecendo o curso pré-vestibular para 5 mil alunos e nossa meta para o próximo ano é chegar a 50 municípios. Estamos promovendo o nivelamento dos alunos da rede pública estadual para que eles tenham condições iguais a quem pode pagar um cursinho pré-vestibular”, ressaltou.
No dia 11 de agosto a Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), lançou na web as aulas do curso pré-vestibular social do Governo do Estado PBVest. Pelo endereço www.pbvest.pb.gov.br ou clicando no link do PBVest, localizado no portal da Secretaria da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), os estudantes tem acesso as vídeo-aulas das disciplinas de Geografia, Física, Biologia, Matemática, História, Química, Português, Inglês e Espanhol do curso pré-vestibular.
Modelo – O secretário da Educação Afonso Scocuglia disse que alguns governos já procuraram a Secretaria de Educação da Paraíba para saber mais detalhes sobre o curso. “Representantes dos Estados do Ceará, Bahia e Alagoas já vieram nos procurar querendo adotar o mesmo modelo do PBVest em suas localidades”, contou o secretário.
Reforço alimentar – Para garantir que os estudantes compareçam ao curso pré-vestibular, que acontece aos sábados e domingos, a Secretaria da Educação garantiu um reforço alimentar aos inscritos no curso. “Como os alunos ficarão o dia inteiro na escola, tanto o sábado quanto o domingo, estamos disponibilizando uma merenda escolar, que não é só um lanche, mas um almoço de qualidade. É um incentivo para que permaneçam no turno da tarde e estudem cada vez mais”, explicou o secretário.
Estudantes aprovam – A implantação do curso Pré-vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) tem sido o tema discutido entre jovens nas redes sociais. Entre comentários elogiosos pela iniciativa e relatos sobre o andamento das atividades pedagógicas, alguns desse depoimentos são postados no Twitter da Secretaria de Educação. Nesse canal, o internauta tem a oportunidade de interagir com o órgão, emitindo opinião e contribuindo na construção da gestão pública.
Aulas - As aulas são divididas em 30 minutos de vídeo-aulas e 20 minutos de resolução de exercícios com um professor monitor em sala de aula. Os alunos acompanham as aulas através de um material didático elaborado pela equipe do PBVest, que é composta por excelentes professores de cursinho do Estado. As aulas do PBVest 2011 começaram no dia  9 de julho.
As 19 cidades pólo onde o pré-vestibular é aplicado são as seguintes: João Pessoa, Sousa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itabaiana, Santa Rita, Araruna, Alagoa Nova, Pombal, Picui, Nova Floresta e Mamanguape.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário