Tendo em vista a divulgação de um estudo realizado pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, no dia ontem, quarta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal, fez um levantamento dos últimos quatro anos sobre acidentes registrados com veículos motorizados de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores), nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba.
Os acidentes envolvendo motos são responsáveis por 22,16% do total de ocorrências, entre os períodos de 2007 a 2010, quando foram registrados nas estradas paraibanas, 13.377 acidentes, com 8.336 feridos e 740 mortos.
Quanto aos números de vítimas, os feridos em acidentes envolvendo motos, atingem a taxa de 43,91%, enquanto que os mortos chegam a 35,95%.
A Polícia Rodoviária Federal considera que esses índices tendem a aumentar, se as pessoas que conduzem motocicletas não trafeguem corretamente como manda a legislação. Dentre as irregularidades mais freguentes, destaca-se o não uso do capacete (equipamento obrigatório de proteção e segurança), e ainda cometem várias outras infrações de trânsito.
Mesmo com o grande número de veículos em circulação no estado da Paraíba, que atualmente já ultrapassam 720 mil veículos, que a cada ano sobe em média 11%, não justifica que uma motocicleta, a qual ocupa um terço do espaço utilizado por um automóvel normal, seja a vilã das estradas.
A imprudência de alguns condutores desses tipos de veículos, chegou ao extremo, uma vez que está se tornado comum, as ocorrências de colisões entre motos nas rodovias, onde as pistas possuem trechos que medem mais de sete metros de largura. Fato considerado inadmissível.
Os condutores de motocicletas, motonetas, ao transitarem na rodovia, além do do farol aceso, devem se manter no centro da faixa da pista do lado direito da via. Já os ciclomotores, excepcionalmente, por serem veículos que atingem baixa velocidade, apenas são autorizados a transitar pelo acostamento.
Todos, independente da categoria dos veículos de duas rodas, são obrigados a usar capacetes e devem observar e respeitar a sinalização, evitar ultrapassagens pela direita e acostamento, transpor canteiro o central da pista e também transitar nas laterais dos veículos utilizando-se da faixa de sinalização.
Bom lembrar, que devem está vestidos e calçados adequadamente. Também, evitar de transitar próximo as laterais e portas traseiras dos automóveis, onde ficam localizados os pontos cegos dos espelhos retrovisores, porque nem sempre os motoristas conseguem observar a motocicleta quando está entre esses pontos.
Os motociclistas jamais devem fazer uso de bebida alcoólica se forem pilotar seus veículos.
Período de 2007/2010
ACIDENTES FERIDOS MORTOS
13.377 8.336 740
Fonte: PRF
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