quinta-feira

Operação Verão em Jacumã

AmpliarCorpo de Bombeiros vai realizar curso de resgate em enchentes e inundações
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba vai oferecer aos policiais que integram o seu efetivo um curso de aperfeiçoamento voltado para a área de resgate em enchentes e inundações com o objetivo de garantir uma melhor assistência às populações que venham a ser vitimadas por ocorrências relacionadas às fortes chuvas que estão sendo registradas no Estado. Segundo o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, capitão Artur Vieira, a iniciativa já foi autorizada pelo Governo do Estado e, no máximo em 15 dias, as aulas estarão sendo ministradas.
“Nós temos uma previsão, para este ano de 2011, da ocorrência de mais chuvas do que as que foram registradas em 2010. Isso nos coloca em estado de alerta e exige providências, não somente preventivas, mas também de aperfeiçoamento de nossa capacidade de atuação”, comentou o capitão Vieira, adiantando que o Curso de Resgate em Enchentes e Inundações terá duração de uma semana e programa baseado em ensinamentos nas áreas de “Operação com embarcações”, “Transposição de cursos de água”, “Retirada de vítimas ilhadas” e “Uso de equipamentos especiais” (mosquetões, cabos, bóias e equipamentos de proteção individual – coletes, capacetes etc.).
A parte operacional do curso será realizada na sede do Batalhão de Busca e Salvamento, localizada na Avenida Cabo Branco, na orla de João Pessoa. Já a parte teórica acontecerá na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na BR-230, no bairro de Oitizeiro. A equipe de instrução será composta pelos capitães Vieira (pós-graduado em Salvamento no Mar) e Erik Francisco (pós-graduado em Mergulho), e pelos tenentes Renato (pós-graduado em Salvamento no Mar) e Tiago Aragão (pós-graduado em Mergulho). Contatos também estão sendo feitos no sentido da participação de um coronel do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.
Operação Verão – Durante os três primeiros meses de 2011, o Corpo de Bombeiros estará reforçando o atendimento à população com a integração de alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (20 alunos) e de Formação de Soldados (44 alunos) às atividades da corporação militar.
Segundo o capitão Vieira, durante o período de carnaval, que este ano acontece no mês de março, além dos postos fixos de guarda-vidas distribuídos na faixa litorânea de João Pessoa que vai do Litoral/Gramame Sul ao final da praia de Manaíra (início do Retão), outros postos serão ativados na orla marítima da Grande João Pessoa (Conde, Lucena, Baía da Traição, Jacumã) e também nos municípios onde ocorrem os chamados “carnavais molhados” (cidades do interior do Estado que utilizam áreas próximas aos mananciais para realizarem suas festas).
Para garantir a presença de bombeiros/militares nessas áreas, os prefeitos devem encaminhar solicitação ao Comando do Corpo de Bombeiros, segundo enfatizou o capitão Vieira.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário