quinta-feira

Governador autoriza a construção do Binário de Jacumã



O governador Ricardo Coutinho autorizou, na manhã desta terça-feira (6), em solenidade no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a abertura de licitação para a construção do Binário de Jacumã e de duas passarelas na BR-230, além da compra de veículos e equipamentos pesados para recuperação e manutenção das estradas paraibanas.


Sobre o Binário de Jacumã, ele disse que o Conde, no Litoral Sul, já possui a segunda maior rede hoteleira da Paraíba, mas convive com problemas como a falta de ruas calçadas e a existência de uma única via de acesso ao local, onde o trânsito fica impraticável no verão. “Com essa obra, facilitaremos o acesso às praias do Litoral Sul”.

Binário de Jacumã – O Contorno de Jacumã, uma extensão de 5,5 km conta com recursos de R$ 5,5 milhões, são do Tesouro do Estado. A obra beneficiará cerca de 100 mil habitantes do Litoral Sul da Paraíba e terá um tráfego médio diário de dez mil veículos.

Conforme o superintendente do DER, Carlos Pereira, a construção do Binário proporcionará o crescimento das atividades turísticas da região; a ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária do Estado; a melhora do tráfego de passagem em Jacumã; maior economia, conforto e segurança aos usuários da rodovia (PB-008); geração de emprego e renda; e melhor qualidade de vida para a população.


O prefeito do Conde, Aluísio Régis, espera que a obra resolva o principal problema do local durante o veraneio: o tráfego. Segundo ele, a fila de carros chega a atingir dez quilômetros. “Nenhum turista fica satisfeito esperando por até duas horas dentro de um carro para poder conhecer as praias no Litoral Sul. A iniciativa do Governo resolverá esse problema, o que será bom não só durante o verão, mas para projetos futuros, como a perspectiva de incluir o Estado no projeto Copa do Mundo 2014”, ressaltou.


Desde a construção da PB-008, o movimento de veículos de banhistas, veranistas e turistas que frequentam praias como Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, teve aumento extraordinário e gerou sérios transtornos para a comunidade de Jacumã, a mais tradicional área de veraneio da região. A área dispõe de apenas uma rua e fica localizada em um centro geográfico que recebe todo o volume do tráfego que se torna mais intenso nos períodos de verão, feriadões e carnaval.

“No Carnaval, os engarrafamentos triplicam e Jacumã vive uma situação de calamidade pública.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário