sábado

Indústria do chocolate abre 16 mil vagas

Indústria do chocolate abre 16 mil vagas

A expectativa de efetivação de temporários pode chegar a 30%

AE
Páscoa vai agitar o mercado de trabalho nos próximos meses
Os fabricantes de chocolate estão com 16 mil vagas temporárias abertas em todo o país para a Páscoa 2011. Deste total, mais de 4.000 postos de trabalho são para o Estado de São Paulo. A expectativa de efetivação dos temporários após o fim do contrato pode chegar a 30% em algumas empresas. Elaine Andrade, professora da área de gestão de pessoas da Faculdade Trevisan, explica que "o emprego temporário pode ser encarado como porta de entrada na empresa".
- Lembre-se sempre que, apesar do contrato com data de validade, os melhores sempre têm grandes chances de ficar.
Só a Pandurata - companhia que detém as marcas Bauducco, Visconde e Hershey's - planeja contratar em todo país cerca de 1.500 funcionários temporários até o final de janeiro. Mais da metade para São Paulo ou Rio de Janeiro. O número de contratações é 10% maior do que o mesmo período do ano passado.
Rodrigo Mainieri, gerente de marketing de produtos sazonais da Pandurata, diz que o crescimento se dá em razão do desenvolvimento natural do mercado e do volume comercializado pela empresa nos últimos anos, especialmente com a entrada de novos consumidores das classes C e D, por exemplo.
A fábrica de chocolates Top Cau, que já contratou 680 temporários em São Paulo, ainda pretende selecionar 1.000 funcionários no país a partir de fevereiro, dos quais 400 devem ficar no Estado.
Alais Fonseca, gerente de Marketing da Top Cau, afirma que "esse numero é maior do que o ano passado".
- Em 2010, recrutamos 750 pessoas no Brasil todo. O aumento é por causa da ampliação do quadro de clientes. Estamos tendo mais demanda das grandes lojas.
Já o grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e DanTop, tem 350 vagas para auxiliar de produção e 50 oportunidades para as lojas próprias Kopenhagen e Brasil Cacau no período de Páscoa.
Magali Carvalho, gerente de recursos humanos do grupo, conta que, geralmente, contratam 20% do quadro de temporários.

- São as pessoas que se destacam, mostram ter perfil de vendas e se posicionam bem. Quem se destaca, tem sua vaga garantida no grupo CRM.
- Quando um funcionário vai muito bem e não temos vagas, o que pode acontecer muitas vezes, nós guardamos o currículo e chamamos durante o ano. Às vezes até indicamos para as lojas franqueadas, que fazem a seleção direta.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário