segunda-feira

Cícero afirma interesse em Agra, Ruy é o novo presidente estadual e partido entra na justiça contra Estelizabel

Senador considerou a vitória de Estelizabel uma derrota para Ricardo Coutinho

 Nesta segunda-feira, 11, os principais líderes do PSDB, além dos pré-candidatos a vereador, estão reunidos no hotel Ouro Branco Praia Hotel, em João Pessoa. Já no local do evento, o senador Cícero Lucena fez comentários sobre encontro do PSB, que aconteceu neste domingo, 10.
Cícero Lucena afirmou que o PSDB está de portas abertas para receber o apoio político do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. O senador disse que ainda não teve oportunidade de conversar com o socialista, mas que se ele quiser se aproximar, a legenda estará pronta para ouvi-lo.
Sobre o encontro do PSB, que resultou na aprovação da candidatura de Estelizabel Bezerra, o senador opinou dizendo que na verdade foi uma derrota para Ricardo Coutinho. Ele destacou a vitória de Estelizabel, que aconteceu com um pouco mais de 50% dos votos de uma lista de votantes desfalcada.
Ainda sobre a candidata socialista, o PSDB, através da sua bancada jurídica, irá entrar com uma ação contra Estelizabel, que no último domingo, 10, durante o sei dircuso, chamou o Cícero Lucena de ladrão.
Questionado sobre as alianças que serão feitas pelo PSDB, Cícero, sem citar nomes, revelou que o partido está entrando em contato com outras legendas.
No evento
Durante o evento, foi anunciado que Ruy Carneiro será o novo presidente estadual do partido, e a posse acontece no dia 9 de julho. O deputado federal ocupa o lugar de Cícero Lucena, e como a posse acontece durante o período eleitoral não será realizada nenhuma grande comemoração.
O senador Cássio Cunha Lima não compareceu no encontro, informando que alguns compromissos impossibilitaram a sua ida ao hotel, porém, a expectativa é que ele compareça no período da tarde.

 Mário Luiz (Carioca) com WSCom

Médicos vão paralisar atividades nesta terça-feira, 12

Médicos vão paralisar atividades nesta terça-feira, 12    
Brasília - Médicos servidores públicos federais pretendem paralisar as atividades na próxima terça-feira (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde.
De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor - uma redução de 50% na remuneração.
"A medida é considerada pelo presidente da entidade, Cid Carvalhaes, como um enorme retrocesso em um país já tão castigado pela carência do Sistema Único de Saúde [SUS] e pela desvalorização dos profissionais de medicina", informou a Fenam.
Também na próxima terça-feira, a Comissão Mista do Congresso Nacional deve votar a admissibilidade da MP 568. O objetivo da categoria é, por meio da paralisação, pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país.
"As entidades médicas compreendem que a MP traz a determinados setores do funcionalismo avanços importantes, que devem ser mantidos e até ampliados. Entretanto, particularmente nos artigos 42 e 47, prejudica os atuais e futuros servidores médicos, dobrando jornadas sem acréscimo de vencimentos, reduzindo a remuneração em até metade e cortando valores de insalubridade e periculosidade. As perdas atingem, inclusive, aposentados (e pensionistas), que tanto já se dedicaram ao serviço público, enfrentando baixos salários e condições de trabalho adversas", concluiu a Fenam.

 Mário Luiz (Carioca) com Agência Brasil

PT homologa candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa

Presidente do partido na Paraíba já formalizou aliança com PRB e PP.

Encontro foi marcado por protesto de filiados que querem aliança com PSB.

Pastores Jutay Meneses e Miguel Arcanjo, do PRB, anunciaram apoio a Cartaxo (Foto: Divulgação) 
Pastores Jutay Meneses e Miguel Arcanjo, do PRB,
anunciaram apoio a Cartaxo (Foto: Divulgação)
Um encontro de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), homologou a candidatura de Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa na manhã deste domingo (10). O encontro teve caráter de convenção.

O presidente do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, informou ao G1 que, além de o PT ter sido o primeiro a lançar oficialmente uma candidatura na capital paraibana também já formalizou duas alianças: PRB e PP. "Agora estamos avançando no programa de governo", garantiu.
O agora candidato Luciano Cartaxo elogiou a capacidade de organização do partido. “Agora é pensar a cidade, queremos melhorar a vida das pessoas. Temos um projeto inovador para João Pessoa”, prometeu Cartaxo.

“Entendemos que o momento agora é de renovação, de crescimento e nada melhor que um prefeito do PT, que vai buscar verbas junto a nossa presidenta Dilma para fazer investimentos estruturantes e projetar a nossa capital para o futuro”, concluiu o candidato.
 
Minoria protestou contra candidatura própria do PT (Foto: Divulgação)
Minoria protestou contra candidatura própria do PT
(Foto: Divulgação)
Protesto
Em meio à homologação de Cartaxo, um grupo de filiados ao partido, liderado por Júlio Rafael, fez uma manifestação durante o encontro para demonstrar que não aprova a candidatura própria do PT e sim uma aliança com o PSB. No auditório, os manifestantes levaram cartazes, se vestiram de palhaços e cantaram protestos.

Cartaxo comentou o protesto e explicou que são mais de 3 mil filiados que lotaram a sede do Sinttel apoiando sua candidatura, contra um grupo de cerca 16 pessoas que protestou junto a Júlio Rafael. O presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, também minimizou o protesto do grupo. Ele lembrou que a pré-candidatura hoje homologada foi eleita em votação por ampla maioria de forma democrática como sempre é feito no partido.

O grupo que realizou o protesto contra-argumentou dizedo que, ao contrário do que informou Luciano Cartaxo, não passaram por lá 3 mil pessoas e sim cerca de 300, e essa foi uma tentativa dele de minimizar a manifestação. "O protesto foi idealizado por petistas que discordam da postura dele e do presidente do diretório estadual Rodrigo Soares", disse a nota, que também enfatizou que o deputado federal petista Luiz Couto não compareceu ao encontro devido "à sua postura contrária a candidatura do deputado Luciano Cartaxo a prefeito da capital".
  
Mário Luiz (Carioca) com G1

Algemado, homem foge da sede da Polícia Federal em Brasília

Suspeito conseguiu escapar dos seguranças por volta das 13h de domingo.
Equipes policiais estão nas ruas para tentar encontra fugitivo.

Entrada da Polícia Federal, em Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1) 
Entrada da Polícia Federal, em Brasília
(Foto: Filipe Matoso/G1)
Um homem suspeito de tráfico de drogas fugiu, mesmo algemado, da sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A fuga ocorreu na tarde deste domingo (10) logo após o suspeito ter sido detido no Aeroporto Juscelino Kubischek.
De acordo com a Polícia Federal, o homem foi flagrado, por volta das 13h, com 10 quilos de cocaína dentro do aeroporto. Ele foi encaminhado para a sede da PF, no Setor Policial Sul, e depois disso não teria sido mais visto pelos agentes responsáveis por mantê-lo preso.
A assessoria de comunicação da Polícia Federa informou que equipes das Policias Civil e Militar foram acionadas para ajudar nas buscas, mas até as 10h desta segunda-feira (11) o fugitivo não havia sido encontrado.

Delegados da PF se reuniram na manhã desta segunda, segundo a assessoria, para discutir o caso.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Artista de circo do ator Marcos Frota sofre acidente durante apresentação

Gabriele foi atendida pelos colegas de circo
Gabriele foi atendida pelos colegas de circo Foto: Nina Lima / Extra
Uma acróbata sofreu um acidente durante a sessão da tarde deste domingo do circo Unicirco, do ator Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista. Após o término de seu número, Gabrielle Santos, de 23 anos, estava descendo de volta para o piso do picadeiro, quando escorregou e caiu de uma altura de dois metros e meio. Ela estava equilibrada num aparelho conhecido como lira, espécie de bambolê usado para as acrobacias. Gabriele foi levada para o Hospital Quinta D’or, em São Cristóvão. O espetáculo prossegiu normalmente após a remoção.
- Eu fui conversando com ela na ambulância e ela estava lúcida. A médica fez alguns exames preliminares e os movimentos estavam normais, mas ela vai passar por uma ressonância - disse Marcos Frota.
Ainda segundo o ator, o piso do picadeiro é emborrachado, o que ajudou a amortecer o impacto da queda. Além de se apresentar, Gabrielle é professora do Unicirco e foi formada na escola do próprio circo. Gabrielle recebeu alta na noite deste domingo.

Acidente aconteceu pouco depois do término do número
 
Acidente aconteceu pouco depois do término do número 
 
 
Foto: Nina Lima / Extra