quarta-feira

Idoso é morto após testemunhar assaltos em João Pessoa, PB

Dois suspeitos estão presos e serão submetidos a reconhecimento.

Idoso teria testemunhado assaltos em frente a faculdade na capital.

Polícia procura suspeitos de matar idoso em João Pessoa   (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Polícia entrou no São José para prender suspeitos de matar idoso (Foto: Walter Paparazzo/G1)


Dois jovens de 18 e 19 anos de idade foram presos na noite da tera-feira (30) em João Pessoa, sob suspeita de envolvimento em três assaltos seguidos de um assassinato em frente a uma faculdade. O crime aconteceu na BR-230, no bairro Pedro Gondim.
De acordo com a Delegacia de Homicídios da capital, a vítima do assassinato foi um idoso que presenciou os assaltos. Dois jovens teriam se aproximado da faculdade à bordo de uma motocicleta e assaltado três estudantes que chegavam para assistir às aulas.
Antes de fugir, os assaltantes atiraram para assustar os pedestres, porém os tiros atingiram Samuel Batista de Vasconcelos, de 70 anos, que caminhava em direção a uma passarela para atravessar a rodovia. O idoso morreu no local.
Suspeito de matar idoso é preso em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 Suspeito de matar idoso é preso
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Horas mais tarde, policiais militares encontraram os dois suspeitos de participação nos crimes em um bairro próximo, o São José. Um dos jovens teria dirigido a moto e facilitado a fuga, enquanto o outro se encarregava de roubar os objetos e disparar tiros para fugir sem que a dupla fosse seguida. Também foram recuperados dentro de uma casa os objetos que teriam sido furtados dos estudantes.
Os dois jovens foram levados para a Delegacia de Homicídios de João Pessoa e passaram a noite detidos. Eles deverão ser submetidos a um processo de reconhecimento nesta quarta-feira (31) por parte das vítimas dos assaltos.
Da Redação com G1 PB

Duciran Farena palestra sobre judicialização da saúde em evento do TCE-PB

 
Para o MPF, a judicialização não é uma das causas da crise da saúde, mas sim um reflexo dela
Judicialização da saúde. Este foi o tema do painel do procurador regional dos Direitos do Cidadão Duciran Farena, durante o Seminário Sobre Saúde Pública na Paraíba, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), na última sexta-feira.
Na ocasião, Duciran Farena explicou que a crescente interferência de decisões judiciais na execução de ações do Sistema Único de Saúde (SUS) é indesejável, mas é indispensável por ser o único remédio contra as más administrações que não investem em saúde, não implementam políticas públicas eficientes e até mesmo contra desvios de dinheiro da saúde.
“Reconhecemos que não cabe ao Judiciário e ao Ministério Público definir qual o tratamento mais adequado para aquele problema, pois o processo é necessariamente limitado às partes. Em muitos casos, o tempo é exíguo para que sejam apreciados todos os fatores envolvidos – como saber, em poucos dias ou horas, qual o tratamento mais indicado para aquela pessoa, ou se existem casos mais graves?”, afirmou.
De acordo com o procurador, a judicialização não é uma das causas da crise da saúde, mas sim um reflexo dela. Tal procedimento não pretende tirar a definição da política pública, que deve ser sempre do gestor e do povo através do poder legislativo, mas sim, corrigi-la quando é omissa com relação ao direito à saúde. “Daí nasce o direito do Ministério Público, associações e pacientes de recorrer à Justiça para terem assegurado o direito. O MPF tem procurado suprir essa lacuna dos pacientes que não têm acesso ao judiciário, entrando com ações coletivas”, ressaltou
A mesa de honra do evento foi formada pelos conselheiros Fernando Rodrigues Catão e  Fábio Túlio Nogueira, respectivamente, presidente e vice do TCE-PB e pelo ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A programação contemplou sete painéis.

Falta de medicamentos

Duciran Farena relembrou que neste ano vários pacientes recorreram desesperados ao Ministério Público em busca de uma solução para a falta de medicamentos excepcionais, e que no estado faltam os medicamentos que são reconhecidos no protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS) como de dispensação obrigatória. “Verifica-se que a judicialização, muitas vezes, é conveniente para o gestor, porque quando convocado ele diz que são tantas liminares que não consegue organizar o serviço. Usa-se a judicialização para dizer que não existem recursos e que as liminares são as culpadas por não conseguirem comprar nada de forma organizada”.
Para o MPF, a falta de dinheiro não deve ser usada como pretexto para o estado descumprir a Emenda Constitucional nº 29, que determina a aplicação de 12% dos recursos tributários em ações e serviços de saúde. E, foi tendo em vista que em 2007 o estado gastou efetivamente 7% de recursos com a saúde, que o MPF ajuizou uma ação civil pública julgada recentemente procedente pela Justiça Federal.
Além disso, no final de 2010, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba (CEDDHC), presidido por Duciran Farena, promoveu um debate entre representantes dos dois candidatos a governador do estado, para discutir quais seriam as políticas de direitos humanos adotadas. Naquela ocasião, eles disseram que cumpririam com a EC nº 29, mas, recentemente, o governo apelou da sentença que obrigou o estado da Paraíba a aplicar 12% em ações e serviços da saúde.

Transplante de rim

Duciran Farena lembou ainda que depois de cinco anos insistindo em saber o porquê do estado da Paraíba não fazer transplante de rim, o MPF propôs uma ação para obrigar a prestação do serviço, principalmente para que os 30 primeiros pacientes em situação mais grave fossem mandados para outros estados. “Se o serviço não existisse formalmente na Paraíba, o paciente conseguiria se tratar em outro estado normalmente. Mas, como ele existe, o paciente não consegue se transferir”, explicou
Tal ação foi julgada procedente pela Justiça, com obrigação de internação dos 30 pacientes através do Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade (CNRAC). Em recurso, o TRF-5 manteve a decisão da primeira instância mas, através de uma suspensão de tutela antecipada, o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão e alegou a reserva do possível porque não haveriam recursos suficientes para atendimento e este desorganizaria a fila do SUS. “Do meu ponto de vista é uma decisão absolutamente injustificada, porque todos os pacientes estavam prontos para a cirurgia e esta seria feita normalmente se o serviço não existisse na Paraíba. O que existe é um serviço que não funciona”, ressaltou.

MPF-PB

IV Tambaba Open de Surf Naturista é lançado pelo movimento Naturistas Unidos

 
Abertura do Tambaba Open (foto:divulgação)

A praia de Tambaba, localizada no litoral Sul do estado, vai ser palco da IV edição do Tambaba Open de Surf Naturista. O evento idealizado e organizado pelo movimento Naturistas Unidos, acontece nos dias 10 e 11 de setembro na área destinada a prática do naturismo e foi lançado em Tambaba (foto). O campeonato tem o apoio da PBTur, via divulgação junto aos meios de comunicação do país. O evento esportivo destina-se aos praticantes do surf e do bodyboard, naturalistas e banhistas. O coordenador do evento é Carlos Santiago.

Da Redação com  RC Vip´s

SONATA inicia campanha de filiação de novos sócios e recadastramento dos antigos



A SONATA iniciou no último domingo (21/ago) a sua campanha de filiação de novos sócios e recadastramento dos sócios antigos. Pela primeira vez, esses procedimentos poderão ser realizados eletronicamente através do hotsite da SONATA feito exclusivamente para essa campanha, visando dar "mais dinamismo para os procedimentos administrativos e financeiros" afirma Daniel Santos, presidente da SONATA.

Os sócios antigos, também precisam se recadastrar, afim de atualizarem seus dados e receberem o boleto para pagamento.

A taxa de R$ 50,00 será cobrada a cada 3 meses (média de R$ 16,66 ao mês) e será enviada eletronicamente para o e-mail do sócio.

Ao se filiar a SONATA, você receberá a Carteira de Sócio, o Passaporte Naturista (FBrN / INF-FNI), terá acesso irrestrito a área reservada ao naturismo em Tambaba, acesso a área reservada do site da SONATA, receberá boletins periódicos das noticias, eventos e promoções dos nossos parceiros, além de participar descontos especiais em nossos parceiros e ajudar a manter esse paraíso sempre lindo e bem cuidado que é Tambaba.

Estiveram presente na abertura da campanha João Olavo, Rayssa Neves e José Wagner (presidente, secretária e conselheiro maior da FBrN respectivamente), Daniel Santos, Zeneide Lígia e José Marcos (presidente, secretária e conselheiro de ética da SONATA respectivamente). 


Da Redação com Sonata

segunda-feira

Acidente entre dois veículos em Campina deixa vários feridos


Acidente na noite deste domingo (28), envolvendo dois veículos, deixou vários feridos. A colisão foi na Alça Sudoeste, nas proximidades do Hospital de Trauma de Campina Grande, quase que no mesmo local onde em janeiro deste ano foi vítima de acidente o humorista Shaolin.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal, um Corsa que vinha no sentido Queimadas para o sertão foi violentamente atingido por um Ford Fiesta que tentava pegar a Avenida Floriano Peixoto.
A nossa reportagem esteve no local e constatou que um dos carros caiu numa ribanceira e capotou. O casal que estava no carro nada sofreu.
O motorista do Fiesta e uma mulher ficaram presos no Fiesta e foram socorridos por equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. As vítimas foram levadas para o Hospital de Trauma. Mais informações nesta segunda-feira, 29.

Da Redação com PB1

Mar avança e destrói parte de calçada em praia de João Pessoa, PB

Calçada foi destruída na praia do Seixas durante o fim de semana.

Acesso fica difícil para os banhistas.

Praia do Seixas (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB) 
 
Mar avançou durante o fim de semana e destruiu parte da calçada localizada na praia do Seixas em João Pessoa. Área causa risco para os pedestres que passam pelo local  (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
 
Da Redação com  G1 PB

Pequeno avião cai em área residencial na Alemanha

Equipes de emergência trabalham neste domingo (28) no local da queda de um pequeno avião na cidade alemã de Stockstand (Foto: AFP)
Equipes de emergência trabalham neste domingo (28) no local da queda de um pequeno avião na cidade alemã de Stockstand (Foto: AFP)

Duas pessoas ficaram feridas no acidente (Foto: AFP) 
Duas pessoas ficaram feridas no acidente (Foto: AFP)
Da Redação com Globo.com

Governador desapropria áreas para a construção da barragem de Pitombeiras



 
 
  O governador Ricardo Coutinho assinou decreto de desapropriação de três áreas com total de 69 hectares no município de Alagoa Grande para a construção da barragem Pitombeiras.  A assinatura aconteceu na noite desse sábado (27), na Câmara Municipal de Alagoa Grande, onde recebeu o título de cidadão alagoagranden
Ricardo reafirmou que os recursos para a construção da barragem Nova Camará (R$ 29 milhões), das adutoras (R$ 39 milhões) e da barragem de Pitombeiras (R$ 7 milhões) estão garantidos pelo Governo Federal, assim como mais R$ 4 milhões de recursos do Estado para a implantação dos sistemas de abastecimento de água. “Essa é uma conquista do Governo do Estado e do povo paraibano, dentro da perspectiva de levar água às cidades da região, como Esperança, Remígio, Alagoa Grande e Alagoa Nova”, ressaltou.
De acordo com o decreto assinado pelo governador, são três áreas particulares que medem, cada uma, 23,04 hectares, 35,48 hectares e 10,46 hectares, na zona rural de Alagoa Grande. As áreas ficam declaradas de utilidade pública para fins de desapropriação após a publicação no Diário Oficial do Estado.

Para o prefeito da cidade, Bosco Carneiro, a construção da barragem Pitombeiras será um marco para a resolução definitiva da falta de água no município. “Agradeço a sensibilidade e o empenho do Governo do Estado no intuito de viabilizar a liberação de recursos no Ministério da Integração”, destacou o prefeito de Alagoa Grande, Bosco Carneiro.
Participaram da sessão o prefeito de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Júnior, o secretário de Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério, o presidente da Câmara, vereador Josildo Lima Oliveira, e os vereadores Gilberto Marques, Jomerson de Vasconcelos, Marcos Antônio, Marcelo Santos, Fabiano Luz, Duca Chaves e Maria Alves Cavalcanti.

Da Redação com Secom-PB

quinta-feira

Tribunal Regional Eleitoral da Paraiba vai renovar urnas eletrônicas para as eleições de 2012

Com essa renovação, o TRE atingirá o montante de 10.975 urnas

 
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estará recebendo, até 14 de outubro próximo, 3.124 urnas eletrônicas  modelo 2010, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que substituirão todas as urnas modelo 2000 ainda existentes no TRE-PB.
No primeiro semestre  de 2012, o TRE-PB receberá mais 894 urnas modelo 2010, totalizando 4.018 urnas, o equivalente a renovação de 40 por cento do seu total de urnas.
Com essa renovação o TRE-PB atingirá o montante de 10.975 urnas eletrônicas, onde as mais antigas (UE 2004) corresponderão a 14 por cento do total. As demais, estarão prontas para serem utilizadas em seções eleitorais com identificação biométrica do eleitor – impressão digital.
 
Fonte: Da Redação com Assessoria

Incêndio de dezenas de carros preocupa em Berlim

Veículos vêm sendo incendiados por nove madrugadas consecutivas

Uma série de incêndios em carros, ocorridos por nove madrugadas consecutivas em diversos bairros de Berlim, preocupa as autoridades da cidade.
Mais de 80 veículos foram destruídos nas últimas sete noites - Steffen Tzscheuschner/Efe

                                                              Steffen Tzscheuschner/Efe
Mais de 80 veículos foram destruídos nas últimas sete noites
Na madrugada de terça para esta quarta-feira, três automóveis foram destruídos e um quarto foi parcialmente danificado pelas chamas. Só nas últimas sete noites, mais de 80 veículos foram destruídos.
"A situação é muito séria", reconheceu o ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich.
O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, atualmente em plena campanha para se reeleger, em eleições regionais agendadas para 18 de setembro, admite não saber como solucionar a onda de vandalismo.
"Não temos como vigiar a cidade inteira", disse ele.
Números
Só neste ano, mais de 360 veículos em Berlim foram destruídos por fogo, colocado propositalmente, conforme informações da polícia.
A pelo menos metade dos casos, os investigadores atribuem um motivo político. Mas até agora, nenhuma organização assumiu a autoria dos ataques.
A administração da cidade oferece uma recompensa de 5 mil euros (cerca de R$ 11,5 mil) para quem der informações que levem à prisão dos criminosos.
Os investigadores berlinenses dispõem desde o início desta semana do auxílio da Polícia Federal alemã.
O policiamento noturno foi reforçado e conta com 250 policiais no patrulhamento às ruas, incluindo homens vestidos à paisana e o apoio de helicópteros. Uma missão difícil, já que há 1,2 milhões de veículos registrados na cidade.
A grande maioria dos prédios berlinenses não dispõe de estacionamento, e os motoristas acabam tendo que deixar seus carros na rua ou alugar vagas. Um serviço de agenciamento de aluguel de imóveis registrou na última semana quase uma duplicação da demanda por vagas pagas para automóveis na capital alemã.
A onda de incêndios a carros também atingiu outras regiões do país. Na última noite, quatro automóveis foram incendiados em Dusseldorf. Cidades como Hamburgo, Chemnitz, Colônia, Munique e Marburg também registraram incêndios em carros, ainda que em menor escala.
A queima de veículos durante a noite não é uma novidade em Berlim. Nos últimos anos, foram registrados centenas de casos. O ápice foi em 2009, ano em que mais de 200 carros queimaram durante a noite. Em 2010, a cota ficou em menos de 150 veículos.
Motivos
Os ataques, geralmente contra carros mais caros, como BMWs e Mercedes, vêm sendo atribuídos a ativistas de extrema esquerda que protestam contra a especulação imobiliária em áreas que até havia pouco tempo eram caracterizadas por moradias simples e custo de vida barato, mas onde os preços dos aluguéis têm subido.
Nos últimos dias, entretanto, a maioria dos ataques ocorreu em bairros que já são tradicionalmente mais caros, habitados por classe média alta.
Especialistas em criminalística não descartam a possibilidade de que o recente crescimento do número de atentados seja fruto da influência dos tumultos ocorridos há duas semanas na Inglaterra.
"Os autores são possivelmente jovens a procura de ação, para compensar o pouco sucesso em suas vidas", avalia o diretor do Instituto de Criminalística da Baixa Saxônia, Christian Pfeiffer, acrescentando que o crescimento dos ataques contra veículos em Berlim possa ser influenciado pelas revoltas britânicas.
"Colocar fogo em carros dá aos incendiários berlinenses, assim como aos revoltosos de Londres, um sentimento de poder, por eles conseguirem, assim, driblar a polícia", diz o analista.

Da Redação com BBC

Cachorro mais feio da Grã-Bretanha encontra um novo amor


Londres (Inglaterra) - Depois de se tornar famoso por ser eleito o cão mais feio do Reino Unido em 2005, o cãozinho Mugly parece finalmente ter encontrado sua cara-metade. Para ajudar a aplacar sua solidão, o dono do animal, Bev Nicholson, adotou uma yorkshire chamada Millie, que não desgruda mais de seu "namorado".
foto materia principal
Cachorro mais feio do Reino Unido conquista uma nova namorada | Foto:Reprodução internet
Esta é a segunda tentativa de fazer com que Mugly não se sinta tão sozinho. Em 2010, ele se "casou" com a yorkshire terrier Lola, mas não conseguiu encontrá-la depois do matrimônio. A cadelinha mora em outro condado, o que dificulta os encontros do casal.

Desde a chegada de Millie, Mugly tem andado mais disposto, segundo seu dono. Os dois comem, dormem e brincam juntos o tempo inteiro, de acordo com Nicholson.

Mugly, que não tem pelos (exceto os bigodes, a sobrancelha e um tufo de cabelo estranho no topo de sua cabeça), precisa usar roupas contra o frio. “Mas Millie o ama pelo que ele é”, disse a mulher de Nicholson.

Da Redação com O Dia

PMJP vai acionar PF para investigar fraude na Receita

PMJP vai acionar PF para investigar fraude na Receita
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irá acionar a Polícia Federal para investigar uma tentativa de fraude junto à Secretaria da Receita Municipal. O problema aconteceu no último mês de junho, mas só agora em agosto, o governo municipal foi notificado pela empresa terceirizada responsável pela administração do Giss Online, um sistema de Escrituração Eletrônica do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), disponível pela PMJP e em que ocorreu a tentativa de fraude.


"A Prefeitura irá solicitar o apoio da Polícia Federal para que instale um procedimento e venha a constatar a autoria de quem usou o sistema para provocar a fraude. A presença da Polícia Federal é necessária porque há indícios de que o fato envolva pessoas de dois estados”, explica o procurador Geral do Município, Vandalberto de Carvalho.


A Receita Municipal foi informada pela empresa Eicon Controles Inteligentes de Negócios LTDA de que o falso cadastro foi efetivado no GissOnline no dia 3 de junho deste ano, a partir de um provedor em Fortaleza (CE). Um dos representantes da empresa está vindo a João Pessoa na próxima semana trazendo mais detalhes sobre a apuração do caso.


Segundo o coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação, Adrivagner Dantas, alguém utilizou o sistema online de cadastramento de prestação de serviços para fazer um cadastro fraudulento lançando uma fatura a ser paga pelo Município no valor de R$ 5.050.000,00. O ato foi detectado porque o fraudador utilizou no cadastro o nome da própria empresa responsável pela terceirização e acompanhamento do sistema, a Eicon. "A empresa detectou o erro e nos notificou sobre o falso cadastro”, destaca Adrivagner.


O secretário da Receita Municipal, Paulo Conde, já determinou que o cadastro realizado direto no sistema fosse prontamente cancelado. "Adotamos essa funcionalidade para facilitar o cadastramento por parte das empresas que estejam fora do município de João Pessoa. Agora, isso só será possível após uma prévia autorização da Prefeitura”, antecipa o secretário, garantindo que a descoberta da fraude impediu qualquer pagamento por parte do Município.


Serviço – O GissOnline é uma Ferramenta de Escrituração Eletrônica com Controle e Gestão Completa do I.S.S.Q.N que possui diversos facilitadores de escrituração através da internet ou ainda pelos módulos Offline e Remessa. A partir do sistema, o Município introduz controles de Retenção na Fonte (por Substituição Tributária), evitando assim a perda de arrecadação e, ao mesmo tempo, orientando as empresas a procederem, de forma correta, a sua escrituração e, conseqüentemente, a declaração do imposto.


Secom-JP

quarta-feira

Mapeamento revela os três pontos mais perigosos da orla da Capital

As áreas onde há maior risco de assaltos na orla de João Pessoa foram mapeadas pela Companhia de Polícia de Apoio ao Turista (Ceatur), em parceria com a Delegacia de Repressão a Entorpecentes. De acordo com o capitão Edher Santos, do comando da Ciclopatrulha, os locais que registram mais crimes são: o trecho final da praia de Cabo Branco, próximo à barreira de acesso ao Altiplano, o fim da avenida Beira Rio e o Largo da Gameleira.
Conforme o estudo feito pela Ceatur e pela Polícia Civil, a maior parte dos crimes é motivada pelo consumo de drogas, ou seja, os envolvidos têm interesse em furtar objetos de valor para trocar por entorpecentes e sustentar o vício.
O trecho final da avenida Cabo Branco, conforme o capitão Edher Santos, é alvo dos assaltantes por ser um local escuro e pouco movimentado. As vítimas geralmente são pessoas que estacionam carros, desembarcam e passeiam na praia.
Já no fim da avenida Beira Rio e no Largo da Gameleira, em Tambaú, os assaltantes aproveitam o movimento intenso, inclusive de turistas, para roubar objetos de valor. A dica da Polícia Militar é de que os pedestrem não ostentem joias ou aparelhos eletrônicos. Caso o assalto aconteça, a polícia recomenda que a vítima não reaja.
A Ceatur funciona desde fevereiro fazendo rondas em toda a orla de João Pessoa, com base em Tambaú. A companhia investe na ciclopatrulha para evitar pequenos furtos relacionados ao tráfico de drogas.

Da Redação com Paraíba 1

Obras do Anexo da Estação Cabo Branco começam mudar paisagem do Altiplano

Aproximadamente 60% das obras de ampliação da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, estão concluídas. De acordo com o engenheiro fiscal da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa, Walter Ribeiro, os serviços estão concentrados na drenagem, estrutura do prédio, instalações hidrosanitárias, tubulações e revestimento interno. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2012.
O complexo está sendo construído para atender a crescente demanda de atividades culturais da Estação Cabo Branco. Os investimentos giram em torno de R$ 18,9 milhões provenientes de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
De acordo com o projeto, o novo complexo é composto de três etapas: urbanização do entorno com
 abertura de vias e passeios públicos; drenagem da região e a construção do prédio. O prédio é composto por três pavimentos, onde funcionará a parte administrativa, o setor de exposições ou pavilhão, quatro mini-auditórios para eventos, galeria de exposições e restaurante.
O prédio se enquadra nas normas atuais de acessibilidade e possui bela e diferenciada arquitetura. Segundo Walter Ribeiro, não se pode esquecer de pontuar a sustentabilidade. O prédio contará sistema de ventilação natural, através de janelões, bem como com um ambiente climatizado com controle de umidade, o que permitirá receber exposições internacionais.

As obras de drenagem contemplam ainda em lago artificial de 2.903 metros quadrados com volume útil de 10.024,80 m³. O lago vai regular a vazão das águas pluviais a praia, represando e regulando o seu lançamento. O lago também é mais um requinte da arquitetura do empreendimento, pois vai formar um belo espelho d’água com linha de contorno diferenciada. Outro fator importante, destaca, é a preservação de uma área que será transformada em bosque e contará ainda com o plantio de novas espécies nativas.

Da Redação com Secom-JP

FCJA celebra Dia Nacional do Folclore com exposição de santeira

 
Celebração do Dia Nacional do Folclore/Secom-PB
A celebração do Dia Nacional do Folclore teve início na manhã desta terça-feira (23) na Fundação Casa de José Américo e prosseguirá até o dia 23 de setembro, em uma realização do Governo do Estado, com a exposição “Ana Pamplona – a imaginária sertaneja”. O evento contou com a parceria da Fundação Joaquim Nabuco (PE), que cedeu o acervo das obras da santeira paraibana, da coleção particular do pesquisador Roberto Emerson Câmara Benjamin, doadas ao Museu O Homem do Nordeste, que faz parte da  instituição pernambucana.
Durante um mês, a exposição poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no Salão de Exposição da FCJA, na orla do Cabo Branco. A exposição tem cerca de 40 peças de madeira, com representatividade da arte santeira, confeccionadas pela artista, que nasceu Ana Maria Pires, no ano de 1900, no município São João do Rio do Peixe, onde também faleceu, em 1984.
Na solenidade de abertura, a Fundação Joaquim Nabuco foi representada pela coordenadora de Planejamento e Difusão Cultural do Museu O Homem do Nordeste, a pesquisadora Silvana Barbosa Lira de Araújo.  Na ocasião houve uma mesa redonda intitulada “A arte santeira na Paraíba”, com a participação dos especialistas em arte popular Oswaldo Meira Trigueiro, José Nilton da Silva e José Augusto de Moraes. A mesa foi aberta pelo presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho, e coordenada pela diretora do Museu da FCJA, Janete Lins Rodriguez.
Sobre Ana Pamplona – Conforme texto do pesquisador e cientista político Roberto Emerson Câmara Benjamin, Ana Pamplona era agricultora e artesã santeira, casada com José Alves Pamplona, e devota de São José e São Francisco.  “Casou tão cedo que teve a desdita de enterrar o marido, filhos, netos e bisnetos. Para todas as doenças tinha ervas em seu jardim, mas não se considerava curandeira”, conta Benjamin.
O pesquisador diz também que ela fazia bichinhos de pano, preparava flores de tecidos, massa, laminados plásticos e em lata – capelas de noiva e coroas para enterros. Nos santos, começou restaurando imagens velhas, de madeira e gesso, com retoques. Depois passou a fazer as suas próprias imagens. Pedaços de faca, cacos de vidro, canivete, serrote, pregos, pincéis improvisados eram os seus instrumentos de trabalho, espalhados junto a latinhas de tinta industrial, pedaços de caixotes e tocos de umburana, tudo em cima ou no entorno da esteira onde se sentava para criar seus santos.
Da Redação com Secom-PB

Vídeo mostra policial baleado durante tiroteio na Califórnia

Policial baleado nos Estados Unidos Foto: Reprodução

Um vídeo mostra o momento em que um policial é baleado e tenta correr para um local seguro durante tiroteio, no domingo passado, em El Cajon, na Califórnia, Estados Unidos. O agente, que não teve o nome divulgado, estava atrás de uma viatura quando foi atingido no pescoço.





A polícia recebeu chamado de vizinhos que reclamavam de um homem armado na entrada de casa. Ao se aproximarem, os policiais foram recebidos a bala. Nas imagens, é possível ver o desespero do agente, que cai ao buscar abrigo. Logo, um outro policial corre para socorrê-lo. Segundo o jornal Los Angeles Times, o estado de saúde do agente baleado é grave, mas estável.

Da Redação com Extra

terça-feira

Bandidos quebram trégua e voltam a explodir caixa eletrônico; ação foi no Sertão

Bandidos explodiram o caixa eletrônico, mas nada levaram; PM está em diligência

Moradores da pacata cidade de São José da Lagoa Tapada, no alto Sertão da Paraíba, foram surpreendidos com a explosão de caixa eletrônico de uma agência bancária. Esta foi a primeira vez que os bandidos agiram naquela cidade e nada levaram.
O tenente-coronel Manoel Dedeu Neto, comandante do 14° Batalhão da PM, sediado em Sousa, informou que está com várias guarnições realizando diligências a procura dos bandidos, inclusive com apoio de policiais de outros batalhões.
Segundo informações colhidas pela polícia, por volta das 2h da madrugada desta terça-feira, 23, aproximadamente oito bandidos em dois veículos, que de acordo com moradores eram uma camioneta S-10 prata e um Gol, chegaram na cidade e imediatamente se dirigiram a agência do Bradesco, instalaram e detonaram os explosivos, no entanto, como não conseguiram danificar o caixa eletrônico fugiram sem nada levar.
Informações dão conta de que os bandidos fugiram em direção a cidade de Coremas, mas devem, acredita o comandante do 14° BPM que tenham fugido por estradas vicinais em direção a BR-230 e depois para o vizinho estado do Rio Grande do Norte.
Este é a segunda ação dos bandidos naquela região de atuação do 14° Batalhão contra agências bancárias. A cerca de dois meses o caixa eletrônico de uma agência bancária da cidade de São Francisco também foi explodido, mas os bandidos também não conseguiram levar dinheiro e fugiram em direção ao vizinho estado. “Estamos contando com apoio da PM do Rio Grande do Norte”, garantiu o tenente-coronel Dedeu.

Da Redação com
WSCOM Online

FLAGRA: políticos burlam TSE e iniciam campanha eleitoral

FLAGRA: políticos burlam TSE e iniciam campanha eleitoral 
FLAGRA: políticos burlam TSE, montam palanque na rua e realizam comício de olho em 2012 no interior da Paraíba
A antecipação da campanha eleitoral é crime previsto em lei e pode acarretar até na impugnação de um registro de candidatura.

Mas, ao que parece, os políticos do município de Cuité, interior da Paraíba, literalmente ignoraram a lei e burlaram, descaradamente, a legislação eleitoral ao montar ontem, segunda-feira (22), um palanque, digno de uma campanha eleitoral, em plena praça pública para realizar a entrega de uma retro escavadeira.

O palanque foi armando na feira livre de Cuité, neste dia 22 de agosto, em cima de um caminhão conseguido com recursos da Prefeitura Municipal de Cuité.

A prefeita Euda, juntamente com o seu esposo e secretario de infra estrutura Bado, os vereadores Josa (PTB), Geraldo Leite (PMDB) e Evanuel (PMDB), discursaram, em tom de comício e depois mostraram uma entrega de uma retro escavadeira.

Segundo informações da imprensa local a solenidade não se ateve apenas a entrega de um bem feitoria para a cidade. O vereador Josa (PTB), sem a mínina discrição, esqueceu que o ‘evento’ se tratava de uma sessão solene de entrega e fez um discurso empolgante já de campanha eleitoral, citando o pleito de 2012.













Confira um trecho do discurso do parlamentar: 

“Euda, eu não quero me alongar, porque para falar bem de você é fácil. Você merece, Bado merece. Você esta fazendo grande administração, e o que eu peço de coração é que vocês (população) analisem bem os 2 anos e pouco de Euda. Olhe a administração dela, e ANO QUE VEM meus queridos amigos TEM ELEIÇÃO, e eu vou está no palanque com Euda, para que nos possamos ter certeza disso VAMOS DAR MAIS QUATRO ANOS a Euda, para ela realizar o que Cuité precisa, É o sonho dela e de Bado”, discursou o vereador Josa.

 Confira fotos e vídeo do flagra:


PB Agora

Cabeça de apresentadora flutua na TV por 'deslize' na cor do vestido usado


Espectadores de Oklahoma City, nos EUA, foram surpreendidos na segunda-feira (22) por uma cena inusitada durante o programa “Good Morning America”, da rede americana de TV “ABC”. A cabeça da apresentadora Lara Spencer parecia “flutuar”.
Cabeça da apresentadora Lara Spencer parecia 'flutuar'. (Foto: Reprodução/ABC News) 
Cabeça da apresentadora Lara Spencer parecia 'flutuar'. (Foto: Reprodução/ABC News)
A ilusão foi criada por causa de vestido verde usado pela jornalista. Como o fundo utilizado na filmagem também era verde, o telespectador teve a impressão de que a apresentadora estava com a cabeça e mãos flutuando.

Da Redação com Globo.com

Governo do Estado quer implantar Polo de Confecções em Cajazeiras

 
O  governador Ricardo Coutinho solicitou ao prefeito Carlos Rafael e ao presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Marcos Barros, a disponibilidade de a Escola Municipal Clotilde Tavares, que se encontra parada, servir para instalação do Polo de Confecções de Cajazeiras. O pedido foi feito durante a solenidade de assinatura dos convênios do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba relacionados aos municípios da 9ª Região Administrativa do Estado, ocorrida no sábado (20).
“Esse polo é importante para a cidade, e eu quero dizer que se o município passar a escola para o Estado, nós o colocaremos para funcionar, para gerar emprego e mão-de-obra, para alavancar o desenvolvimento e para se somar às muitas e muitas outras histórias importantes e positivas que estão sendo construídas aqui dentro”, afirmou o governador, destacando a existência, na região, de arranjo produtivo da carne, do leite, e salientando que é importante haver arranjos produtivos também nas áreas de confecções e têxtil.
Com os olhos no futuro e no desenvolvimento do Estado, o governador disse acreditar nos arranjos produtivos como oportunidade para que as pessoas possam participar e contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de suas vidas. “Esse é um caminho que eu acredito e que é o único possível, porque por mais que a gente queira, as máquinas municipais e estadual não aguentam mais atender as pessoas na necessidade delas em relação aos empregos. É preciso desenvolver a economia para que essas pessoas possam ter muitos empregos à disposição”, comentou.
Caso a Escola Municipal Clotilde Tavares passe para o domínio do Estado, transformando-se em sede do Polo de Confecções, Ricardo Coutinho garantiu que o Governo estará presente, desenvolvendo e investindo no município, o que está acontecendo, por exemplo, em Itaporanga, onde já há um Polo Têxtil que gera, por si só, 1.200 empregos.

Da Redação com Secom-PB

segunda-feira

Na Câmara: DEM admite beneficiar ‘desafeto’ do PSB

Na Câmara: DEM admite beneficiar ‘desafeto’ do PSB 
FOGO AMIGO: ‘aliado’ de Ricardo Coutinho não descarta abrir mão de cadeira na Câmara para beneficiar ‘desafeto’ do socialismo na Paraíba

Uma articulação política que está em curso poderá beneficiar um dos maiores adversários do grupo liderado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na Paraíba.  Foi o que revelou, durante entrevista nesta segunda-feira (22), o presidente estadual do Democratas, o atual secretário de Infra-estrutura da Paraíba Efraim Morais.

O dirigente admitiu pedir para que o seu filho, o deputado federal Efraim Filho (DEM), venha a solicitar um pedido de licença na Câmara Federal para beneficiar o ex-deputado.

“O major Fábio é um dos membros da Executiva do partido e é possível que Efraim Filho tire uma licença para que ele venha a assumir a Câmara dos deputados”, revelou Morais.

Outra perspectiva que poderá beneficiar o militar, trata do êxito de um aliado da coligação nas eleições municipais em 2012.

“Se Romero Rodrigues chegar a ser prefeito de Campina, quem assume é o major Fabio” pontuou.

CANDIDATURA PRÓPRIA: Quanto a possibilidade de lançar um candidato em João Pessoa, Efraim considerou legítima a pretensão de alguns membros do partido.

“Só depende dele viabilizar a postulação. A legenda não vai segurar quem queira representar o partido”, disse Efraim ao se referir a major Fábio.


O Democratas realizam na noite desta segunda-feira (22) a sua convenção estadual na sede da Asplan (Associação dos Plantadores de Cana) no Centro de João Pessoa.


Da Redação com PB Agora 

Médica defende casa com cartaz e seringas 'infectadas' com HIV

Médica defende casa com cartaz e seringas 'infectadas' com HIV
Vítima de dois furtos nas últimas semanas, uma médica de Brasília chocou os vizinhos ao pregar no portão cartaz com os dizeres "muro com sangue HIV +, não pule", acompanhado de manchas cor de sangue e seringas amarradas ao muro com as pontas viradas para cima.
A reportagem esteve na casa da médica neste domingo, mas não conseguiu localizá-la. O cartaz e as manchas permaneciam no muro, mas as seringas foram retiradas após visita da vigilância sanitária e a veiculação de reportagem no "DFTV", da "Rede Globo".
A casa fica dentro do condomínio RK, em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília.
"Não é admissível uma médica tomar uma atitude assim [...] Como se sente o portador de HIV vendo sua situação ser tratada como motivo de repúdio?", disse a síndica do local, Vera Barbieri. Ela diz acreditar que a médica retirou seringas para evitar problema profissional.
A casa da médica foi alvo de dois pequenos furtos, diz Barbieri. Há dez dias, um cortador de grama foi roubado, mas recuperado na sequência pela segurança do condomínio. Depois do incidente, uma TV foi levada.
A síndica admite que são registrados pequenos furtos, mas diz que as ocorrências são "pouquíssimas para o tamanho do condomínio".

Da Redação com  Folha Online

Novo ciclo do Orçamento Democrático começa nesta segunda-feira

 
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do Orçamento Democrático, inicia nesta segunda-feira (22) mais uma etapa do Ciclo 2011, o Planejamento Democrático. Os encontros com a comunidade acontecem em diferentes bairros até o dia 20 de setembro.
Nesta fase, os conselheiros regionais e municipais do OD das 14 regiões orçamentárias em que a cidade está dividida dialogam com os representantes das três secretarias eleitas como prioridades durante as audiências regionais. O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os conselheiros das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei.
Para o coordenador do OD, Tibério Limeira, esta etapa é estratégica para o funcionamento do Ciclo. “É durante o Planejamento Democrático que os conselheiros do OD, diante de todas as demandas solicitadas durante as audiências regionais, negociam com as secretarias eleitas como prioridades, as obras, ações e serviços que precisam entrar na LOA 2012”, explica o coordenador.
Serão realizadas 14 reuniões de trabalho, uma em cada região orçamentária. O público é formado por conselheiros do Orçamento Democrático e as três secretarias eleitas como prioridades pela população.
“É um momento de negociação e de filtro diante de todas as demandas eleitas pela população na 1ª etapa, que são muitas. Os gestores responsáveis pelas pastas prioritárias terão que explicar as demandas inclusas sugeridas pelos conselheiros e justificar as que não puderem ser atendidas. Ao final, os gestores terão que apresentar as demandas da sua pasta que serão enviadas para a LOA 2012.”, explica Tibério.
Confira o calendário do Planejamento Democrático:
RO DATA LOCAL SECRETARIAS ELEITAS COMO PRIORIDADES
12ª 22 de agosto Auditório da E. M. Raimundo Nonato – Conj. Gervásio Maia Saúde, Geração de Emprego e Renda e Infraestrutura
23 de agosto Escola Municipal João Santa Cruz – Bairro dos Novais Saúde, Geração de Emprego e Renda e Educação
11ª 29 de agosto E.M. Ruy Carneiro – Mandacaru Saúde, Geração de Emprego e Renda e Áreas de Lazer
30 de agosto CRC Jardim Veneza – Jardim Veneza Infraestrutura, Saúde e Áreas de Lazer
1° de setembro Igreja Santa Clara – Funcionários IV Saúde, Infraestrutura e Geração de Emprego e Renda
10ª 5 de setembro Casa Pequeno Davi – Roger Educação, Saúde e Infraestrutura
14ª 6 de setembro CRC dos Bancários – Bancários Infraestrutura, Saúde e Geração de Emprego e Renda
8 de setembro CRC de Mangabeira – Mangabeira I Saúde, Educação e Geração de Emprego e Renda
12 de setembro E. M. Santa Ângela – Cristo Saúde, Educação e Geração de Emprego e Renda
13 de setembro Centro Comunitário dos Funcionários I Saúde, Infraestrutura e Educação
15 de setembro Escola Municipal Dom Hélder Câmara – Valentina Saúde, Infraestrutura e Educação
19 de setembro Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Infraestrutura, Saúde e Áreas de Lazer
20 de setembro E.E. Alice Carneiro – Manaíra Geração de Emprego e Renda, Saúde e Educação
13ª 22 de setembro CECAPRO – Beira Rio – Expedicionários Saúde, Geração de Emprego e Renda e Educação
 Da Redação com Secom-PB

BLOG DO VICTOR: VEJA diz que Aliados do ministro das Cidades querem derrubar Aguinaldo Ribeiro e oferecem R$30 mil

BLOG DO VICTOR: VEJA diz que Aliados do ministro das Cidades oferecem R$30 mil para derrubar Aguinaldo Ribeiro 
A fábrica de escândalos do Governo Federal não para de produzir novos produtos. Dessa vez, o repórter Paulo Celso Pereira, da Revista Veja, apurou a existência de uma guerrilha pelo controle do Partido Progressista, atualmente dividido entre o atual ministro, Mário Negromonte e o ex-ministro Márcio Fortes. Esse último aliado do novo líder, o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro.
O caso chegou a Paraíba, uma vez que "há duas semanas, o grupo ligado ao ex-ministro Márcio Fortes conseguiu destituir da liderança do partido o deputado Nelson Meurer (PR), aliado de Negromonte, e pôr no lugar dele o deputado Aguinaldo Ribeiro. Ao perceber o poder se esvaindo, Negromonte resolveu contra-atacar.
O plano do ministro é promover um contragolpe. Só que, para isso, ele precisa convencer alguns colegas a mudar de lado. É aí que começa a parte da história que preocupa o Planalto.
Negromonte montou um bunker numa sala anexa a seu gabinete, onde quatro aliados de sua inteira confiança - os deputados João Pizzolatti, Nelson Meurer, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria - tentam persuadir os deputados a se alinhar novamente com o ministro.
Apenas na última terça-feira (16), doze deputados estiveram no ministério. Sob a condição de anonimato, três revelaram que ouviram a proposta da mesada de R$ 30 mil reais. Diz um parlamentar do PP: "Muitos ficaram assustados com a pressão que sofreram no ministério. Quando os argumentos se esgotavam, vinha a proposta de dinheiro".
Leia a matéria da VEJA
Mesada de R$ 30 mil
É quanto parte do PP está oferecendo a seus deputados pelo apoio ao ministro das Cidades, Mário Negromonte. E as tratativas ocorrem no ministério
Paulo Celso Pereira
O radar do Palácio do Planalto está apontado desde a semana passada para o Ministério das Cidades - mais precisamente para o gabinete do ministro Mário Negromonte. Se as informações que chegaram ao conhecimento do governo forem rigorosamente verdadeiras, Negromonte pode começar a pensar em limpar as gavetas.

Na última quarta-feira, 17, parlamentares do Partido Progressista (PP) procuraram a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para relatar uma sucessão de eventos estranhos que estariam se passando no interior do ministério. Em guerra aberta com uma parte da legenda pelo controle do partido, Negromonte estaria transformando o ministério num apêndice partidário e usando seu gabinete para tentar cooptar apoio.

Perto do que aconteceu ultimamente em outros gabinetes, alguns diriam que o ministro mereceria um prêmio. O problema é que os argumentos usados por aliados de Negromonte para convencer seus correligionários não se restringem a promessa de cargos, liberação de verbas, influência em decisões - enfim, a receita tradicional que costuma seduzir a maioria dos políticos. Segundo relatos de deputados que estiveram no ministério, a oferta inclui algo ainda mais atraente: a promessa de uma mesada de 30000 reais para quem aderir.
O PP é o terceiro maior partido da base aliada, com 41 deputados e cinco senadores.

Controla há seis anos o Ministério das Cidades, uma pasta que dispõe de um orçamento de 22 bilhões de reais e programas de forte apelo eleitoral em todos os cantos do país. Cabem ao ministério, por exemplo, obras de instalação de redes de água, esgoto e construção de casas populares. Ações que resultam em um poço de votos - só para ficar na parte republicana dos interesses envolvidos -, cuja disputa pelo controle levou os pepistas a iniciar uma guerrilha.

Na formação do governo Dilma, o ministro Negromonte foi indicado ao cargo pelo partido mais por suas relações com o PT da Bahia do que pelo trânsito que detinha junto aos colegas. Seu nome não contava nem com a simpatia da presidente.
Há duas semanas, o grupo ligado ao ex-ministro Márcio Fortes conseguiu destituir da liderança do partido o deputado Nelson Meurer, a aliado de Negromonte, e pôr no lugar dele o deputado Aguinaldo Ribeiro. Ao perceber o poder se esvaindo, Negromonte resolveu contra-atacar.
O plano do ministro é promover um contragolpe. Só que, para isso, ele precisa convencer alguns colegas a mudar de lado. É aí que começa a parte da história que preocupa o Planalto. Negromonte montou um bunker numa sala anexa a seu gabinete, onde quatro aliados de sua inteira confiança - os deputados João Pizzolatti, Nelson Meurer, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria - tentam persuadir os deputados a se alinhar novamente com o ministro. Apenas na última terça-feira, doze deputados estiveram no ministério. Sob a condição de anonimato, três revelaram que ouviram a proposta da mesada de 30000 reais.

Diz um parlamentar do PP: "Muitos ficaram assustados com a pressão que sofreram no ministério. Quando os argumentos se esgotavam, vinha a proposta de dinheiro". Procurado por VEJA, o ministro Negromonte nega não só a oferta de dinheiro ("um absurdo") como a própria existência das reuniões, com os deputados"do partido ("não tive conhecimento"). Estranho, uma vez que os próprios deputados do PP confirmam que participaram dessas reuniões. "Estive com o ministro e os deputados, mas para tratar da minha permanência na legenda", conta o deputado Raul Lima.

Confrontado, o ministro atribui tudo a um jogo de intrigas e aponta o rival Márcio Fortes, recém-nomeado para a Autoridade Pública Olímpica, como o responsável: "Sei que há boatos de que pessoas vieram aqui para fazer isso e aquilo, da mesma forma que o pessoal estava dizendo que o Márcio Fortes foi lá na liderança fazer promessa, comprometer-se na tentativa de arranjar assinatura.

O ministro Márcio Forres saiu daqui com raiva de todo mundo, porque ele gostaria de ter permanecido. Não me cabe ficar comemorando boatos". Fortes, por sua vez, rebate de maneira lacônica: "No dia 31 de dezembro, deixei o cargo de ministro e me afastei das atividades partidárias". O Ministério de Relações Institucionais confirma que recebeu as denúncias e está acompanhando a guerrilha do PP com muita atenção. A presidente Dilma Rousseff também já foi informada do problema.

Levando em conta o passado do PP, a presidente deve mesmo seguir de perto o caso. Pode ser tudo produto de uma intriga entre os correligionários? Embora improvável, pode. A compra de votos de parlamentares não é algo novo na história do partido, um dos protagonistas no escândalo do mensalão - que, aliás, envolvia pagamento de mesada. Na ocasião, líderes da legenda receberam 4,1 milhões de reais em propina.

Quatro integrantes do partido foram denunciados no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal. Um deles, o atual secretário de Saúde de Mato Grosso, o deputado licenciado Pedro Henry - réu por formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro -, está disposto a voltar à Câmara para ajudar o ministro Negromonte.
Leia mais no Blog do Victor.

quarta-feira

Band é condenada a pagar R$ 1,1 milhão a Xuxa por exibir imagens antigas da apresentadora nua

Processo teve início junto a 48ª Vara Cível da Capital, em março de 2008

A Band foi condenada, em segunda instância, no TJ-RJ, a indenizar Xuxa em cerca de R$ 1 milhão por dano moral e R$ 100 mil por dano material. Tudo porque em março de 2008, a emissora exibiu, durante um programa matinal, imagens antigas da apresentadora nua. A informação foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira (17) pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com a assessoria do TJ-RJ, o processo teve início junto a 48ª Vara Cível da Capital, em março de 2008.
Procuradas pela reportagem, as assessorias de imprensa da Band e de Xuxa disseram que ainda não tinham um posicionamento sobre o caso.


Da Redação com WSCom

'Dormia com o inimigo', diz mulher que teve fotos publicadas pelo ex

Caso aconteceu em 2005 após o término do namoro, em Maringá, no Paraná.
Ex-namorado foi condenado por injúria e difamação seis anos depois.


 (Foto: Divulgação Agência Estado) 
"Hoje sinto um alívio moral, mas nada
pode reparar a minha dor", afirma Rose

A jornalista Rose Leonel comemora ter obtido na Justiça uma vitória contra o ex-namorado, que foi condenado por injúria e difamação por ter postado na internet fotos íntimas dela. O caso ocorreu no fim de 2005 logo após o fim do namoro. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (17), um dia após a divulgação da sentença, Rose disse que o episódio foi um pesadelo em sua vida. “É a tal sensação de estar dormindo com o inimigo", disse.
Moradora de Maringá, no Norte do Paraná, a jornalista conta que o fim do relacionamento motivou o ato do ex-namorado, que atua como empresário na cidade. "Depois de quase quatro anos de namoro, percebi que ele não se dava bem com os meus dois filhos e que um possível casamento não daria certo. Aí resolvi terminar de vez, foi quando ele afirmou por várias vezes que não aceitava e ficou totalmente transtornado, me ameaçava por telefone quase todos os dias", explicou Leonel.
Rose contou também que descobriu a intenção do ex-namorado através do e-mail dele. "Como eu ainda tinha a senha dele, acessava o e-mail quase todos os dias só pra ver como ele estava. Em um desses acessos descobri uma negociação com um técnico de informática, onde ele perguntava como deveria proceder para publicar fotos minhas e quanto custava. Depois de 15 dias de negociação, ele pagou R$ 1 mil em aparelhos, que facilitariam a publicação das fotos".
Agora é vida nova, apesar de eu não conseguir confiar em mais ninguém"
Rose Leonel
Rose disse que no mesmo dia em que percebeu a conclusão da negociação, foi até um cartório e registrou a notificação da intenção do crime. "Ele assinou a notificação e estava ciente que se desse continuidade ao procedimento, seria penalizado", afirmou.
"Foi a partir daí que o pesadelo começou. Ele disse que não tinha medo da Justiça  e além de publicar minhas fotos, informava que eu era garota de programa e ainda divulgou o telefone da minha casa, do meu trabalho e o celular do meu filho. Eu comecei a receber ligações do Brasil inteiro perguntando 'se eu estava disponível', me senti muito mal, decepcionada, não tenho nem palavras pra descrever os péssimos momentos que passei (...)", relatou.
Emocionada, Rose contou que além de se sentir excluída da sociedade, perdeu amigos, emprego e pediu para que o filho mais velho fosse morar em outro país junto com o pai para que ele se afastasse dos boatos.

Condenação
Seis anos após a repercussão do caso, o empresário foi condenado por injúria e difamação por ter veiculado as internet fotos íntimas da ex-namorada na mídia digital. Ele terá que prestar serviços comunitários e pagar uma indenização mensal durante um ano e onze meses no valor de R$ 1.200,00. A decisão foi em segunda instância.
"Hoje sinto um alívio moral, mas nada pode reparar a minha dor. Agora é vida nova, apesar de não conseguir confiar em mais ninguém, espero encontrar alguém que seja do bem e que eu possa viver com tranquilidade e amor", desabafou Rose.
Rose  (Foto: Divulgação Agência Estado)Segundo perito, Rose tinha uma média de sete milhões e quinhentos mil links relacionados ao seu nome na internet
Como o crime foi desvendadoO perito digital Wanderson Castilho disse que a abrangência com o nome de Rose na internet era 'absurda'. "Quando comecei a pesquisar o caso, percebi que ela tinha sete milhões e quinhentos mil links relacionados ao nome dela. Quando eu entrei na parte de mensagens instantâneas, era um pedido para adicionar a cada três segundos, sem contar que ela recebia pelo menos 500 ligações por dia", relatou.
"A primeira coisa que decidi fazer foi entrar em contato com um site da Alemanha, onde as fotos também foram divulgadas que tinham aproximadamente 200 mil acessos diários. O dono do site me passou informações e eu consegui pedir uma quebra de sigilo. A partir daí, descobri que  o login e a senha do administrador dos links estava sendo acessada de um computador em um shopping de Maringá. A loja era do ex-namorado de Rose. Tudo se confirmou", finalizou.

Da Redação com G1

Aposentado dorme em caixão há 23 anos em Governador Valadares (MG)

Ex-radialista ganhou a urna “de presente” de um amigo e dorme trancado nela


zé-caixã-vertical=300x338-20110817
Segundo o aposentado, tudo começou como uma brincadeira, sem qualquer ligação com religiosidade

Moradores da rua São Salvador, no bairro Santa Terezinha, em Governador Valadares (MG), têm um vizinho com um costume curioso. Ao invés da cama, Zeli Ferreira Rosse, de 60 anos, usa um caixão para dormir. Há quem ache a atitude engraçada. Mas também quem prefira passar longe da casa, como as crianças.

O aposentado - que já foi radialista e técnico em eletrônica - garante que tudo começou como uma brincadeira, sem qualquer ligação com religiosidade. Ele e um amigo de infância fizeram um juramento na juventude. Quem morresse primeiro ganharia o caixão do outro.

Aos 33 anos, Rosse sofreu um acidente. Estava sentado sobre uma moto parada quando foi atingido por um carro em alta velocidade. Os ferimentos o deixaram no hospital por quatro meses. Um boato sobre a morte dele se espalhou e o amigo, que vivia no Espírito Santo, encomendou o caixão por telefone a uma funerária de Governador Valadares.

- Depois que saí do hospital, tentei devolver o caixão, mas a funerária não aceitou. Acabei guardando-o em casa e dormindo nele de vez em quando, de brincadeira. Cinco anos depois, meu amigo morreu 'de verdade'. Mandei um caixão novo para ele e fiquei com o velho.

Desde então, Rosse dorme na urna. Mas só às sextas-feiras, dia que não foi escolhido por acaso. Foi quando o amigo dele foi assassinado a facadas, depois de ser confundido com outra pessoa.

- Mantenho esse costume há 23 anos. É um lugar bom para eu meditar, fazer minhas orações e pensar na vida. Quando não posso passar a noite de sexta nele, não consigo dormir.

A mulher do aposentado, a dona de casa Cleusa Pereira Rosse, de 56 anos, é quem fecha o caixão para o marido. Ela revela que nunca teve medo, mas admite que sempre achou a atitude esquisita.

- Tampo o caixão à meia-noite de sexta e abro às 6 horas de sábado. Um dia, por estar passando mal, perdi a hora e acordei com o Zeli gritando, às 6h30. Ele queria tomar café.

O estudante Otávio Martins Rosse, de 13 anos, mora com o avô e acha o hábito "interessante", mas revela que a maioria dos amigos da rua não vai à casa da família.

- Eles têm medo do 'Zé do Caixão'. Acham que vão encontrar assombração aqui.

Apesar disso, o adolescente diz que ficou orgulhoso quando a escola onde estuda levou a turma da 3ª série para conhecer o avô e ouvir sua história, em fevereiro deste ano.

- Foi divertido. Precisava ver a cara de espanto dos alunos. Meu avô é um mito.

Na rua, as opiniões sobre o morador excêntrico se dividem. O ajudante de bombeiro Wilson Araújo da Silva, de 30 anos, vive ao lado da casa de "Zé do Caixão" desde a infância, mas só depois de adulto soube do costume do vizinho.

- Caixão é pra gente morta. Não gosto nem de pensar nisso. Fico assombrado demais.

O ajudante de pedreiro Valdeci Gomes Barbosa, de 44 anos, é outro morador da rua São Salvador que vive "cismado" com o hábito do aposentado.

- Acho que não tem problema. Ou será que tem? zé-caixão-700x525-20110817
 
Da Redação com R7

Operação para combater fraude no Fisco tem 18 detidos, diz PF

Operação para combater fraude no Fisco tem 18 detidos, diz PF

A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira (17) que prendeu 18 pessoas na Operação Alquimia, realizada em 17 estados e no Distrito Federal para desmontar uma suposta organização criminosa que comandava esquema bilionário de fraudes ao Fisco e desvio de tributos.
 A estimativa da PF é de que R$ 1 bilhão tenha sido desviado dos cofres públicos.
A ação é realizada desde a madrugada por Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF).
O superintendente Regional da PF-MG, Fernando Duran, divulgou o balanço parcial em entrevista em Belo Horizonte no fim da manhã.

A operação também confiscou uma ilha na Bahia e bloqueou bens de luxo, como carros, aeronaves e embarcações.

Foram expedidos 31 mandados de prisão e 63 conduções coercitivas no país, (quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos na delegacia), além de 129 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa.
A PF classifica a operação como uma das maiores do gênero nos últimos anos no país.
Entenda o suposto esquema
De acordo com a PF, 300 empresas nacionais e estrangeiras participariam do suposto grupo criminoso, que forjava operações comerciais e financeiras com intuito de não recolher os tributos devidos à Receita Federal.  A maior parte das empresas investigadas era ligada ao ramo de produtos químicos, diz a PF.
Ação é realizada em Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe
Para isso, os órgãos investigam a utilização de empresas "laranjas", com sede em paraísos fiscais, factorings (atividade de fomento mercantil) e até fundos de investimento utilizados na suposta fraude.

.As investigações foram realizadas nos últimos dois anos e apontam indícios de sonegação fiscal, fraude à execução fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, tudo indica que as empresas sonegavam tributos estaduais, como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e federais, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A ação é realizada em Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Segundo a PF, a operação prevê o sequestro de bens de 62 pessoas físicas e 195 pessoas jurídicas. Participam da operação cerca de 90 auditores fiscais da Receita e aproximadamente de 600 policiais federais.
De acordo com a PF, a maioria das empresas estrangeiras investigadas no esquema são sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas, perto da Costa Rica, na região do Caribe. Das empresas diretamente envolvidas nos fatos apurados, identificou-se que pelo menos 50 são "laranjas".
Ilha na Bahia e bens de luxo
Além das prisões, de acordo com Duran, foi confiscada uma ilha da Bahia e realizado o bloqueio de bens de luxo, como carros, aeronaves e embarcações.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas, que coordenou as operações em Minas, a ilha confiscada  tem 20 mil metros quadrados.

Segundo Freitas, o terreno pertence a um dos chefes da suposta organização criminosa.
Na ilha, a polícia apreendeu barras de ouro e prata em um cofre. Além disso, foram apreendidos oito jet skis, duas armas, quadriciclo, barco à vela, além de motos e carros de luxo. Os nomes dos envolvidos e das empresas não foram divulgados. Na Bahia, devem ser cumpridos 24 dos 31 mandados expedidos.
As investigações tiveram início na década de 1990, quando a Receita Federal detectou indícios de crimes contra a ordem tributária em uma das empresas do grupo em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Havia também a suspeita de existência de fraudes na constituição de empresas utilizadas como "laranjas".

Da esquerda para a direita, superintendente Regional da Receita Federal em MG, Hermano Machado; superintendente Regional da Polícia Federal em MG e o delegado da PF Marcelo Freitas, que coordenou a operação no estado. (Foto: Alex Araújo/G1 MG) 
Da esquerda para a direita, superintendente
regional da Receita Federal em MG, Hermano
Machado; superintendente regional da Polícia
Federal em MG, Fernando Duran; e o delegado
da PF Marcelo Freitas, que coordenou a operação
no estado. (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

Por estado
De acordo com a PF, ações apenas de sequestro de bens acontecem também nos estados de Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, além do Distrito Federal.
A PF diz que houve uma busca em Brasília e condução coercitiva, mas ainda não há informações sobre o suposto envolvimento dela nas fraudes investigadas.
Na capital mineira, um mandado de busca e apreensão e um de sequestro de bens foram cumpridos.
De acordo com o delegado Marcelo Freitas, as principais empresas do grupo estão nos estados de São Paulo e na Bahia.

Freitas explicou, na entrevista coletiva em Belo Horizonte, que, das 300 empresas, 11 foram investigadas pela Receita Federal antes do início desta operação.

Segundo ele, o saldo devedor ao Fisco destas 11 corporações corresponde a R$ 120 milhões. "Um dos resultados esperados com a operação é a satisfação desta dívida junto ao Fisco", diz a Receita, em nota.



Da Redação com Click PB

terça-feira

TCE revoga liminar e libera licitação da publicidade

 
O governo do Estado já pode realizar a licitação para a contratação de agências de publicidade. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, revogou a medida cautelar que impedia a realização do certame.
Com a revogação, o governo terá o prazo de oito dias para realizar a sessão pública destinada a escolher as oito agências que irão fazer a publicidade institucional.
A decisão que revogou a liminar sai na edição de hoje do Diário eletrônico do Tribunal de Contas. A licitação anteriormente estava prevista para acontecer no dia 25 de julho, mas foi suspensa por decisão do conselheiro Nominando Diniz, após a auditoria do TCE ter verificado uma série de irregularidades no edital.
Na sua defesa, a secretaria de Administração do Estado concordou em fazer as alterações determinadas pelo Tribunal de Contas. Na última sexta-feira, a secretária Livânia Farias protocolou documentos para demonstrar o fiel cumprimento das determinações do Tribunal, inclusive com a republicação do edital da concorrência pública.
   
Com isso, o TCE decidiu revogar a medida cautelar a fim de que seja dado prosseguimento ao procedimento licitatório da concorrência pública nº. 001/2011, realizada pela secretaria de Estado da Administração, determinando-se a observância do prazo de pelo menos oito dias úteis, para abertura da sessão pública a partir da publicação no Diário Oficial Eletrônico da decisão.
Do Portal Juridicopb

Sine-CG abre 30 oportunidades de emprego; consulte lista de vagas


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem 30 oportunidades de emprego em Campina Grande nesta terça-feira (16). As vagas são para candidatos com níveis de escolaridade fundamental e médio.
As funções que têm mais vagas disponíveis são as de representante comercial, vendedor pracista, auxiliar financeiro e cozinheiro de restaurante.
Veja a lista completa
Encontre mais oportunidades de empregos na Paraíba
Para se candidatar, os interessados devem comparecer ao Sine localizado na Casa da Cidadania, na rua Doutor Severino Cruz, às margens do Açude Velho. O atendimento é feito das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9411 / 9412.
É necessário apresentar a carteira de trabalho, a identidade e CPF. Para quem já é cadastrado, a orientação é diferente: basta levar a carteira de trabalho.

Da Redação com Paraíba1

Cartaxo cobra distribuição de fardamento escolar na rede municipal de ensino

Cartaxo cobra distribuição de fardamento escolar na rede municipal de ensino de JP 
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) apresentou, hoje (16), requerimento solicitando que a secretária de educação, Ariane Sá, entregue, em caráter de urgência, o fardamento dos estudantes da rede pública da Capital, que, há menos de quatro meses do final do ano letivo, ainda não receberam o material. O parlamentar quer saber por que, mesmo havendo dotação orçamentária específica, os alunos ainda não receberam as fardas.

Em seu pronunciamento no plenário, Cartaxo lembrou que, no último mês de maio, a Prefeitura de João Pessoa se comprometeu a entregar o fardamento escolar a todos os alunos até o dia 1° de agosto deste ano. Até agora, entretanto, o prazo não foi cumprido. “Estamos cobrando algo fundamental, pois sabemos que as crianças precisam do fardamento. É ele que identifica os estudantes, ajudando a afastar pessoas estranhas ao ambiente escolar. Além do mais, é preciso considerar que a maioria dos pais não tem condições financeiras para comprar as fardas, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do poder público”, declarou Cartaxo.

I Fórum Regional sobre Direito traz o José Serra, em setembro, a João Pessoa

I Fórum Regional sobre Direito traz o José Serra, em setembro, a João Pessoa 
José Serra (da internet)

José Serra , ex-governador e então candidato a presidente da República pelo PSDB, será uma das personalidades a participar do I Fórum Regional Sobre Direito, Democracia e Desenvolvimento: Políticas Públicas e Justiça de Gênero, para debater desafios e propostas para a segurança pública no Brasil.
O evento será realizado em João Pessoa, tendo como idealizador Léo Vieira, presidente do NAE-PB - Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba e pelo NEPGD - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito, da Universidade Federal da Paraíba.
Além do ex-governador de São Paulo José Serra , outras personalidades jurídicas brasileiras vão estar presentes ao evento, inclusive também em nível internacional.
O evento será realizado entre os dias 21, 22 e 23 de setembro, no auditório do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa.
Segundo Léo Vieira, o Fórum trará à cidade representantes da comunidade cientifica, nacional e internacional, autoridades públicas, ministros dos tribunais superiores para, juntamente com a sociedade civil, debaterem e refletirem articuladamente sobre temas da mais alta relevância jurídica e social, como a desigualdade e violência do gênero, políticas públicas de desenvolvimento e saúde.
Confirmaram presenças: ministro Ives Gandra Martins Filho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; também o professor Ophir Filgueiras Cavalcante, presidente do Conselho Federal da OAB; a ex- senadora Heloísa Helena - Foi Senadora e Presidente nacional do PSOL. Professora da UFAL. a Profa. Dra. Claudia Dides , consultora da Organização Panamericana da Saúde, Fundo de População das Nações Unidas; a Profa. Dra. Ana Cristina Santos, investigadora do Birkeck Institute for Social Research da Universidade de Londres e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; o Prof. Dr. Luciano Mariz Maia, Procurador da República da 5ª Região. a Profa. Dra. Loreley Garcia, Mestra em Ciência política e doutora em Sociologia pela USP. Pós-doutora pela Universidade da Califórnia - Berkeley. Professora na Temple University (Filadelfia-EUA) e Visiting Scholar na Southem Oregon University (Ashland-EUA).

Da Redação com Click PB

sexta-feira

MP pede internação de adolescentes suspeitos de matar professor

Professor Valderi Santos foi encontrado morto há um mês em quarto de pousada 
           Professor Valderi Santos foi encontrado  morto há um mês em quarto de pousada
 

Um mês após o assassinato do professor de português Valderi Carneiro dos Santos, de 44 anos, o Ministério Público (MP) deu um parecer pedindo a internação dos dois adolescentes apontados como suspeitos da morte ocorrida no interior de uma pousada no Centro de Campina Grande, no dia 9 de julho deste ano. A solicitação foi feita pela promotora da Vara da Infância e Juventude do município, Luciara Lima Simeão Moura e já havia sido requisitada pela delegada de homicídios, Cassandra Duarte.
Os dois menores, de 17 e 16 anos, teriam sido flagrados a caminho da pousada junto com o professor e assumiram a autoria do crime, mas alegaram ter agido em legítima defesa, após um desentendimento com o acusado. “Nós já ingressamos porém com um habeas corpus preventivo e outras medidas judiciais para garantirmos a continuidade da liberdade de nossos constituintes, porque não restam dúvidas de que eles agiram em legítima defesa no caso”, ressaltou o advogado dos menores acusados, Gilberto Aureliano.
Depois de concluída as investigações, que perduraram por cerca de 20 dias, a Polícia Civil de Campina Grande indiciou cinco acusados de participação no caso e alguns deles teriam envolvimento apenas na invasão à residência da vítima, no bairro do Catolé, minutos depois do assassinato. Foram quatro adolescentes indiciados e um maior, Diálisson Tadeu Vieira Ribeiro de Oliveira, de 19 anos, que estaria dirigindo um automóvel no momento em que os demais acusados foram até a casa de Valderi Carneiro.
O posicionamento do Ministério Público sobre o caso foi emitido na última quarta-feira, mas por conta da interrupção dos trabalhos no Poder Judiciário, ontem o pedido ainda não foi apreciado pelo juiz da Vara da Infância de Campina Grande. “Nossa preocupação agora é assegurar a liberdade dos dois menores e lutar para que a Justiça seja feita”, complementou Gilberto Aureliano.
Segundo as investigações da polícia, Valderi Carneiro teria sido assassinado durante um suposto programa pelo qual os dois menores iriam receber a quantia de R$ 400, que seria dividida entre os dois jovens. Nos depoimentos, os adolescentes afirmaram que o professor teria iniciado o desentendimento.

Da Redação 
Jornal da Paraíba