Mês de janeiro. Verão. Férias. Essa é a época mais esperada entre aqueles que sobrevivem de turismo em João Pessoa, como donos de hotéis, agencias de viagem, bares e restaurantes. Contudo, pelo menos para os primeiros, 2011 não correspondeu às expectativas: em janeiro do ano passado a ocupação dos hotéis de João Pessoa variou de 85 a 90%. Este ano eles só estão com cerca de 65% dos seus leitos preenchidos.
De acordo com o empresário Rafael Maia, diretor de marketing da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB), os números mostram que ainda falta investimento no turismo da Paraíba. “É preciso que haja mais divulgação”, defendeu. Segundo Rafael, um dos motivos para a menor ocupação dos hotéis nessa época é a diminuição do número de vôos charters (fretados). Em janeiro de 2009, chegaram três vôos charters a João Pessoa, em 2010 três e este ano apenas um. Cada vôo desse tipo transporta cerca de 170 passageiros.
Segundo dados da ABHI, em João Pessoa existem 7.819 leitos nos hotéis. Destes, cerca aproximadamente 2.700 devem estar desocupados. Os hotéis mais procurados pelos turistas são os da Orla, principalmente da praia de Tambaú.
Bares e restaurantes
A Associação Brasleira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-Pb) afirmou que o movimento de turistas está correspondendo às expectativas para o período do ano, considerado um dos de maior lucratividade. O setor espera um crescimento de pelos menos 10% nas vendas em relação ao ano passado.
Lindjane Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário