sexta-feira

Pretinha destaca formação de atletas na abertura de Jogos Escolares, em Campina

 
A solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Paraíba 2011, categoria 12 a 14 anos, nesta quinta-feira (11), à noite, no ginásio da Escola Estadual da Prata,  em Campina Grande, foi marcada pelo desfile dos atletas das escolas campeãs das 12 regionais de ensino, apresentações artísticas e a manifestação de incentivo aos jovens feita por  Ednalva Laureano, “Pretinha”.  A etapa termina no dia 19 deste mês.

Para Ednalva, os jogos, promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, são fundamentais na formação de futuros atletas. “Daqui vão sair certamente futuros campeões nas diversas modalidades esportivas e com formação profissional. Por isso, fiz questão de estar aqui para incentivar os alunos”, ressaltou “Pretinha”, campeã de inúmeras corridas e finalista da São Silvestre.
Para Átila Fernandes, atleta do time de Handebol de Guarabira, a presença de Ednalva Laureano demonstrou o exemplo de que é possível vencer mesmo diante das dificuldades. “Vamos jogar para ganhar, mas acho que o importante é competir com os alunos da rede estadual”, comentou.
A atleta de vôlei de Campina Grande, Tainara Katiele, disse que os jogos integram não somente quem participa da competição, mas também os alunos que ficam na torcida. “É um incentivo para a prática esportiva”, declarou.
Emoção – A apresentação do grupo de dança da Apae-CG (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) emocionou atletas, técnicos e dirigentes. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, destacou a interação do esporte da cultura na abertura com exemplo de superação e ressaltou também o exemplo de Ednalva Laureano.
“O despertar para o esporte acontece nas escolas. A participação dos atletas nas competições regionais foi forte e esperamos jogos escolares competitivos. Não temos dúvidas de que a Paraíba será bem representada nas Olimpíadas Escolares”, avaliou o secretário. Ele anunciou para o dia 13 de setembro uma reunião com os secretários municipais para apresentação do calendário escolar esportivo, juntamente com o secretário executivo José Marco, que também participou da abertura dos Jogos Escolares em Campina.
Fábio explicou que as escolas campeãs estão se enfrentando para saber quem vai representar a Paraíba nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos, que serão realizadas no mês de setembro em João Pessoa.
A etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba reúne cerca de 1000 alunos de 200 escolas estaduais e particulares de diversos municípios da Paraíba e vão ser disputadas nas seguintes modalidades: voleibol, futsal, handebol, basquete, badminton, atletismo, natação, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e judô.
Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário