terça-feira

Agentes penitenciários apreendem celulares, drogas e armas

Agentes penitenciários apreendem celulares, drogas e armas
 A Secretaria de Administração Penitenciária apreendeu, neste final de semana, 55 aparelhos celulares, carregadores, mais de 100 pedras de crack, além de facas e espetos, nos Presídios Feminino e Sílvio Porto. A medida integra o programa de contenção qualificada, que utiliza ações de inteligência e aplica a tecnologia (detectores de metal, câmeras e outros equipamentos).

Essas ações integram um dos eixos do plano estratégico da Secretaria de Administração Penitenciária, que vem sendo implementado pelo secretário Washington França e tem dificultado a ação de quadrilhas organizadas que agem na Paraíba, com conexões em outros Estados.

"O resultado tem sido muito positivo, especialmente com suporte às ações de segurança pública, num trabalho integrado que nem sempre pode ser revelado, mas que tem sido bastante elogiado por contribuir com a redução da criminalidade, especialmente os crimes violentos letais intencionais - homicídios e latrocínios", disse Washington França.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, por sua vez, disse que a polícia cumpre o seu papel institucional em investigar e prender integrantes de organizações criminosas que se encontram em liberdade. "Cabe ao sistema penitenciário custodiá-los e contê-los adequadamente e assim estamos procedendo, em ações integradas com a Polícia Militar, Civil e Federal, mediante disponibilização de informações de inteligência, que por razões de segurança não podem ser reveladas”, comentou.

Ele disse ainda que outras operações acontecerão "e o sistema penitenciário estará sempre disposto a colaborar no que for possível, especialmente com as ações de inteligência, que integram nosso programa de contenção qualificada e quanto a possíveis desvios de conduta de servidores, estamos cortando na própria carne, mediante instauração de sindicâncias e inquéritos administrativos.”

Ele comentou ainda que os presídios do Sertão estão com novos diretores que integram o Grupo Penitenciário de Operações Especiais - GPOE e são responsáveis pela implantação de um procedimento operacional padrão. "Isso tem provocado insatisfação por parte de parentes de apenados, mas não iremos recuar”, declarou o tenente coronel Arnaldo Sobrinho.

Mário Luiz (Carioca) com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário