segunda-feira

Senador Vital lamenta violência crescente no Sertão e falta de infraestrutura nas praias paraibanas

Senador lamenta violência crescente no Sertão e falta de infraestrutura nas praias paraibanas 
Senador Vital do Rêgo (Da Internet)
Em comunicação inadiável na manhã desta segunda-feira (21), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou o crescimento da violência no Sertão da Paraíba, onde segundo levantamento realizado de forma conjunta entre os cinco batalhões da Polícia Militar instalados no Sertão aponta que só este ano já foram confirmados 163 casos de homicídios em toda a região. Outro ponto que preocupa o peemedebista é a falta de infraestrutura nas praias da orla da capital e de Cabedelo que tem afastado muitos turistas.
Vital lembra que por ser o Sertão paraibano a maior região do Estado que compreende aproximadamente 40% do território, está deveria ter uma atenção especial por parte da cúpula da Secretária de segurança Pública do Governo Estadual. 
Segundo ele, indaga que nos últimos meses acontecimentos nunca dantes vistos nas cidades interioranas da Paraíba passaram a ser matéria constante nos programas jornalísticos e nos jornais impressos do nosso cotidiano. O número de assassinatos confirmados até último dia 18 de novembro representa 86,3% dos casos contabilizados oficialmente no ano passado, quando foram 189 vítimas da violência em toda a região.
A cidade com maior número de mortes violentas no Sertão de acordo com os dados analisados pelo peemedebista é Patos, com 54 assassinatos confirmados até a última sexta-feira. O município é o mais populoso da região, com 100,6 mil habitantes. O senador apela que o Secretário de Segurança Pública do Estado estude planos de ação a partir dos motivos que levam a tantos homicídios na região. “Se o levantamento mostra que em Patos, os crimes em sua maioria têm ligações com o tráfico ou entre egressos do sistema penitenciário, temos que fazer ações voltadas para o combate às drogas. Se em Catolé do Rocha, o que predomina é a briga de família e os crimes pessoais vamos fazer estudos para conhecer quem são esses delinquentes que provocam essas chacinas”, disse.
Turismo - Outro problema averiguado pelo parlamentar peemedebista é no tocante a falta de infraestrutura por parte dos entes públicos nas praias de João Pessoa e Cabedelo, na Região Metropolitana. O senador entende que para haver essas cidades receberem mais turistas as mesmas devem oferecer segurança e infraestrutura adequada: como bom acesso, estacionamento, banheiros, iluminação noturna e chuveiros. Ele cita que somente as praias de Tambaú e Cabo Branco na capital possuem iluminação noturna.
Em se tratando de infraestrutura mais deficitária, aparecem as praias de Camboinha e Poço, também em Cabedelo. Nos locais, que recebem bastante turistas nas férias, a maioria das vias de acesso é de barro, com buracos, pedras e lama - quando tem chuva.
Procurado para dar sua posição sobre as políticas públicas da administração municipal para a área o secretário de Obras Públicas de Cabedelo, Eliomar Santos, confirmou os problemas de acesso da praia de Camboinha, mas ressaltou que no Poço há avenidas principais e algumas laterais calçadas. Apenas a praia de Intermares possui calçadão para passeio público. “O turismo hoje é um dos maiores polos geradores de emprego do mundo, mas para se atrair investimentos e turistas para nosso Estado é preciso os agentes públicos fazerem ações voltadas para a melhoria de sua infraestrutura”, disse.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário