Cliente precisa comprar 2.640 latas de cerveja para ter R$ 0,20 de desconto
Já imaginou ter que comprar 2.640 latas de cerveja para conseguir um
desconto de R$ 0,20 em cada? A maneira como as informações são descritas
em etiquetas de supermercados podem gerar dúvidas e, muitas vezes,
induzem os consumidores ao erro. Foi o que aconteceu com o analista de
sistemas Cleber Sousa, de 34 anos, ao passar pelo caixa do supermercado
Extra, em Santa Rosa, Niterói, no sábado, dia 12.
Entre outros produtos, ele colocou no carrinho um pacote fechado com 12 latas de cerveja Antarctica, de 473ml. Dois preços eram exibidos na etiqueta: em letras pretas lia-se R$ 2,19 e, em destaque, com letras maiores, fundo preto e letras brancas, lia-se R$ 1,99.
- Normalmente, lojas de varejo mostram dois valores quando um produto está de um preço por outro, ou seja, eu entendi “de R$ 2,19 por R$ 1,99”. No caixa, o preço cobrado foi R$ 2,19. Informei à caixa que o preço exibido era R$ 1,99. Então, ela me perguntou: a partir de quantas unidades? Não sabendo desse detalhe, voltei à prateleira e peguei a etiqueta. Havia um pequeno detalhe, inacreditável, escrito logo acima do menor preço, no mesmo fundo preto, mas em letras miúdas “a partir de 2.640 unidades”.
Consumidor se sente enganado
O analista de sistemas conta que ainda questinou se a informação era um erro de impressão ou se realmente deveria comprar 2.640 latas para obter o desconto. E, segundo ele, o problema não aconteceu apenas desta vez.
- Chamei o gerente e questionei a ele o motivo daquela exigência, já que o Extra é uma loja varejista e o preço era de atacado. Ainda que haja o direito do grupo Pão de Açúcar em vender a preços reduzidos uma quantidade muito maior que qualquer consumidor do varejo possa carregar, é inadimissível, ou melhor, desonesto colocar esse preço com mais destaque que o preço real do produto. Penso que, assim como fui enganado, muitas outras pessoas desavisadas, com menos percepção ainda do que eu, como idosos, por exemplo, poderão ser induzidas ao preço incorreto presente nas gôndolas.
Em nota, o grupo Pão de Açúcar disse que “o Extra realizou uma promoção no fim semana e a mesma era válida para compras acima de determinado número de itens. A informação estava na etiqueta do expositor. A rede se compromete a avaliar a questão apontada pelo cliente”.
Entre outros produtos, ele colocou no carrinho um pacote fechado com 12 latas de cerveja Antarctica, de 473ml. Dois preços eram exibidos na etiqueta: em letras pretas lia-se R$ 2,19 e, em destaque, com letras maiores, fundo preto e letras brancas, lia-se R$ 1,99.
- Normalmente, lojas de varejo mostram dois valores quando um produto está de um preço por outro, ou seja, eu entendi “de R$ 2,19 por R$ 1,99”. No caixa, o preço cobrado foi R$ 2,19. Informei à caixa que o preço exibido era R$ 1,99. Então, ela me perguntou: a partir de quantas unidades? Não sabendo desse detalhe, voltei à prateleira e peguei a etiqueta. Havia um pequeno detalhe, inacreditável, escrito logo acima do menor preço, no mesmo fundo preto, mas em letras miúdas “a partir de 2.640 unidades”.
Consumidor se sente enganado
O analista de sistemas conta que ainda questinou se a informação era um erro de impressão ou se realmente deveria comprar 2.640 latas para obter o desconto. E, segundo ele, o problema não aconteceu apenas desta vez.
- Chamei o gerente e questionei a ele o motivo daquela exigência, já que o Extra é uma loja varejista e o preço era de atacado. Ainda que haja o direito do grupo Pão de Açúcar em vender a preços reduzidos uma quantidade muito maior que qualquer consumidor do varejo possa carregar, é inadimissível, ou melhor, desonesto colocar esse preço com mais destaque que o preço real do produto. Penso que, assim como fui enganado, muitas outras pessoas desavisadas, com menos percepção ainda do que eu, como idosos, por exemplo, poderão ser induzidas ao preço incorreto presente nas gôndolas.
Em nota, o grupo Pão de Açúcar disse que “o Extra realizou uma promoção no fim semana e a mesma era válida para compras acima de determinado número de itens. A informação estava na etiqueta do expositor. A rede se compromete a avaliar a questão apontada pelo cliente”.
Jacumã Notícias com informações do Jornal Extra
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