segunda-feira

Cícero afirma interesse em Agra, Ruy é o novo presidente estadual e partido entra na justiça contra Estelizabel

Senador considerou a vitória de Estelizabel uma derrota para Ricardo Coutinho

 Nesta segunda-feira, 11, os principais líderes do PSDB, além dos pré-candidatos a vereador, estão reunidos no hotel Ouro Branco Praia Hotel, em João Pessoa. Já no local do evento, o senador Cícero Lucena fez comentários sobre encontro do PSB, que aconteceu neste domingo, 10.
Cícero Lucena afirmou que o PSDB está de portas abertas para receber o apoio político do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. O senador disse que ainda não teve oportunidade de conversar com o socialista, mas que se ele quiser se aproximar, a legenda estará pronta para ouvi-lo.
Sobre o encontro do PSB, que resultou na aprovação da candidatura de Estelizabel Bezerra, o senador opinou dizendo que na verdade foi uma derrota para Ricardo Coutinho. Ele destacou a vitória de Estelizabel, que aconteceu com um pouco mais de 50% dos votos de uma lista de votantes desfalcada.
Ainda sobre a candidata socialista, o PSDB, através da sua bancada jurídica, irá entrar com uma ação contra Estelizabel, que no último domingo, 10, durante o sei dircuso, chamou o Cícero Lucena de ladrão.
Questionado sobre as alianças que serão feitas pelo PSDB, Cícero, sem citar nomes, revelou que o partido está entrando em contato com outras legendas.
No evento
Durante o evento, foi anunciado que Ruy Carneiro será o novo presidente estadual do partido, e a posse acontece no dia 9 de julho. O deputado federal ocupa o lugar de Cícero Lucena, e como a posse acontece durante o período eleitoral não será realizada nenhuma grande comemoração.
O senador Cássio Cunha Lima não compareceu no encontro, informando que alguns compromissos impossibilitaram a sua ida ao hotel, porém, a expectativa é que ele compareça no período da tarde.

 Mário Luiz (Carioca) com WSCom

Médicos vão paralisar atividades nesta terça-feira, 12

Médicos vão paralisar atividades nesta terça-feira, 12    
Brasília - Médicos servidores públicos federais pretendem paralisar as atividades na próxima terça-feira (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde.
De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor - uma redução de 50% na remuneração.
"A medida é considerada pelo presidente da entidade, Cid Carvalhaes, como um enorme retrocesso em um país já tão castigado pela carência do Sistema Único de Saúde [SUS] e pela desvalorização dos profissionais de medicina", informou a Fenam.
Também na próxima terça-feira, a Comissão Mista do Congresso Nacional deve votar a admissibilidade da MP 568. O objetivo da categoria é, por meio da paralisação, pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país.
"As entidades médicas compreendem que a MP traz a determinados setores do funcionalismo avanços importantes, que devem ser mantidos e até ampliados. Entretanto, particularmente nos artigos 42 e 47, prejudica os atuais e futuros servidores médicos, dobrando jornadas sem acréscimo de vencimentos, reduzindo a remuneração em até metade e cortando valores de insalubridade e periculosidade. As perdas atingem, inclusive, aposentados (e pensionistas), que tanto já se dedicaram ao serviço público, enfrentando baixos salários e condições de trabalho adversas", concluiu a Fenam.

 Mário Luiz (Carioca) com Agência Brasil

PT homologa candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa

Presidente do partido na Paraíba já formalizou aliança com PRB e PP.

Encontro foi marcado por protesto de filiados que querem aliança com PSB.

Pastores Jutay Meneses e Miguel Arcanjo, do PRB, anunciaram apoio a Cartaxo (Foto: Divulgação) 
Pastores Jutay Meneses e Miguel Arcanjo, do PRB,
anunciaram apoio a Cartaxo (Foto: Divulgação)
Um encontro de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), homologou a candidatura de Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa na manhã deste domingo (10). O encontro teve caráter de convenção.

O presidente do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, informou ao G1 que, além de o PT ter sido o primeiro a lançar oficialmente uma candidatura na capital paraibana também já formalizou duas alianças: PRB e PP. "Agora estamos avançando no programa de governo", garantiu.
O agora candidato Luciano Cartaxo elogiou a capacidade de organização do partido. “Agora é pensar a cidade, queremos melhorar a vida das pessoas. Temos um projeto inovador para João Pessoa”, prometeu Cartaxo.

“Entendemos que o momento agora é de renovação, de crescimento e nada melhor que um prefeito do PT, que vai buscar verbas junto a nossa presidenta Dilma para fazer investimentos estruturantes e projetar a nossa capital para o futuro”, concluiu o candidato.
 
Minoria protestou contra candidatura própria do PT (Foto: Divulgação)
Minoria protestou contra candidatura própria do PT
(Foto: Divulgação)
Protesto
Em meio à homologação de Cartaxo, um grupo de filiados ao partido, liderado por Júlio Rafael, fez uma manifestação durante o encontro para demonstrar que não aprova a candidatura própria do PT e sim uma aliança com o PSB. No auditório, os manifestantes levaram cartazes, se vestiram de palhaços e cantaram protestos.

Cartaxo comentou o protesto e explicou que são mais de 3 mil filiados que lotaram a sede do Sinttel apoiando sua candidatura, contra um grupo de cerca 16 pessoas que protestou junto a Júlio Rafael. O presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, também minimizou o protesto do grupo. Ele lembrou que a pré-candidatura hoje homologada foi eleita em votação por ampla maioria de forma democrática como sempre é feito no partido.

O grupo que realizou o protesto contra-argumentou dizedo que, ao contrário do que informou Luciano Cartaxo, não passaram por lá 3 mil pessoas e sim cerca de 300, e essa foi uma tentativa dele de minimizar a manifestação. "O protesto foi idealizado por petistas que discordam da postura dele e do presidente do diretório estadual Rodrigo Soares", disse a nota, que também enfatizou que o deputado federal petista Luiz Couto não compareceu ao encontro devido "à sua postura contrária a candidatura do deputado Luciano Cartaxo a prefeito da capital".
  
Mário Luiz (Carioca) com G1

Algemado, homem foge da sede da Polícia Federal em Brasília

Suspeito conseguiu escapar dos seguranças por volta das 13h de domingo.
Equipes policiais estão nas ruas para tentar encontra fugitivo.

Entrada da Polícia Federal, em Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1) 
Entrada da Polícia Federal, em Brasília
(Foto: Filipe Matoso/G1)
Um homem suspeito de tráfico de drogas fugiu, mesmo algemado, da sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A fuga ocorreu na tarde deste domingo (10) logo após o suspeito ter sido detido no Aeroporto Juscelino Kubischek.
De acordo com a Polícia Federal, o homem foi flagrado, por volta das 13h, com 10 quilos de cocaína dentro do aeroporto. Ele foi encaminhado para a sede da PF, no Setor Policial Sul, e depois disso não teria sido mais visto pelos agentes responsáveis por mantê-lo preso.
A assessoria de comunicação da Polícia Federa informou que equipes das Policias Civil e Militar foram acionadas para ajudar nas buscas, mas até as 10h desta segunda-feira (11) o fugitivo não havia sido encontrado.

Delegados da PF se reuniram na manhã desta segunda, segundo a assessoria, para discutir o caso.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Artista de circo do ator Marcos Frota sofre acidente durante apresentação

Gabriele foi atendida pelos colegas de circo
Gabriele foi atendida pelos colegas de circo Foto: Nina Lima / Extra
Uma acróbata sofreu um acidente durante a sessão da tarde deste domingo do circo Unicirco, do ator Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista. Após o término de seu número, Gabrielle Santos, de 23 anos, estava descendo de volta para o piso do picadeiro, quando escorregou e caiu de uma altura de dois metros e meio. Ela estava equilibrada num aparelho conhecido como lira, espécie de bambolê usado para as acrobacias. Gabriele foi levada para o Hospital Quinta D’or, em São Cristóvão. O espetáculo prossegiu normalmente após a remoção.
- Eu fui conversando com ela na ambulância e ela estava lúcida. A médica fez alguns exames preliminares e os movimentos estavam normais, mas ela vai passar por uma ressonância - disse Marcos Frota.
Ainda segundo o ator, o piso do picadeiro é emborrachado, o que ajudou a amortecer o impacto da queda. Além de se apresentar, Gabrielle é professora do Unicirco e foi formada na escola do próprio circo. Gabrielle recebeu alta na noite deste domingo.

Acidente aconteceu pouco depois do término do número
 
Acidente aconteceu pouco depois do término do número 
 
 
Foto: Nina Lima / Extra

terça-feira

Homens ficam feridos após acidente no Brejo da Paraíba

Dois homens ficaram feridos na tarde desta segunda-feira (21), após um acidente envolvendo duas motocicletas na PB 097, entre as cidades de Pilões e Areia, no Brejo paraibano.
Foto: Notícia PB
De acordo com as informações de testemunhas, as vítimas supostamente embriagadas, sobraram em uma curva, quando trafegavam em uma motocicleta Suzuki 125, cor vermelha de placa NPW-2556 de Cuitegi.
Geraldo Salustiano da Silva, 46, e Damião Ferreira de Lima, caíram em uma barreira de tijolos. Os homens foram socorridos para o Hospital Regional de Guarabira.
Geraldo sofreu graves ferimentos na cabeça. Já o garupa teve escoriações. As vítimas serão encaminhadas para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena em João Pessoa.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Agentes penitenciários apreendem celulares, drogas e armas

Agentes penitenciários apreendem celulares, drogas e armas
 A Secretaria de Administração Penitenciária apreendeu, neste final de semana, 55 aparelhos celulares, carregadores, mais de 100 pedras de crack, além de facas e espetos, nos Presídios Feminino e Sílvio Porto. A medida integra o programa de contenção qualificada, que utiliza ações de inteligência e aplica a tecnologia (detectores de metal, câmeras e outros equipamentos).

Essas ações integram um dos eixos do plano estratégico da Secretaria de Administração Penitenciária, que vem sendo implementado pelo secretário Washington França e tem dificultado a ação de quadrilhas organizadas que agem na Paraíba, com conexões em outros Estados.

"O resultado tem sido muito positivo, especialmente com suporte às ações de segurança pública, num trabalho integrado que nem sempre pode ser revelado, mas que tem sido bastante elogiado por contribuir com a redução da criminalidade, especialmente os crimes violentos letais intencionais - homicídios e latrocínios", disse Washington França.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, por sua vez, disse que a polícia cumpre o seu papel institucional em investigar e prender integrantes de organizações criminosas que se encontram em liberdade. "Cabe ao sistema penitenciário custodiá-los e contê-los adequadamente e assim estamos procedendo, em ações integradas com a Polícia Militar, Civil e Federal, mediante disponibilização de informações de inteligência, que por razões de segurança não podem ser reveladas”, comentou.

Ele disse ainda que outras operações acontecerão "e o sistema penitenciário estará sempre disposto a colaborar no que for possível, especialmente com as ações de inteligência, que integram nosso programa de contenção qualificada e quanto a possíveis desvios de conduta de servidores, estamos cortando na própria carne, mediante instauração de sindicâncias e inquéritos administrativos.”

Ele comentou ainda que os presídios do Sertão estão com novos diretores que integram o Grupo Penitenciário de Operações Especiais - GPOE e são responsáveis pela implantação de um procedimento operacional padrão. "Isso tem provocado insatisfação por parte de parentes de apenados, mas não iremos recuar”, declarou o tenente coronel Arnaldo Sobrinho.

Mário Luiz (Carioca) com Secom-PB

Nove pessoas são detidas acusadas de assalto, tráfico e homicídios em Santa Rita


Nove pessoas foram detidas na tarde desta segunda-feira (21) acusadas de assaltos, tráfico de drogas e homicídios na região de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.
De acordo com o major Cristovam Lucas, comandante do 7º BPM, policiais da Força Tática receberam a informação através de denúncia anônima pelo linha direta (8134 - 6188) de que uma casa na comunidade do Onze, no bairro Alto Populares, estava servindo de ponto de venda e consumo de drogas.
Foto: @emersonmofi
Ao chegar no local, os policiais encontraram nove pessoas consumindo drogas. 14 pedras de crack foram apreendidas, além de cachimbos que servem para o uso da droga.
O major Lucas confirmou que a quadrilha é apontada como a responsável pelo assassinato de um homem conhecido como ‘Abelha’, ocorrido na semana passada.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Cagepa: Anísio Maia quer saber detalhes do empréstimo

Anísio Maia revelou que a Assembleia Legislativa não pode aprovar um empréstimo de R$ 120 milhões


 O empréstimo solicitado pelo governador Ricardo Coutinho para quitar as dívidas da Cagepa motivou o pedido de uma audiência pelo deputado estadual Anísio Maia (PT), através da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, com a diretoria da Companhia. Para o parlamentar, a população tem o direito de saber as informações sobre a situação em que o órgão se encontra.
Anísio Maia revelou que a Assembleia Legislativa não pode aprovar um empréstimo de R$ 120 milhões sem ter um diagnóstico exato do problema. “O governador quer que a AL dê o aval para um grande financiamento. Mas, ele nos deu apenas dados superficiais, não nos mostrou a real situação da empresa. Queremos saber a viabilidade, a infraestrutura, os gastos com a folha de pessoal, os planos de melhorias, os desperdícios, o patrimônio real, o que precisa ser substituído e o que não precisa. Enfim, precisamos ver a situação em que o órgão está. Seria uma irresponsabilidade nossa permitir o empréstimo sem ter estes dados”, revelou.
Ainda de acordo com o deputado, apesar da dívida da Cagepa ter aumentado durante o atual Governo, este não precisa temer, já que é um problema que vem se arrastando há vários anos. “Quando o Governo Ricardo Coutinho assumiu, a Cagepa já devia R$ 250 milhões, agora está devendo R$ 340 milhões. São dados confirmados pelo governador. Eu já vinha insistindo e dizendo que o órgão se encontrava em uma situação muito difícil. Finalmente o Governo admitiu. Isto mostra que tudo que a gente diz a gente prova. Mas, o Governo não precisa temer. Sabemos, através da história da Cagepa, que essa dívida tem sido inchada por vários governos, passando por Cássio Cunha Lima, Maranhão e Ricardo Coutinho. Portanto, a solicitação da Audiência Pública não é para atacar A ou B, e sim para estudar uma forma de salvar este patrimônio da Paraíba”, informou.

Mário Luiz (Carioca) com assessoria

País tem poucas salas especiais para ouvir crianças vítimas de estupro

Apesar de recomendação do CNJ, Brasil possui cerca de 70 salas.
Minas Gerais e Rio de Janeiro ainda não possuem sala especial, diz ONG.

Apesar de recomendação de 2010 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para a instalação de salas especiais para ouvir crianças vítimas de abuso sexual, existem atualmente no país pouco mais de 70, segundo dados da organização Childhood Brasil obtidos pelo G1.
Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, no Acre, realiza depoimentos de crianças vítimas de estupro em sala especial desde 2010 (Foto: Divulgação/TJ-AC) 
Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, no Acre, realiza depoimentos de crianças vítimas de estupro em sala especial desde 2010 (Foto: Divulgação/TJ-AC)
O objetivo do depoimento especial é diminuir o trauma das crianças e adolescentes nos depoimentos nos processos judiciais sobre o abuso. Para isso, tribunais têm sido orientados a instalar as salas especiais, semelhantes a um quarto de criança.
 
  De acordo com a ONG, Minas Gerais e Rio de Janeiro ainda não possuem nenhuma sala. O Rio Grande do Sul, pioneiro na experiência no país, com a primeira sala especial instalada em 2003, ainda possui a maior parte: 50% do total.
Segundo a recomendação 33 do CNJ, de novembro de 2010, os tribunais foram orientados a implementar “sistema de depoimento videogravado”, em ambiente separado da sala de audiência e com a participação de profissional especializado para atuar nessa prática.
Conforme os dados da ONG, o número de salas especiais vem crescendo, mesmo que lentamente. Em 2011, eram 43. O levantamento da organização com os dados de 2012 ainda está sendo finalizado. “Esse número deve ser um pouco maior, estamos levantando. Só São Paulo tem previsão para instalar mais 25 salas em 2012”, afirma Itamar Gonçalves, gerente de programas da Childhood Brasil.
No domingo (20), a apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, afirmou, em depoimento no quadro "O que vi da vida", do Fantástico, que sofreu abusos sexuais até os 13 anos de idade. Emocionada, disse que luta para que "nenhuma criança sofra" algo parecido. O desabafo da apresentadora, que participa de uma campanha contra o abuso sexual de crianças, fez com que a discussão sobre o assunto voltasse à tona.
Como funciona
Na sala especial, a vítima menor é interrogada apenas por uma psicóloga, que fica com um ponto eletrônico no ouvido. Cada estado possui uma estrutura própria. Alguns realizam a oitiva com um assistente social. Em Pernambuco, por exemplo, as crianças são ouvidas por pedagogos.
As perguntas são feitas e acompanhadas de outro local, por promotor, juiz e advogados. A ideia é que tudo ocorra em tempo real, com a transmissão por meio de microfones, câmera de vídeo e um monitor de televisão. “Não é somente o espaço, tem toda uma dinâmica, um método para receber a criança. Tem cartilha para a família”, explica Gonçalves. “A criança tem direito à voz e fala. Para garantir isso como um direito humano, temos que fazer de forma protegida.”
Sala do juiz e sala especial no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, capital paulista; o sistema de transmissão informatizado ainda não foi instalado (Foto: Raul Zito/G1) 
Sala do juiz e sala especial no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, capital paulista; o sistema de transmissão informatizado ainda não foi instalado, por isso, as duas salas ainda não estão ligadas (Foto: Raul Zito/G1)
No Rio Grande do Sul, a experiência começou com o nome de "depoimento sem dano", que depois foi padronizado pelo CNJ como "depoimento especial". “Sem dano nunca foi, por mais que se tome cautela, quando se toca em determinados assuntos com crianças vitimadas, sempre algum dano acontece. Por isso a mudança de nome”, afirma o desembargador Antonio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. “O que a gente quer é diminuir o máximo possível o sofrimento dela.”
‘Juiz não é preparado’
Para isso, afirma o desembargador, a intenção do TJ de São Paulo é instalar o equipamento em todas as varas do estado, que conta hoje com quatro instalados: no Fórum Barra Funda, na capital paulista, e nas Varas de Infância de Atibaia, Campinas e São Caetano do Sul. “É uma pretensão nossa, os recursos viriam do governo federal, que aprova esse projeto”, diz Malheiros.
“Para nós todos esses equipamentos são importantíssimos. Dependendo do juiz, pode assustar a criança. O juiz não é preparado. Vai ter juiz, por exemplo, que ao falar de uma penetração que a criança teve, é capaz de perguntar isso na lata. Aquela ferida que já está mal cicatrizada se abre. Porque na verdade a criança vai ter a marca disso o resto da vida. Não tem remédio”, completa.
Na Barra Funda, no entanto, o sistema ainda não está funcionando. O G1 foi até o fórum conhecer a sala especial (foto abaixo), que está no 1º andar junto à Vara de Violência Doméstica. O recinto já possui brinquedos, mas, por enquanto, serve apenas para um interrogatório não informatizado, feito pela psicóloga.
Sala especial é utilizada no Fórum da Barra Funda para depoimentos de crianças a psicólogos (Foto: Raul Zito/G1) 
Sala especial é utilizada no Fórum da Barra Funda apenas para depoimentos de crianças a psicólogos, sem a transmissão em tempo real (Foto: Raul Zito/G1)
Segundo a juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcanti, do Juizado da Vara de Violência Doméstica, o equipamento está no fórum, mas ainda faltam cabos para a instalação do sistema de transmissão.
Criança mais segura
Para juízes que já colocam em prática a experiência, o depoimento especial ajuda a diminuir o trauma das vítimas e também contribui para a tomada de decisões mais justas nos processos envolvendo o estupro de vulnerável.
“O depoimento especial foi muito importante, porque com a mediação de um profissional, um psicólogo, humaniza mais o depoimento, a criança fica mais à vontade, num ambiente mais próprio, se sente mais segura. Sem prejuízo da segurança jurídica”, afirma o juiz Romário Divino Faria, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco, no Acre.
O depoimento especial existe na Vara desde 2010. Segundo o juiz, a técnica envolve um processo de aproximação da criança, por exemplo, abordando aspectos de sua vida, para deixá-la à vontade. Ela é ouvida por uma psicóloga em uma sala com decoração lúdica, monitorada por equipamentos de som e imagem.
Se a criança não consegue contar o que houve, a psicóloga também utilizada instrumentos auxiliares, como fantoches e bonecos. “No ambiente formal, a criança fica inibida, não tem muita espontaneidade na fala”, afirma o juiz.
Sala especial na Vara de Infância e Juventude de Rio Branco, no Acre (Foto: Divulgação/TJ-AC)Sala especial já funciona na Vara de Infância e Juventude de Rio Branco, no Acre (Foto: Divulgação/TJ-AC)
“Muitas delas não conseguiam falar da violência sofrida. Já com o método do depoimento especial, teve caso que foi submetida a novo depoimento, já teve mais espontaneidade e revelou o abuso", diz o magistrado. "Desde então já foram feitos centenas de depoimentos com bastante sucesso.”
Por que a Justiça?
O representante da Childhood afirma que a organização decidiu encampar a instalação das salas junto ao Judiciário depois de constatar, em um estudo feito em 2007, que uma criança era ouvida em média 7 vezes em um processo judicial --sem incluir os depoimentos anteriores, como os feitos à polícia e ao Conselho Tutelar.
Segundo Gonçalves, nesse quesito “o Brasil está bastante atrasado em relação aos outros países". "Os EUA têm uma experiência de quase 30 anos", afirma.
Salas especiais no Brasil em 2011
Sul
25 (Paraná e Rio Grande do Sul)
Sudeste
7 (São Paulo e Espírito Santo)
Nordeste
6 (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão e Paraíba)
Centro-Oeste
3 (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso)
Norte
2 (Acre e Pará)
Total
43 (23 apenas no RS)
Fonte: Childhood Brasil 2011
"No entanto, desde 2010 essa questão vem ganhando uma dimensão nacional, principalmente, depois da recomendação do CNJ. O que tem não é suficiente. Todas as Varas de Infância deveriam ter, pelo menos, uma sala”, completa.
“Se para um adulto já é difícil, para uma criança essa situação é muito pior. Um espaço frio, sisudo, na frente de adultos que ela não conhece. Elas acabavam desistindo. Diziam que tinham mentido”, afirma. "A apresentadora Xuxa levou mais de 40 anos para revelar um caso desses. Imagine uma criança comum."
Estudo do CNJ em parceria com o Ipea mostra que apenas 64 das 2.682 comarcas do país possuíam Vara exclusiva da Infância e Juventude até julho de 2010. Segundo publicação da ONG, a entrevista de crianças de forma protegida em salas especiais é aplicada em 28 países.
Casos extremos
Levantamento do G1 junto às decisões de segunda instância de todo o país em casos de estupro de vulnerável, ou seja, vítimas menores de 14 anos, mostra que juízes nem sempre estão preparados para interrogar crianças.
Em Campinas, um juiz chega a ser advertido por um desembargador sobre o modo como interrogou uma menina de 11 anos, que acusava um homem de 64 de molestá-la. “(...) advertiu-a [a vítima] diversas vezes, além de utilizar termos chulos com a garota”, escreveu o relator do caso, Silmar Fernandes.
O desembargador transcreveu parte das perguntas feitas pelo juiz: “Ele queria que você pusesse a boca no p... dele? ‘L: Não.’ (...) Ele chegou a por o p... pra fora da calça dele?” O réu estava em regime semiaberto, mesmo condenado a pena de 8 anos, quando a regra é o inicial fechado. O nome do juiz não aparece na decisão.
Silêncio
Outros depoimentos de vítimas mostram dificuldade ainda maior do que o constrangimento e o medo de denunciar nesse tipo de interrogatório. Em São Paulo, uma menina de 11 anos tentou dizer à mãe que havia sido vítima do tio, mas apenas sua professora conseguiu entendê-la. A menina era deficiente auditiva e tinha dificuldade na fala.
Eu falava para ele parar, que eu ia contar pra minha tia, aí ele falava para eu não contar, porque senão a minha tia ia separar dele. Eu não contava na hora, porque eu ficava com medo da minha tia separar dele e ficar triste"
Criança de 10 anos, vítima de estupro em processo no TJ do Distrito Federal
No depoimento ao juiz, ela foi auxiliada por uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Segundo o processo, ela disse que sua tia entrou no quarto, viu a cena, brigou com o acusado, mas não fez nada, pedindo para que ela ficasse quieta.
“Ao voltar para casa chorava muito e contou para sua mãe, mas não conseguia se expressar direito e sua mãe não entendia a linguagem de sinais; afirmou que o réu usou de violência física para segurá-la e o lençol ficou sujo de sangue”. O homem foi condenado a 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
Em outros casos, os depoimentos foram cruciais para condenar o réu. Em Samambaia, Distrito Federal, o depoimento de uma criança de 10 anos ajudou a condenar seu tio a 6 anos de reclusão. “Eu falava para ele parar, que eu ia contar pra minha tia, aí ele falava para eu não contar, porque senão a minha tia ia separar dele. Eu não contava na hora, porque eu ficava com medo da minha tia separar dele e ficar triste”, disse a menina ao juiz.
Procurado pelo G1, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que ainda não possui sala especial e, até a publicação desta reportagem, não informou se há previsão para a instalação. O TJ do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que está providenciando o espaço, recursos materiais e pessoais para implementar o serviço, mas que é preciso fazer licitações para compra de material e pessoas qualificadas e treinadas para este fim. 

Mário Luiz (Carioca) com G1

sábado

Confira nova foto do ensaio sensual da ex-BBB Monique

Rio -  A revista "Sexy" divulgou nesta sexta-feira fotos do ensaio nu da ex-BBB Monique. Na capa, a gata é apresentada como a “mais polêmica” e a “mais gostosa” do reality show. Antes de posar nua, Monique passou por uma recauchutagem, que incluiu lipoaspiração, plástica nos seios, no nariz e no bumbum.

Ex-BBB é a capa da Sexy | Foto: Divulgação
Ex-BBB é a capa da Sexy | Foto: Divulgação
Mário Luiz (carioca) com Sexy

Turbinada? Ex-BBB curte praia carioca neste sábado

 Dilson Silva/AgNewsAgNewsAgNews


AgNews



Laisa Portela aproveitou o Sol para se bronzear na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, neste sábado (19). Além do biquininho, a comissão de frente da ex-BBB chamou a atenção. Será que a gata turbinou os seios?

Mário Luiz (carioca) com R7

Atentado contra escola na Itália mata uma aluna

Outras estudantes foram gravemente feridas.
A autoria do atentado não foi reivindicada até o momento.

Pessoas se abraçam no local onde ocorreu o atentado, que matou uma aluna em Brindisi (Foto: AP)

Uma bomba explodiu na manhã deste sábado (19) diante de uma escola de Brindisi, sudeste da Itália, matando uma aluna de 16 anos e deixando outras cinco gravemente feridas, em um atentado que não foi reivindicado, mas que ocorre às vésperas do 20º aniversário do assassinato do juiz Giovanni Falcone.
(Correção: O G1 informou incorretamente, segundo agência de notícias internacional, que duas pessoas haviam morrido na explosão na manhã deste sábado. Uma aluna morreu e outra está em estado grave e foi submetida a cirurgia.)  
A direção da escola informou que a explosão, registrada às 7h45, horário em que as alunas chegavam ao colégio de ensino profissionalizante que tem o nome de Francesca Morvillo Falcone, esposa do célebre juiz antimáfia Giovanni Falcone, jogou várias adolescentes no chão.
Pessoas se abraçam no local onde ocorreu o atentado, que matou uma aluna em Brindisi (Foto: AP)
Paola Ciannamea, funcionária dos hospital local, disse que uma das feridas, também de 16 anos e que teve a morte anunciada por fontes policiais, está viva, mas em estado grave.
"Não está morta. Foi operada. Está em situação muito grave, mas estável", declarou Ciannamea ao canal Sky TG24.
Outras três alunas sofreram queimaduras em todo o corpo e uma corre o risco de ter as pernas amputadas, segundo fontes médicas. Cinco estudantes sofreram ferimentos leves.
"Eu tinha acabado de ir ao bar em frente à escola. Vi todos caindo", disse uma testemunha.
Uma funcionária do gabinete da promotoria que fica ao lado da escola afirmou ao jornal La Repubblica que estava abrindo a janela quando foi atingida pela onda expansiva.
"Vi meninas jogadas no chão, cobertas de fumaça. Os livros queimavam. Foi aterrorizante", disse.
Policial com cão treinado inspeciona o local onde ocorreu a explosão  (Foto: AP) 
Policial com cão treinado inspeciona o local onde ocorreu a explosão (Foto: AP)
O artefato explosivo, de fabricação caseira, estava formado por botijões de gás conectados entre si e escondidos em mochilas, colocados em um muro próximo da entrada da escola, segundo os primeiros elementos da investigação.
A polícia estabeleceu um perímetro de segurança ao redor da escola. O atentado não foi reivindicado até o momento.
Os canais de televisão exibiam imagens de danos limitados, com um muro da escola afetado pela explosão e objetos das alunas espalhados pelo chão, mas nenhum buraco na calçada ou outros danos aparentes.
A escola profissionalizante tem 600 alunos, a grande maioria meninas, e se dedica principalmente à formação de profissionais para o mundo da moda.
"Os primeiros a ajudar os feridos foram um professor, um vigia e um agente técnico. Falaram de uma forte explosão, que jogou várias alunas no chão", afirmou Valeria Vitale, diretora administrativa do instituto Morvillo Falcone.
"As alunas estão em estado de choque, o diretor foi diretamente para o hospital".
A polícia não determinou a suspensão das aulas, mas os alunos de outras escolas da cidade deixaram imediatamente seus colégios, acompanhados pelos pais apavorados.
A imprensa relacionou o ataque aos 20 anos do atentado de 23 de maio de 1992 que matou o famoso juiz Giovanni Falcone, sua esposa e três seguranças. A máfia siciliana detonou 500 quilos de dinamite na passagem do carro do juiz Falcone por uma estrada entre o aeroporto de Palermo e o centro da cidade.
"As hipóteses são numerosas e nenhuma nos dá certeza", declarou a ministra do Interior, Annamaria Cancellieri, ao canal Sky TG24.
Ao mesmo tempo em que pediu "extrema prudência", a ministra admitiu o espanto com o fato de a escola ter o nome da esposa do juiz
O prefeito Mimmo Consales afirmou à imprensa que "existem muitas coincidências neste caso", em uma referência ao aniversário do ataque e ao fato de que uma "caravana da legalidade" deveria passar neste sábado por Brindisi para lembrar a data.
O departamento antimáfia enviou o promotor de Lecce ao local do ataque, mas os investigadores não confirmaram o que continua como uma simples hipótese, quando outros meios de comunicação citam a atuação de um desequilibrado ou um ato de vingança.
O presidente italiano, Giorgio Napolitano, disse que acompanha os eventos "com apreensão" e manifestou solidariedade com as famílias das vítimas, os feridos e toda a população da região.
As autoridades locais esperam uma grande manifestação durante a tarde em Brindisi de apoio à vítimas.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, classificou o ataque de "ato absolutamente horroroso e vil".

Mário Luiz (carioca) com G1

Acidente com quatro carros deixa seis feridos


Um acidente grave ocorrido na madrugada deste sábado (19), na avenida Epitácio Pessoa, na Capital, resultou numa confusão de carros colidos, um capotado e pessoas feridas.

Motorista do Polo sendo socorr
                                                Passageiro do Polo sendo socorrido

De acordo com informações preliminares passadas pela polícia, o acidente teria sido provocado um "racha" entre um veículo BMW e um Polo, cujo velocímetro travou na hora do acidente registrando a velocidade final do carro na hora da colisão: 140 Km/h.
Motorista da BMW

A velocidade da BMW não foi verificada pelos policiais porque precisa de um cartão para destravar o sistema, que ficou de posse de seu condutor.
Cinco jovens, cuja idade máxima era de 23 anos, estavam no Polo, na "brincadeira" de disputa de velocidade acabou batendo na traseira da BMW, que por sua vez perdeu o controle e bateu em dois outros veículos que estavam parados no semáforo, sendo Ford Focus e um Mitsubishi Pajero. 
O Polo acabou capotando e dois de seus ocupantes, os que estavam na parte da frente do veículo, ficaram presos às ferragens.
A BMW e o Polo estão apreendidos na garagem do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba.
O motorista da BMW e os cinco passageiros do Polo ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma, onde receberam os primeiros socorros e foram liberados, já que nenhum ficou gravemente ferido.
Os prejuízos matereriais foram altos. Tanto o Polo quanto a BMW ficaram destruídos.

Imagens digitalizadas
Mário Luiz (carioca) com Correio

quinta-feira

Propaganda Enganosa do Supermercado Extra

Cliente precisa comprar 2.640 latas de cerveja para ter R$ 0,20 de desconto

Já imaginou ter que comprar 2.640 latas de cerveja para conseguir um desconto de R$ 0,20 em cada? A maneira como as informações são descritas em etiquetas de supermercados podem gerar dúvidas e, muitas vezes, induzem os consumidores ao erro. Foi o que aconteceu com o analista de sistemas Cleber Sousa, de 34 anos, ao passar pelo caixa do supermercado Extra, em Santa Rosa, Niterói, no sábado, dia 12.
Entre outros produtos, ele colocou no carrinho um pacote fechado com 12 latas de cerveja Antarctica, de 473ml. Dois preços eram exibidos na etiqueta: em letras pretas lia-se R$ 2,19 e, em destaque, com letras maiores, fundo preto e letras brancas, lia-se R$ 1,99.
- Normalmente, lojas de varejo mostram dois valores quando um produto está de um preço por outro, ou seja, eu entendi “de R$ 2,19 por R$ 1,99”. No caixa, o preço cobrado foi R$ 2,19. Informei à caixa que o preço exibido era R$ 1,99. Então, ela me perguntou: a partir de quantas unidades? Não sabendo desse detalhe, voltei à prateleira e peguei a etiqueta. Havia um pequeno detalhe, inacreditável, escrito logo acima do menor preço, no mesmo fundo preto, mas em letras miúdas “a partir de 2.640 unidades”.
Consumidor se sente enganado
O analista de sistemas conta que ainda questinou se a informação era um erro de impressão ou se realmente deveria comprar 2.640 latas para obter o desconto. E, segundo ele, o problema não aconteceu apenas desta vez.
- Chamei o gerente e questionei a ele o motivo daquela exigência, já que o Extra é uma loja varejista e o preço era de atacado. Ainda que haja o direito do grupo Pão de Açúcar em vender a preços reduzidos uma quantidade muito maior que qualquer consumidor do varejo possa carregar, é inadimissível, ou melhor, desonesto colocar esse preço com mais destaque que o preço real do produto. Penso que, assim como fui enganado, muitas outras pessoas desavisadas, com menos percepção ainda do que eu, como idosos, por exemplo, poderão ser induzidas ao preço incorreto presente nas gôndolas.
Em nota, o grupo Pão de Açúcar disse que “o Extra realizou uma promoção no fim semana e a mesma era válida para compras acima de determinado número de itens. A informação estava na etiqueta do expositor. A rede se compromete a avaliar a questão apontada pelo cliente”.




Jacumã Notícias com informações do Jornal Extra

Governo autoriza concurso para PBGás para preencher 11 vagas

Governo autoriza concurso para PBGás para preencher 11 vagas
O Governo do Estado autorizou a realização de concurso público para a Companhia Paraibana de Gás (PBGás). O objetivo é preencher vagas na composição do quadro de profissionais da companhia, bem como a formação de cadastro de reserva técnica. As vagas contemplam cargos técnicos e administrativos (níveis médio e superior). Serão 11 vagas para preenchimento imediato e uma formação de reserva técnica para todos os cargos da Companhia.
Com o concurso, o Governo do Estado reafirma o respeito aos servidores e a preocupação em profissionalizar os serviços.

O concurso da PBGás será realizado sob responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses). O período de inscrições e a data das provas serão conhecidos a partir da publicação do edital, que ficará disponibilizado no site da PBGás e do instituto responsável (www.pbgas.ieses.org).

Expansão - O concurso ocorre em razão da expansão do número de clientes da PBGás nas áreas comercial e residencial, segundo informa o diretor-presidente da companhia, Zenóbio Toscano. Ele também destaca o fato da empresa assumir, com esse edital, alguns serviços que atualmente são terceirizados. "Além da oferta de novos empregos no Estado, estaremos evitando a terceirização e criando uma maior estruturação para os próprios serviços", esclarece.
O diretor administrativo e financeiro da empresa, David dos Santos Mouta, lembra que o preenchimento das vagas é para a realização das atividades operacionais da rede de distribuição. "Além de suprir essas necessidades, a empresa vem repor algumas vagas que se encontram em aberto, sobretudo em razão do crescimento dos mercados residencial e comercial".

Funções e benefícios - Os requisitos para preenchimento das vagas imediatas, assim como as funções destinadas à reserva, variam tanto para candidatos com formação superior ou médio completo, incluindo opções com curso técnico de acordo com os cargos previstos.
Os salários variam de R$ 1.850,19 a R$ 4.724,24, associados a uma política de benefícios que contempla assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio alimentação/refeição no valor de R$ 516,56. Também serão oferecidos para os servidores vale transporte, previdência privada (opcional), Programa Empresa Cidadã (extensão de licença maternidade para 180 dias) e um programa de desenvolvimento de talentos, com incentivo a cursos de aperfeiçoamento profissional, pós-graduação latu sensu e idioma estrangeiro.

Para candidatos com formação superior, estão sendo oferecidas três vagas imediatas para Analista (com formação em Administração/Ciências Contábeis/Economia); uma para Engenheiro (Função Mecânica); e uma para Analista de Sistemas, com reserva técnica para Advogado e Engenheiro (Civil e Elétrica).
Já para os cargos com formação no ensino médio serão preenchidas duas vagas de Assistente (Função Administrativa), e outras vagas para nível técnico, sendo quatro para Técnico Função Gás destinadas a candidatos com cursos em Mecânica, Edificações, Eletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica ou Técnico Industrial em sistema a gás, bem como uma vaga para Assistente de Tecnologia da Informação.

Além disso, o concurso prevê reservas de técnicos para Técnico Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho e Assistente (Função Contábil). "Esse concurso trata de uma autêntica ação de democratização do acesso de bons profissionais em uma empresa que busca a excelência empresarial, um processo transparente regido pelo princípio da isonomia, onde todos são iguais e tratados sem distinção de qualquer natureza. A PBGás é uma grande oportunidade para o profissional se desenvolver e contribuir para o crescimento do Estado da Paraíba", destaca a gerente de Recursos Humanos da Companhia, Luciana Karina Barbosa.

 Secom/PB

Albergado é executado quando se dirigia para a cadeia pública

Jonatas cumpria pena pelo crime de homicídio no regime semi aberto em Santa Rita


Jonatas Barbosa foi executado por dois homens já identificados (Crédito: Aguinaldo Mota)
A polícia já tem a identificação dos dois homens que assassinaram na noite de quarta-feira, 16, o albergado Jonatas Barbosa Ferreira, 29 anos, em Santa Rita. A informação é do delegado Valdélio Lobo, que estava de plantão na 6ª Delegacia Distrital.
O albergado, segundo levantou o delegado Valdélio Lobo, por volta das 18h o albergado se dirigia para a cadeia pública de Santa Rita quando próximo a estação ferroviária, 100 metros cadeia foi abordado por dois homens que efetuaram os disparos.
Jônatas Barbosa, que residia no bairro do Renascer I em Cabedelo sofreu vários disparos e morreu no local. Ele cumpria pena em regime semi aberto por ter sido condenado pelo crime de homicídio.

Reportagem: Mário Luiz (carioca) com WSCOM Online

PM faz operação e cerca bairro de Mandaracu em João Pessoa

Ação contou com quatro guarnições e mais de vinte homens.
Objetivo é manter a continuação no processo de pacificação do bairro.

A Polícia Militar fez uma operação no bairro de Mandacarú, com o objetivo de itensificar as abordagens, tendo em vista a continuação do precesso de pacificação no bairro. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17).  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A  Polícia Militar fez uma operação no bairro de Mandacaru, com o objetivo de itensificar as abordagens, dando continuidade ao precesso de pacificação no bairro. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17).
O capitão Clecitoni informou que quatro guarnições da Força Tática, com cerca de 20 homens, três Unidades de Polícia Solidária e veículos da Rotam participaram da operação. (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
O capitão Clecitoni informou que quatro guarnições da Força Tática, mais de 20 homens, três Unidades de Polícia Solidária e veículos da Rotam participaram da operação, mas ninguém foi preso.
Mário Luiz (carioca) com G1
(Fotos: Walter Paparazzo/G1)

Contando história de leão, marido de avó estupra criança de 4 anos em Campina Grande

A história de abuso sexual contra menores sempre se repete. Existe um parente, que acaba estuprando uma criança. Infelizmente está uma estatística que não queríamos noticiar. Mais uma criança na Paraíba sofre abuso sexual. Dessa vez ela tem apenas 4 anos de idade e foi estuprada pelo enteado avô.


Enteado Avô detido
O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (16), no bairro da Liberdade em Bayeux. Sebastião Veloz da Silva, 53 anos, estava cuidando do menino, enquanto o seu pai não chegava do trabalho. Ele atraiu o “neto” para o quarto dizendo que iria contar uma história do leão. O acusado pediu para criança virasse de costas e conseguiu violentá-la a com o dedo.
Quando o pai da criança chegou notou que o “avô” estava desconfiado. O garoto relatou ao pai que estava sentindo muitas dores. Ao conversar com o filho, ele soube o que aconteceu em sua residência.
Policiais da Força Tática do 2º BPM foram chamados e conseguiram prender em flagrante o acusado. De acordo com o tenente Lennon Brandão da Força Tática do 2º BPM, um exame foi feito e constatado o abuso sexual no garoto de 4 anos de idade.
O acusado foi encaminhado para Central de Polícia. A prisão foi realizada pelo tenente Lennon Brandão e o sargento Assis, da Força Tática do 2º BPM de Campina Grande.

Mário Luiz (carioca) com Correio

ADESÃO: pré-candidatura de Tatiana Medeiros recebe reforços do PPL, PRB e PHS

ADESÃO: pré-candidatura de Tatiana Medeiros recebe reforços do PPL, PRB e PHS
Além da oficialização do apoio do PPL (Partido Pátria Livre) e de dissidentes do PP (Partido Progressista), a exemplodo advogado Paulo de Tarso Medeiros, a pré-candidatura de Tatiana Medeiros passaráa contar com os reforços do PHS e PRB, conforme anúncio feito pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo, na manhã desta quinta-feira, 17, durante entrevista coletiva realizada na sede da ACI (Associação Campinense de Imprensa). Osapoios do PHS e PRB, que tem fortes candidatos à Câmara de Vereadores, àpré-candidatura de Tatiana Medeiros, serão formalizados nos próximos dias,conforme adiantou o prefeito.

Na oficialização do apoio do PPL,além de lideranças locais do partido, estiveram presentes o presidente estadualda legenda, Eugênio Falcão, e a presidente municipal, Albanita Almeida. EugênioFalcão falou da facilidade pela escolha do nome de Tatiana Medeiros. “A nossa decisão não tem mistério, basta andar por Campina Grande para ver que a cidade cresceu”, disse o presidente estadual do PPL, acrescentando que a legenda está no caminho certo, de que a cidade continue avançando. Albanita Almeida, que representa o PPL no município, disse que comunga com o projeto vencedor e que,apesar de ser um novo partido, também quer fazer parte deste projeto.

O dissidente do PP, o advogadoPaulo de Tarso Medeiros, elogiou as qualidades da pré-candidata Tatiana Medeiros como mãe, mulher competente, trabalhadora e honesta e que vai contribuir para a continuidade do projeto que teve início com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo. “Defendo uma Prefeitura Municipal não enquanto prédios públicos, mas enquanto gestão, uma gestão que mudou a cidade da água para o melhor dos vinhos”, acrescentou Paulo de Tarso, que relembrou um pouco da sua militância política e administrativa, como presidente do Ipsem (Instituto de Previdênciados Servidores Públicos Municipais). Uma instituição que, segundo ele, somente hoje tem a garantia dos seus repasses.

Também estiveram presentes à coletiva a presidente da Funasa, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, Alexandre Carneiro (PPC), Bruno Roberto, Érico Feitosa e o vereador Rodolfo Rodrigues, do PR, a presidente do PTC municipal, Toinha Menezes, o vereador Marcos Raia(PMDB), a presidente estadual do PMN, Lídia Moura, o vice-prefeito José Luiz Júnior(PMDB), o vereador Cassiano Pascoal (PMDB), a presidente do PPL de Lagoa Seca,Márcia Patrícia, além de lideranças que integram os partidos que apoiam apré-candidatura de Tatiana Medeiros até o momento. Para Érico Feitosa, do PR,que disputou as eleições de 2008 como candidato a prefeito, onde existe o trabalho,ele deve sempre vai se sobrepor. “Agora é a vez das mulheres”, disse ele,referindo-se à pré-candidata Tatiana Medeiros como uma pessoa honesta e trabalhadora, que fez e faz como médica e como secretária municipal de Saúde e farámuito mais como prefeita de Campina Grande.

A pré-candidata Tatiana Medeiros agradeceu as adesões ao projeto que, segundo ela, não é de poder, mas um projeto de trabalho. “Tenho certeza da vitória e este arco de alianças que só faz crescer comprova que o povo de Campina Grande quer continuar o que está sendo bem feito”, disse a pré-candidata, citando obras realizadas pela atual administração, leal e honesta e que, por mais que alguns oposicionistas queiram,jamais poderão apagar da história da cidade importantes obras como o Complexo Esportivo Plínio Lemos, a Feira da Prata, o Terminal de Integração e a UPA (Unidadede Pronto-Atendimento).

O prefeito Veneziano também agradeceu os novos apoios, conquistados pelo resultados administrativos, e queserão grandes colaboradores do projeto. “O esforço tem valido a pena no sentidode transformar Campina Grande em uma cidade melhor para todos”, disse ele, que sempre defendeu uma política de ideias, confrontos respeitosos e divergências éticas, sempre respeitando os debates. 

Reportagem: Mário Luiz (carioca) com Assessoria

terça-feira

Pauta do TCE tem contas de sete Prefeituras e 4 Câmaras

Pauta do TCE tem contas de sete Prefeituras e 4 Câmaras
O Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir nesta quarta-feira (9), a partir das 9 horas, para o exame, entre outros processos, das contas anuais oriundas de sete Prefeituras e três Câmaras de Vereadores.

Ainda serão examinadas, na ocasião, contas da Secretaria de Estado da Infraestrutura (exercício de 2010), do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário (2010) e do Departamento de Estradas de Rodagem (2009).

O TCE verificará as prestações de contas dos prefeitos de Catingueira (José Edivan Félix, 2009), Igaracy (Jucelino Lima de Farias, 2010), Lastro (José Vivaldo Diniz, 2010), Picuí (Rubens Germano Costa, 2010), Riachão (Paulo da Cunha Torres, 2010), Serra Redonda (Manoel Marcelo de Andrade, 2010) e Tacima (Targino Pereira da Costa Neto, 2010).

Também, as contas das Câmaras Municipais de Patos (2010), Soledade (2009 e 2010) e São Sebastião de Lagoa de Roça (2009). As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, com acesso público permitido e transmissão ao vivo pela internet no endereço www.tce.pb.gov.br.

Receita Estadual intensifica fiscalização nos postos fiscais para Dia das Mães


receita estadual POSTO DO JUNCO fiscalizacao dia das maes 1 (1)
A Secretaria de Estado da Receita (SER) intensificou a fiscalização nos postos fiscais nas rodovias da Paraíba em virtude da elevação do volume de cargas para o Dia das Mães. A operação denominada “ICMS Antecipado Dia das Mães” já encontrou diversas cargas de produtos sem a documentação fiscal e outras com quantidades diferentes das citadas na nota fiscal.
No Posto Fiscal de Água Azul, no município de Teixeira, um caminhão baú foi encontrado com grande quantidade de confecções sem nota fiscal e outra parte com quantidade diferente das informadas nos documentos fiscais. O caminhão foi encaminhado ao Centro Operacional (COP) da Receita no município de Patos, sede do 4º Núcleo Regional da Secretaria. Também foi apreendido, nesse mesmo Posto Fiscal, um caminhão com carga de cosméticos.
No Posto do Junco do Seridó, os agentes fiscais do Estado realizaram cobranças de diversas mercadorias que apresentaram irregularidade, entre eles, confecções, ração para animal (PET), produtos minerais (barro e o caulim), pneus, além de apreenderem produtos.

Rafaela Soars com Secom-PB

Eletricista leva choque enquanto fazia manutenção em poste na Paraíba

Acidente aconteceu por volta das 7h desta terça-feira (8) em João Pessoa.
Segundo Bombeiros, vítima ficou presa na escada.

Funcionário da Energisa ficou preso em escada após receber descarga (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)Funcionário da Energisa ficou preso em escada após receber descarga (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
O Corpo de Bombeiros registrou por volta das 7h desta terça-feira (8) um acidente envolvendo funcionário da concessionária de energia elétrica na Paraíba, Energisa, enquanto trabalhava em um poste da Rua 13 de Maio, no Centro de João Pessoa. De acordo com o sargento Lavor, do 1° Batalhão de Combate a Incêndios, o homem recebeu uma descarga elétrica enquanto realizava uma manutenção no transformador, e em decorrência do acidente, sofreu queimaduras de 1º grau na região do rosto, pescoço e antebraço direito.
Ainda conforme o sargento Lavor, um colega de trabalho que estava auxiliando o funcionário acidentado acionou o Corpo de Bombeiros para que realizassem o resgate. “Após receber a descarga, a vítima ficou tonta e não conseguia descer da escada que estava usando para realizar a manutenção no poste. O equipamento de segurança utilizado pelos funcionários da empresa foi muito importante para evitar que a vítima despencasse e tivesse ferimentos mais graves”, comentou.
A Energisa afirmou, por meio de sua assessoria,  que dará todo suporte ao eletrecista acidentado. Ainda conforme a concessionária de energia elétrica na Paraíba, o funcionário usava todos os equipamentos de segurança no momento do acidente e que a descarga pode ter acontecido por algum descuido do eletricista que deve ter entrado em contato com a algum fio.
Equipamento de segurança evitou que homem despencasse da escada (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB) 
Equipamento de segurança evitou que homem
caísse da escada (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou uma manobra de rapel e efetuou a retirada do homem eletrocutado da escada. Ainda conforme os Bombeiros, o funcionário ferido recebeu os atendimentos emergenciais ainda no local do acidente por uma equipe do Samu. Segundo análise preliminar dos paramédicos do Samu, o estado de saúde da vítima é regular. O funcionário da Energisa eletrocutado foi encaminhado para o Hospital de Urgência e Trauma em João Pessoa.
Rafaela Soares com G1 PB

Major condenado por morte de sem-terra no PA é preso

Major Oliveira compareceu nesta terça-feira (8) ao presídio militar.
Justiça determinou a prisão de condenado por massacre de Eldorado.

O major José Maria Oliveira se entrega no PA (Foto: Tarso Sarraf/AE)
O major José Maria Oliveira se entrega no PA (Foto:
Tarso Sarraf/AE)
O major da Polícia Militar José Maria Pereira de Oliveira se apresentou nesta terça feira (8) no presídio militar Anastácio das Neves, em Santa Isabel, no nordeste do Pará. A prisão de Oliveira foi determinada nesta segunda-feira (7), após a Justiça considerar que ele não tinha mais possibilidade de recorrer da condenação pelo envolvimento nas mortes de 19 trabalhadores rurais sem-terra em 1996. Oliveira foi condenado a 158 anos e 4 meses de prisão pelos crimes.
O advogado de Oliveira, Arnaldo Gama, disse que irá recorrer da prisão. Na segunda, Gama informou ao G1 que não considerava a sentença em transitado em julgado, isto é, em seu entendimento, ainda cabe recurso contra a condenação do major.
Oliveira passará por triagem, avaliação psicológica e médica e, em seguida, será encaminhado para uma cela onde estão detidas duas outras pessoas.
Além do major, também foi preso nesta segunda o coronel da PM Mário Colares Pantoja. Assim como Oliveira, Pantoja também foi condenado pela morte dos sem-terra no episódio que ficou conhecido como "Massacre de Eldorado dos Carajás", quando a Polícia Militar atirou contra manifestantes que protestavam obstruindo a rodovia PA-150, no local conhecido como "Curva do S".
O Massacre de Eldorado
O confronto entre policiais e manifestante do MST ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, quando 1,5 mil sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local. Além de bombas de gás lacrimogêneo, os policiais atiraram contra os manifestantes.
Dos 155 policiais que participaram da ação, apenas Mário Pantoja e José Maria de Oliveira, comandantes da operação, foram condenados. Os dois pegaram penas que superam os 150 anos de prisão. Eles chegaram a ser presos, mas foram soltos e respondiam em liberdade por força de um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, concedido em 2005.

Rafaela Soares com G1

Ronaldinho mostra ritmo lento em treino do Flamengo na Praia do Recreio

Ronaldinho Gaúcho no treino do FlamengoRonaldinho Gaúcho no treino do Flamengo Foto: Diogo Dantas / Extra
O Flamengo trocou a grama pelas areias da Praia do Recreio na manhã desta terça-feira. No treino físico comandado pelo preparador físico Ronaldo Torres, o meia Ronaldinho Gaúcho foi o único que mostrou um ritmo lento nos exercícios. Enquanto o restante do grupo se esforçava, o camisa 10 não mostrou disposição e nem escondeu o desânimo, apesar de fazer todas as atividades.

Ronaldinho mostra ritmo lento em treino do Flamengo na Praia do Recreio Foto: Diogo Dantas / Extra
– Estou acostumado a treinar na praia por causa do futevôlei. Para mim é muito bom – disse R10.
Ronaldinho mostra ritmo lento em treino do Flamengo na Praia do Recreio
Além de Ronaldinho, 20 atletas treinaram na praia. O meia Maldonado e o volante Aírton, ambos voltando de lesão, fizeram um trabalho mais específico e separado do restante do grupo. As ausências ficaram por conta do goleiro Felipe, internado no hospital com suspeita de dengue, e do atacante Negueba, que torceu o tornozelo direito.
Também não treinaram o zagueiro Marlon, que foi integrado aos juniores para jogar uma partida do Carioca, e o atacante Vagner Love, que foi liberado para ir à Rússia, onde será homenageado pelo CSKA.

Ronaldinho Gaúcho treinando sem vontade na Praia do Recreio
Ronaldinho Gaúcho treinando sem vontade na Praia do Recreio Foto: Diogo Dantas / Extra
O técnico Joel Santana não apareceu na praia, porém devem comandar o treino desta tarde no CT do Ninho do Urubu. Cerca de 30 pessoas acompanharam as atividades do Flamengo no Recreio.

Rafaela Soares com Extra

quarta-feira

Carro é interceptado por caminhão e capota em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na entrada do bairro Tibiri II, no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. A fatalidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (2).

Foto: @emersonmofi
Segundo a polícia, o veículo celta grafite de placas OEV 5107 vinha do município de Itabaiana com destino a Capital paraibano quando, segundo a condutora do carro, foi trancada por um caminhão.
A motorista perdeu o controle do carro e capotou várias vezes. A mulher não teve ferimentos. O caminhão fugiu sem prestar socorro.

Rafaela Soares com Correio

Líderes do MST e governador da PB se reúnem no Palácio da Redenção

Participantes do movimento se reuniram em frente ao Palácio da Redenção.
A audiência debateu a invasão ao Centro Administrativo da Paraíba.

 
Líderes do MST e governador da PB se reúnem no palácio da Redenção (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
Enquanto líderes do movimento eram recebidos pelo
governador, manifestantes ocuparam a entrada do
palácio (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
Por volta das 16h desta quarta-feira (2), dezenas de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Paraíba se reuniram em frente ao Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa, enquanto seus líderes estavam em audiência com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

A pauta da conversa é a invasão ao Centro Administrativo da Paraíba que aconteceu no dia 23 de abril, onde os manifestantes reivindicaram a instalação de escolas nas comunidades, mais segurança e a desapropriação de terras para o reassentamento de famílias.

Rafaela Soares com G1PB

Prefeitura deJoão Pessoa recupera área desocupada na praia do Bessa e população comemora

A retirada de oito quiosques na orla do Bessa, após um acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e os proprietários, em dezembro do ano passado, trouxe mais opções de lazer para moradores do bairro e frequentadores da orla. Sem as construções, virou hábito dos adeptos da praia do Bessa utilizarem o local como forma de lazer. A área é um ponto disputado por famílias para aproveitar a praia. É comum, nos fins de semana, que a orla fique repleta de cadeiras e mesas dos que buscam um espaço mais tranquilo.
As melhorias foram sentidas de imediato pelos moradores, que comemoram mais possibilidade de lazer na praia do Bessa. “Aproveitar essa sombra à beira-mar é muito bom e nos estimula a vir para cá. Podemos vir com toda a família, trazer nossos objetos e passar um dia de sol com mais conforto”, disse a professora Elisa Cordeiro, moradora do Bessa.
Para o empresário Fernando Calixto, que também mora no Bessa, o local ganhou mais adeptos com a extensão do espaço ao longo da orla.  “Com mais opções de espaço, as pessoas se sentem mais motivadas a virem ao Bessa porque você não fica refém de bar. Quem quiser traz toda sua infraestrutura e aproveita a praia com bastante espaço”, afirmou.

Melhorias – Enquanto o Projeto Orla não é entregue à população, a PMJP se preocupa em melhorar a área de desocupação para os pessoenses. A vegetação degradada com as construções está sendo reparada pela PMJP. Uma nova areia está em fase de implantação no local como forma de preparação para o plantio de mudas de árvores.
Durante a ocupação da área pelos bares, a areia da praia foi alterada (compactada), além de retirada a vegetação. O local sofreu ainda com os resíduos de diversos materiais de construção depositados. Cinquenta caminhões de areia fluvial serão necessários para a recuperação de pouco mais de um quilômetro de praia no Bessa.  Para tanto, está sendo depositada areia de rio, que normalmente é o material levado pela natureza para as praias. Essa areia tem compatibilidade granulométrica, ou seja, os grãos são do mesmo tamanho que outros sedimentos da praia.

Replantio – A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), finalizou a recomposição da paisagem da praia do Bessa. Depois de fazer a reposição da areia, técnicos da Semam fizeram o replantio de mudas de guajirus e coqueiros, árvores adaptadas para o clima local.
Segundo o engenheiro florestal da Semam, Yuri Rommel, dentro de dois anos, quando as plantas atingirem um porte maior, a paisagem estará recomposta. “As plantas vão contribuir para fixar a areia, evitando que o vento a espalhe pela avenida, vão fornecer sombra, diminuindo a temperatura do local, e contribuirão também para diminuir a poluição sonora, já que árvores barram o som”, explicou.
Em pouco mais de um quilômetro, no local onde antes funcionavam oito bares, foram recolocados 50 caminhões de areia de rio, material que normalmente é levado pela natureza para as praias. Toda a areia no local onde funcionavam os bares estava alterada, sendo compactada, retirada a vegetação e depositados diversos resíduos.
Para recompor a paisagem da praia, foi preciso retirar o entulho e recolocar a areia, que também foi enriquecida com terra vegetal e compostos orgânicos. A última etapa foi o replantio de coqueiros e guajirus. A água do mar, com o tempo, vai realizar o processo de compatibilidade química e essa areia será incorporada definitivamente à paisagem do local.

Rafaela Soares com Secom-JP

Tribunal de Justiça da Paraíba disciplina intimação para os processos de precatórios


O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal de Justiça da Paraíba publicou, dia 27, Ato da Presidência nº 28/2012, estabelecendo que a intimação da Fazenda Pública federal, estadual ou municipal, nos autos de precatórios, será procedida na pessoa do respectivo procurador habilitado no processo, por meio do DJE. Desta forma, o Poder Judiciário estadual atende às resoluções 115 e 123/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como garante efetividade aos processos administrativos que cuidam dos pagamentos de precatórios de responsabilidade do TJPB.
Ao assinar o ato, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, levou em consideração a necessidade de definir regras sobre a tramitação dos processos administrativos que tratam do pagamento de precatórios, além de considerar que a liquidação destes, mesmo sendo fase posterior ao processo de conhecimento, também está inserida no princípio constitucional da razoável duração de tramitação.
Conforme a publicação, em seu artigo 1º, inciso 2º, não existindo procurador habilitado, a Gerência de Processamento do TJPB certificará o fato nos autos do respectivo precatório, procedendo de ofício diligência junto à Edilidade sobre o atual procurador e mais uma vez certificando a nova representação da Fazenda Pública, para efeito de intimação, na forma do art. 1º deste Ato.
Ainda segundo o ato, o prazo para que as partes habilitadas se manifestem nos autos do precatório sobre os cálculos de atualização da dívida será de cinco dias sucessivos, iniciando-se pela Fazenda Pública. Homologados os cálculos de atualização da dívida, o prazo para eventual agravo interno será, também, de cinco dias, sem prejuízo do disposto no artigo 188 do Código de Processo Civil.

Rafaela Soares com TJPB

segunda-feira

Candidata a Miss Universo Canadá é desclassificada por ter nascido homem

Candidata a Miss Universo Canadá é desclassificada por ter nascido homem
A bela Jenna Talackova foi desclassificada do concurso Miss Universo por ter nascido homem. A candidata de 23 anos foi convidada a deixar o concurso do Miss Universo Canadá depois que os jurados descobriram a origem dela.
Jenna começou o tratamento com hormônios, para mudar de sexo, com 14 anos. E foi submetida à cirurgia em 2010.
- Tudo o que eu posso dizer é que eles me desclassificaram porque eu não nasci "naturalmente" - disse a canadense, em entrevista ao Vancouver Sun.

Jenna começou a tomar hormônios com 14 anos
Jenna começou a tomar hormônios com 14 anos Foto: Reprodução / Mirror
Jenna disse em entrevista que a desclassificação não tinha sentido, porque ela sempre se sentiu mulher. Acrescentou ainda que era uma questão de "direitos humanos".
Os organizadores do evento acreditam que foram enganados pela modelo, que não contou nada sobre ter nascido homem.
Segundo informações do jornal Mirror, a atual Miss Universo Canadá, Denis Davila, saiu em defesa do concurso.
- Ela se sente como uma verdadeira garota, e é uma verdadeira garota. Ela não esperava que as pessoas pudessem questionar isso. Mas as regras do concurso são muito claras e não existem possibilidades de voltar atrás nisso - explicou Denis.

Jenna e a Miss Coreia 

Rafaela Soares com Extra Online

Polícia apreende quatro pés de maconha em João Pessoa

Além das plantas, PM apreendeu 64 papelotes e um tablete prensado.
Rapaz de 19 anos e adolescente de 17 foram presos por suspeita de tráfico.


Suspeitos tinham quatro pés de maconha (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
Suspeitos tinham quatro pés de maconha
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um jovem foi preso e um adolescente detido com quatro pés de maconha em uma operação da Radiopatrulha do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em João Pessoa na tarde desta segunda-feira (26). A prisão foi efetuada na comunidade Nova República, no bairro do Geisel, onde, além das plantas, foram apreendidos 64 papelotes prontos para venda e ainda um tablete da droga prensada, segundo informações do tenente Lennon, da Radiopatrulha.

Eles estavam escondidos na comunidade de acordo com o tenente Lennon. Na casa do adolescente a polícia ainda apreendeu uma arma de fogo.

O tenente informou que um dos suspeitos, de 19 anos, já tinha sido preso por roubo. Ele foi autuado em flagrante na 9ª Delegacia Distrital por tráfico de drogas. O adolescente, de 17 anos, poderá responder pelos atos infracionais análogos aos crimes de trafico e porte ilegal de arma e foi encaminhado à Delegacia da Infância e Juventude.

Rafaela Soares com G1

Presidente de Associação de Moradores na Rocinha é assassinado



Rio -  O presidente da Associação de Moradores do Bairro Barcelos (Amabb), na Rocinha, Zona Sul do Rio, Vanderlan Barros de Oliveira, conhecido como Feijão, 41 anos, foi assassinado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h40. O líder comunitário foi atingido por cinco tiros, todos pelas costas, na Travessa Altemar, na localidade conhecida como Via Ápia. Feijão tinha acabado de sair da associação e andado cerca de 50 m em direção a Rua dos Boiadeiros quando um homem em uma moto passou atirando. O líder comunitário não resistiu aos ferimentos e morreu em frente a uma loja de roupas.

Antes de efetuar os disparos, o autor dos tiros entrou na associação e perguntou para a recepcionista se o líder comunitário se encontrava no local. Ao ouvir da funcionária que o presidente da associação estava em uma reunião, o homem foi embora. Feijão, então, deixou a Amabb e, enquanto manobrava uma moto, o assassino passou atirando.

De acordo com a advogada do líder comunitário, Jaqueline Costa, a moto que Feijão manobrava, placa LPY 7716 não era dele.
Familiares de Vanderlan estão no local, mas não quiseram dar declarações. O corpo foi retirado do local às 18h50. O Batalhão de Choque isolou a Travessa e a Delegacia de Homicídios assumiu as investigações e realiza perícia na moto utilizada por Feijão. De acordo com o delegado titular da especializada, Rivaldo Barbosa, Feijão foi morto com pelo menos um tiro na cabeça. Testemunhas estão sendo encaminhadas à DH para prestarem depoimento.
Duas empresas em nome de Feijão foram alvos de investigação | Foto: Reprodução
Duas empresas em nome de Feijão foram alvos de investigação | Foto: Reprodução
Acusação de lavagem de dinheiro
No último dia 7 de março, O DIA noticiou que o líder comunitário se sentaria no banco dos réus no dia 03 de maio, às 10h, sob a acusação de ‘lavar’ dinheiro para o traficante Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que também é réu no processo.  Além deles, irão a julgamento a sogra do traficante, Maria das Graças Rangel, e o irmão de Feijão, o taxista Telmo de Oliveira Barros.
Os quatro são acusados de movimentar R$ 1,2 milhão durante os dois anos em que foram investigados pela Polícia Civil. Entre compra de carros e rendimentos em empresas do grupo, foram mais de R$ 2 milhões, de acordo com processo que corre na 29ª Vara Criminal. Apenas Nem está preso.

Segundo denúncia do Ministério Público, Feijão usaria suas contas correntes para ‘branquear’ o dinheiro ilícito e ‘quitar débitos pessoais de Nem’, como a compra de eletrodomésticos.
Ainda de acordo com as investigações, o grupo teria usado 29 contas bancárias no esquema de lavagem de dinheiro do tráfico. Duas empresas foram investigadas: a V. Barros Oliveira Comércio de Acessórios para Veículos Ltda e a WC Comércio de Gelo Ltda. As empresas seriam de Telmo e Feijão. Uma terceira empresa, no nome de Maria das Graças, também foi investigada.

Ainda de acordo com o processo, o capital social de uma das empresas saltou de R$ 20 mil, em 2008, para rendimentos de R$ 344 mil, em 2010, conseguindo uma valorização de 1.600%. A sogra de Nem, além da movimentação empresarial, teve monitorada a compra de um EcoSport avaliado em R$ 50 mil.
O líder comunitário também era réu em um outro processo, desta vez na 40ª Vara Criminal, onde respondia, junto a outras cinco pessoas, incluindo o traficante Nem, pelos crimes de lavagem ou ocultação de bens e formação de quadrilha.
Comunidade ganha reforço de 130 policiais
A Rocinha ganhou, na última sexta-feira, o reforço de 130 novos policiais. Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, os militares são recém-formados e vão permanecer na comunidade por tempo indeterminado realizando estágio prático.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
"Esse reforço se deu por conta de estudo pedido pelo Estado Maior, que verificou um aumento na circulação de pessoas na Rocinha e viu a necessidade de colocar mais policiais nas ruas, no contato direto com a população", disse Caldas, que também relacionou a chegada do reforço aos recentes episódios de violência na Rocinha. "Ainda temos muitos marginais do terceiro escalão na Rocinha", completou.
Os 130 militares, sendo 46 mulheres, estarão no reforço ao trabalho atual do Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão Florestal, Regimento de Polícia Montada e 23ºBPM (Leblon), que participará do policiamento do entorno de forma mais efetiva. Ao todo, 300 policiais serão responsáveis pela segurança na região.
Foto: Severino Silva / Agência o Dia
Foto: Severino Silva / Agência o Dia
A Favela da Rocinha está ocupada pela polícia desde novembro. Ainda não há previsão para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade.
Apenas na última semana, oito suspeitos foram presos. Sete pistolas, três revólveres e três granadas foram apreendidas. No fim da noite de terça-feira, uma troca de tiros na assustou moradores na favela. Na madrugada de segunda, três homens foram mortos a tiros e um foi baleado durante confronto entre suspostos bandidos na comunidade.

Rafaela Soares com ODia