quinta-feira

Manoel Junior apresenta emenda de R$ 100 milhões para construção de Hospital de Coração em João Pessoa

Esse triste enredo paraibano de pessoas esperando semanas por uma consulta médica com um cardiologista, pacientes angustiados aguardando meses para fazer um exame especializado e crianças na fila de espera por uma cirurgia cardíaca [conhecida como fila da morte] está prestes a ganhar um novo capítulo em João Pessoa. O deputado Manoel Junior indicou ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) uma emenda alocando recursos na ordem de R$ 100 milhões via Ministério da Saúde para a construção do Hospital do Coração de João Pessoa.

Em João Pessoa, três hospitais privadas conveniados com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizam cirurgias cardiovasculares pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não conseguem atender a demanda, fazendo com que a Paraíba, fique muito abaixo da média nacional de cirurgia cardíaca, que é de 300 cirurgias/ano para cada grupo de um milhão de habitantes, segundo pesquisa publicada recentemente pela Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. 

A intenção do deputado Manoel Junior é que seja construído um hospital para prestar atendimento cardiovascular do mais simples ao mais complexo. Ou seja, que ofereça atendimentos da atenção básica (consultas e serviço ambulatorial de monitoramente da pressão arterial) e também, procedimentos de média e alta complexidade, como exames especializados e todo tipo de cirurgias para a população de João Pessoa e da Paraíba, como um todo. 

Manoel Junior explica que a idealização do Hospital do Coração de João Pessoa representa a concretização de um compromisso que ele firmou [como deputado federal e como médico] com a população e com a classe médica da Paraíba e que ganhou força, após a realização das audiências públicas que está promovendo pelos bairros da Capital.

“Em cada bairro que visito, em cada audiência pública que promovo, sempre têm pessoas que precisam de algum tipo de tratamento cardiovascular”, disse Manoel Junior. “Essa necessidade é da mais simples a mais complexa, ou seja, é alguém que está esperando por uma consulta e não consegue atendimento; outra pessoa que precisa fazer um exame de urgência e não consegue marcar; são mães desesperadas porque seus filhos estão na chamada ‘fila da morte’, sem previsão de serem operados; idosos precisando de cirurgias, como é o caso de Dona França Vieira da Silva, de 68 anos, moradora do Funcionários I, que espera há meses para fazer uma angioplastia”, declara Manoel Junior. 

Como médico, Manoel Junior sabe da importância de unidades hospitalares especializadas e bem equipadas. “João Pessoa precisa efetivamente de um hospital especializado em cirurgia cardiovascular, com um centro de diagnóstico especializado, com laboratório capacitado para realizar exames com precisão, com um banco de sangue com competência para atender demandas rápidas, com anestesistas especializados e com profissionais de saúde de todas as áreas”, justifica Manoel Junior.  

Camila Galgane
De Brasília
Da Redação com Assessoria de Comunicação do Dep. Manoel Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário