quinta-feira

Segurança do Palácio do Planalto detém homem armado

Segurança do Palácio do Planalto detém homem armado 
Homem armado é detido por seguranças (G1)
Um homem armado foi contido por seguranças do Palácio do Planalto por volta de 10h40 desta quinta-feira (29). Conforme a segurança, ele chegou ao local em torno de 9h40, afirmou estar armado e disse que queria ser recebido pela presidente Dilma Rousseff para entregar a ela uma petição.
A segurança do Planalto foi mobilizada para tentar conter o homem e, por volta das 10h40, ele entregou a arma de calibre 38. Segundo a segurança, o homem é do Espírito Santo, tem 31 anos e será encaminhado para a Polícia Federal.
Antes de entregar a arma, o homem, vestido de preto, estava com um bolsa em volta do pescoço, suas mãos dentro dela e afirmava que a arma estava dentro da sacola. Ele foi levado por agentes para o 1º andar do Palácio do Planalto onde, segundo a equipe de segurança, entregou a arma.
Antes de se entregar, o homem afirmou: "Só estou aqui porque não consegui o que eu queria por meios legais".
O G1 viu a carta que o homem tentava entregar para a presidente. Trata-se de uma petição, supostamente feita pela Defensoria Pública da União, em que afirma ter sido "violentado". "Alega o assistido que namorava Priscila, que, sem motivos, pôs dois policiais cujo nome era Estevão e Nivaldo, onde o violentaram de todas as formas possíveis além de o fotografarem em 2004. Em 2006, os mesmos policiais o violentaram novamente com mais um terceiro que não era policial", diz um trecho da suposta petição.
Ele também disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia lhe oferecido um cargo de diplomata brasileiro, e cobrava de Dilma que tomasse posse no cargo. "Foi oferecido pelo assistido um cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2006 como diplomata brasileiro e mais de um bilhão de reais com o objetivo de executar os membros da facção criminosa que domina todas as esferas da sociedade capixaba desde a polícia. Só que o assistido não sabia de nada, pois sofreu amnésia devido aos medicamentos e traumas psicológicos. Requer o assistido a posse do cargo oferecido pelo presidente, os bens bloqueados pela Justiça e uma investigação fedeal sobre o assunto", afirma o trecho final do documento.

Da Redação com G1

Traído, arido arranca coração de esposa e come frito

Não foi no óleo nem no azeite. Após assassinar a própria esposa, Patricia Vicente da Silva, o desempregado José Jorge da Silva, retirou os órgãos do corpo da vítima e levou o coração até um bar, onde pediu para o cozinheiro fritar na manteiga, e comeu acompanhado de uma cervejinha.
Marido confessou crime

                                                            Marido confessou crime

O crime bárbaro, que chocou a cidade de Arapiraca, em Alagoas, foi cometido no final de 2010, e teve desfecho nesta semana, quando o assassino foi preso no município de Carmópolis, em Sergipe, e confessou friamente, para a surpresa geral.
"Ele foi preso aqui após tentar roubar um taxista e, ao levantarmos a ficha, descobrimos que ele era procurado em Arapiraca por esse crime.
O que surpreendeu foi a calma com que ele confessou tudo, com detalhes. Em nenhum momento ele demonstrou sinal de arrependimento", disse o delegado de Carmópolis, Lênio Augusto.
E o arrependimento não faz mesmo parte do vocabulário do assassino, que planejou o crime ao suspeitar de uma traição e o contou detalhadamente.
"Foi só uma furada no estômago. Ela ficou se batendo um minuto e morreu. Eu cortei ela até o umbigo, tirei os órgãos e só guardei o coração e levei comigo. Depois, peguei uma van até Palmeira dos Índios e pedi para um cara de um bar fritar e comi como tira-gosto com cerveja. Comi mesmo", disse.
 
Fonte: Meia Hora

600 pessoas devem participar de feira de empregos no Unipê a partir desta segunda-feira

600 pessoas devem participar de feira de empregos no Unipê a partir desta segunda-feira
Cerca de 600 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da área de tecnologia da informação e empresários já estão inscritos para participar da 2ª edição do "ITJOB: Feira de Empregos & Estágios de TI", evento que acontecerá na próxima segunda e terça-feira, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Pelo menos 150 vagas de empregos e estágios já estão garantidas e 360 candidatos estão inscritos e cadastrados para concorrerem às vagas durante o evento.
O diferencial deste evento é que os candidatos se inscrevem, fazem o seu currículo, conversam com empresários e já saem contratados. E as empresas têm a oportunidade de contratar os melhores profissionais do mercado de acordo com o perfil que desejam. O ITJOB será realizado no Espaço Cultural do Unipê, no campus universitário do bairro de Água Fria, na Capital.
Para participar, estudantes da área de Computação e Tecnologia da Informação (TI) e empresários devem se inscrever, gratuitamente, no Portal Unipê (www.unipe.br/itjob/) e informar o interesse no evento. O ITJOB é uma iniciativa do Unipê com o apoio do Sebrae, Farol Digital e a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da empresa Sucesu-PB, Faculdade Idez e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
            "A Paraíba é referência em formação de pessoal qualificado em TI. Nossos profissionais são exportados para as principais empresas do mundo, o que tem atraído alunos de todo o Brasil para cá. De olho nisso, empresas se instalam aqui. A Brascom anunciou cerca de 100 mil vagas na área de TI para 2012 e já está em contato com a Sucesu para trazer empreendimentos para nosso Estado", ressaltou o coordenador geral de Computação do Unipê, professor Luiz Mauricio Martins.
A gestora do projeto Farol Digital, Danyele Raposo, informou que cerca de 50 empresas da Paraíba deverão participar do evento. "Nesse evento, empresarários têm a chance de conversar diretamente com candidatos já pré-selecionados, de acordo com o perfil que desejam. E o melhor: de forma gratuita, sem intermédio de uma agência", destacou.

Evento pioneiro
O ITJOB é pioneiro na Paraíba, gratuito e funciona da seguinte forma: Equipes do Farol Digital visitam empresas paraibanas para identificar vagas de empregos e estágios e qual o perfil de profissional que desejam. Após serem identificadas as vagas, estas serão cruzadas com os interesses e currículos de estudantes e profissionais da área de TI, que devem se inscrever pela Internet, para participarem da seleção e para que sejam agendadas rodadas de negociação com as empresas. Após o evento, as pessoas sairão com sua vaga garantida de emprego ou estágio.

220 contratados na 1ª edição
O professor Luiz Mauricio explicou que, no ITJOB, os participantes encontrarão um ambiente aberto, onde empresários paraibanos colocarão que tipo de profissionais de TI estão buscando e sentarão com os estudantes de todas as universidades do Estado para apresentar oportunidades de empregos e estágios. Ele lembrou que na 1ª edição do evento, que aconteceu em setembro de 2010, o ITJOB reuniu mais de 1,3 mil pessoas e garantiu 220 vagas de empregos e estágios aos participantes.
"Esta é uma oportunidade de empresas do Estado descobrirem talentos paraibanos e contratá-los, ao invés de perdê-los. Com isso, contribuimos para que os profissionais locais permaneçam na Paraíba e ajudem no crescimento sustentável da Paraíba", afirmou o professor Luiz Mauricio Martins.
Da Redação com Secom -JP

Corpo de Bombeiros inicia inspeção de pontos turísticos no Estado

 
Uma vistoria para garantir mais segurança às pessoas que visitam locais turísticos em todas as regiões do Estado está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. O trabalho foi iniciado na tarde dessa quarta-feira (28), na cidade de Guarabira, onde uma guarnição comandada pelo major Artur Vieira vistoriou a área do Santuário Frei Damião.
O major Vieira foi designado pelo coronel Jair Carneiro de Barros, comandante geral do Corpo de Bombeiros, para realizar a inspeção nos locais turísticos, iniciada no Brejo paraibano. Outros locais daquela área também serão visitados, entre eles as cachoeiras do Roncador, Ouricuri e Poço Escuro, e também a Pedra da Boca. No litoral, entram na lista as praias de Baía da Traição, Campina, Barra de Camaratuba e Marcação.
As inspeções serão realizadas periodicamente, principalmente as praias, por causa da chegada da alta estação. “Estaremos com guarnições em toda a orla marítima do Estado, para orientar os banhistas e oferecer mais segurança durante o verão”, garantiu o major.
Encosta – A inspeção foi iniciada pelo Santuário de Frei Damião por se tratar de um monumento instalado em local bastante alto, com encostas perigosas e sem proteção. Desde sua inauguração, em dezembro de 2004, o santuário já foi visitado por mais de 200 mil pessoas. Nos finais de semana, recebe cerca de mil pessoas, entre turistas e devotos do religioso.
Na próxima semana, a inspeção ocorrerá em pontos turísticos na região do Sertão paraibano, existentes principalmente em Patos, Sousa e Cajazeiras.

Da Redação com Secom-PB

MP: 621 crimes de tráfico de entorpecentes são denunciados

MP: 621 crimes de tráfico de entorpecentes são denunciados
A cada 13 horas, o Ministério Público da Paraíba oferece uma denúncia por crime de tráfico de entorpecentes em todo o Estado. De acordo com dados do Relatório de Atividades Funcionais (RAF), somente no primeiro semestre de 2011, foram oferecidas 323 denúncias de tráfico. Em 2010, os promotores de Justiça ofereceram 621 denúncias em toda a Paraíba, sendo 117 somente em João Pessoa.

Os dados revelam ainda que, em 2010, foram recebidos ou instaurados pelo MPPB 888 inquéritos ou notícias criminais por crime de tráfico. Segundo o promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins, promotor de Justiça Auxiliar da Capital, o número de inquéritos ainda é bem inferior ao número de crimes existentes. “Embora não seja o procedimento ideal, é de conhecimento público que, no Brasil, apenas cerca de 10% dos comunicados de ocorrência de crime, os chamados Boletins de Ocorrência, dão ensejo a investigações pela polícia civil. Isso ocorre porque, em face do reduzido número de agentes e delegados, priorizam-se as investigações pertinentes aos crimes mais graves, de maior repercussão social ou aqueles cuja autoria já seja conhecida”, explicou o promotor.

O promotor informou que os inquéritos aportam no Ministério Público em decorrência das investigações levadas a efeito pela Polícia Civil e em virtude dos flagrantes operados pela Polícia Militar. “Uma denúncia somente pode ser ofertada, quando há prova da materialidade do crime e indícios suficientes de sua autoria, o que deve ser colacionado aos autos pela autoridade policial, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, o que não impede de que, após a denúncia, outras provas sejam produzidas durante toda a instrução criminal. A ação penal, ou seja, o processo propriamente dito, apenas acontece com o recebimento da denúncia pelo juízo”, disse Ricardo Alex Almeida.

Quando os inquéritos aportam no MP sem conclusão são devolvidos à delegacia. Em 2010, foram baixados à origem para a realização de diligência 217 inquéritos. “Não havendo réus presos envolvidos no caso, é comum que os delegados requeiram ao Ministério Público a renovação do prazo para a conclusão das investigações, o qual pode variar de 30 a 60 dias, para que novas diligências sejam levadas a termo, no afã de se definir a autoria delitiva e carrear novas provas ao inquérito para dar subsídios à denúncia”, disse o promotor. Epidemia

Para o promotor Ricardo Alex Almeida, as drogas se tornaram uma epidemia social. “A situação atual de João Pessoa não difere da de outras capitais ou mesmo do interior de nosso Estado no que concerne ao tráfico de drogas ilícitas. Trata-se de verdadeira epidemia social que deve ser tratada com urgência, prioridade e o máximo de atenção pelo poder público, vez que, além de política criminal, é questão de saúde pública. Além do mais, o tráfico atualmente é o grande desencadeador dos outros crimes, haja vista que homicídios, roubos e extorsões são praticados em decorrência dele”, destacou.

Ele informou que as drogas mais comercializadas continuam a ser o crack, a maconha, a cocaína e os comprimidos Artane. “Não há classe social ou bairro que se veja excluído da estatística. Em muitos casos, inclusive, são praticados por mulheres, que são flagradas tentando adentrar nos presídios locais com drogas escondidas em seu próprio corpo, a pedido de apenados que, embora presos, continuam a comandar o tráfico em nossa cidade”, comentou o promotor. “O Ministério Público tem procurado agir como fomentador de políticas públicas que visem a desarticular o tráfico, seja dando respaldo a ação policiais bem planejadas e concatenadas, seja envidando esforços para que a instrução criminal se conduza com rigidez e atenda sempre à legalidade”, concluiu o promotor.


Ascom MPPB

quarta-feira

Polícia Rodoviária Federal apreende arma e carro adulterado na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em patrulhamento na BR-101 Norte, entre João Pessoa e Mamanguape, apreendeu nesta terça-feira, dia 27, uma arma, munição e um carro adulterado com a documentação falsa. Três pessoas foram detidas, inclusive um motorista embriagado.
A primeira abordagem foi às 16h, no km 36, em Mamanguape, onde um homem que conduzia uma motocicleta Honda CG125, estava portando ilegalmente um revolver calibre 38 com cinco munições intactas.
Em seguida, às 17h, no km 0,5 na Divisa PB/RN, município de Mataraca, foi apreendida uma “pic-up” Fiat Strada, que estava com a identificação veicular adulterada e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, falsificado.
No retorno, às 21h40, no km 75, em Santa Rita, a equipe flagrou um homem conduzindo um Fiat Palio, sob efeito de bebida alcoólica.
Os envolvidos e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Polícia conforme jurisdição da ocorrência.

Da Redação com O Norte