quinta-feira

EUA

Obama deve anunciar ajuda econômica ao mundo árabe

Objetivo é induzir nações a empreender reformas democráticas

A fala de Obama: pacote para nações islâmicas em turbulência
A fala de Obama: pacote para nações islâmicas em turbulência (Jewel Samad/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará nesta quinta-feira um plano de ajuda econômica de bilhões de dólares para promover a democratização do mundo árabe, com base no modelo aplicado na Europa Oriental após a Guerra Fria, revelaram funcionários americanos. O plano, inicialmente destinado a Egito e Tunísia, quer incitar outros países do Oriente Médio e do norte da África, palco de revoltas populares desde o início do ano, a empreender reformas democráticas, segundo os funcionários, que pediram para ter a identidade preservada.
Obama apresentará a nova iniciativa a partir das 12h40 (horário de Brasília), em discurso sobre a estratégia americana diante da onda de protestos pela democracia que atinge o Oriente Médio e o norte da África. Um funcionário revelou que a ideia é baseada em "algumas das medidas adotadas com sucesso na Europa Oriental durante a queda da "Cortina de Ferro", e seriam "aplicadas nos países em transição à democracia no Oriente Médio e no norte da África".
"Trata-se do início de um esforço de grande envergadura", destacou o funcionário, citando Egito e Tunísia como os primeiros beneficiários. "Esperamos que nos próximos anos surjam novas transições democráticas". O plano de Obama pedirá ao Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Berd) que amplie seu raio de ação. Os 60 países contribuintes do Berd se reunirão nesta sexta-feira para examinar um projeto de ampliação das atividades ao norte da África.
(Com agência AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário