quarta-feira

Botafogo-PB comemora 80 anos de história nesta quarta-feira

Para celebrar a data, diretoria realiza um café da manhã, na sede do clube e uma missa de ação de graças, na Catedral Nossa Senhora das Neves

O Botafogo-PB está fazendo 80 anos de história nesta quarta-feira. Para celebrar essa data importante, a diretoria programou várias atividades. A comemoração começa as 8h com um café da manhã para os diretores, torcida e conselheiros na Maravilha do Contorno. Na oportunidade, a diretoria do Belo irá entregar as obras feitas na sede do clube. Mas o ponto alto vai ser às17h em uma Missa de Ação de Graças na Catedral das Neves. No sábado, haverá também uma homenagem ao alvinegro de João Pessoa antes do jogo contra o Treze, que está previsto para iniciar às 16h, no Estádio Almeidão, válido pela Copa Paraíba Sub-21.
Sala de troféus do Botafogo mostra um passado glorioso (Foto: Divulgação)
                 Sala de troféus do Botafogo mostra um passado glorioso (Foto: Divulgação)
Quem vê o Botafogo de hoje com sede própria e participando de competições estaduais, nem imagina que o começo do clube foi em uma casa pequena no bairro do Roger, que era do seu fundador, Beraldo de Oliveira. Ele jogava no time amador de um jornal de circulação na cidade, quando brigou com a diretoria do clube e criou uma nova equipe. Segundo o assessor do Belo, Raimundo Nóbrega, Beraldo colocou o nome de Botafogo em provocação aos diretores do seu antigo time.
Beraldo de Oliveira, primeiro presidente do Botafogo (Foto: Divulgação)
                                                 Beraldo de Oliveira, primeiro presidente do Belo

- Beraldo quis um nome de impacto, um nome para provocar os diretores do antigo time. Então ele colocou Botafogo porque queria botar lenha na fogueira, botar fogo na briga e não em homenagem ao clube do Rio de Janeiro, como muitos pensam – declarou.

Desde a fundação em 28 de setembro de 1931 o Belo acumulou títulos. Foi 27 vezes campeão paraibano, ficou na terceira colocação da Série B por duas vezes (1981 e 1984) e também por duas vezes na mesma colocação na Série C (1984 e 2003).
Mas o jogo inesquecível para vários dos seus torcedores foi o que o Botafogo ganhou do Flamengo de Zico por 2 a 1, em 1980. O vice diretor administrativo do Belo, Sérgio Meira, destacou essa partida lembrando que houve uma grande festa em João Pessoa depois da vitória.
- O Bota disputava a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1980. Ele foi jogar no Maracanã contra o Flamengo de Zico e ganhou por 2 a 1. Neste dia teve até carreata em João Pessoa, foi uma grande festa alvinegra - declarou.
Vários atletas de peso também passaram pelos quadros do clube. Como o paraibano Edmundo, que jogou no Cruzeiro; Geovane, que jogou na Seleção Brasileira; Esquerdinha, que foi campeão mundial pelo Porto, de Portugal, entre outros.

Dono de uma torcida apaixonada, o Botafogo deve o apelido de Belo justamente a um torcedor, o Antônio Abreu e Lima. De acordo com o assessor do clube, na comemoração de um gol, Tonico, como era conhecido, gritou a palavra Belo e o resto da torcida o acompanhou. Desde então, o Botafogo passou a ser chamado também por esse nome.
Maria José companha o Belo desde quando o clube ainda era amador (Foto: Larissa Keren)
                          Maria José acompanha o Belo desde quando o clube ainda era amador
                                                                 
Uma torcedora que viu grande parte destes acontecimento foi dona Maria José, de 75 anos. Ela acompanha o time desde que ele treinava em campos de várzea e em nome da paixão pelo Bota viajou para vário estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.
- Acompanho o Botafogo desde quando ele jogava em campo de pelada. Já fui acompanhando o time para Salvador, Natal, Recife e Rio de Janeiro, o Belo já me deu muitas alegrias – declarou.
O Botafogo atualmente está disputando a Copa Paraíba. No último domingo ele estreou com uma derrota por 2 a 0 para seu rival, o Auto Esporte. No próximo sábado, o clube alvinegro enfrenta o Treze pela segunda rodada da competição, que vale vaga para a Copa do Brasil de 2012.
Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário